terça-feira, 31 de julho de 2012

Info Bloco.Iniciativas | Forum Novas Ideias para a Esquerda - Socialismo 2012




NOVAS IDEIAS PARA A ESQUERDA
SOCIALISMO 2012
31 de Agosto a 2 de Setembro de 2012
Sta. Maria da Feira – Escola Secundária

ENTRADA LIVRE
O Bloco de Esquerda vai organizar de 31 de Agosto a 2 de Setembro a 6ª edição do Forum "Novas Ideias para a Esquerda", Socialismo 2012. O Socialismo2012 é um Fórum de Ideias aberto e plural sobre Política, História, Ciência, Cultura e Sociedade. No seguimento das anteriores edições serão organizados cerca de 50 debates, seminários e workshops que, ao longo de três dias, permitirão aprofundar ideias, porque o Socialismo também precisa de ser pensado. A entrada é livre, a participação também.
Inscreve-te já!
Inscrições abertas para o Socialismo 2012
Socialismo 2012

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Cortem na Dívida! Não nos Salários!


Governantes Já Vaiados! E os que ainda virão a sê-lo...


Nunca vi governantes tão vaiados e tantas vezes, como estes no cimo desta imagem!
Os restantes, ou têm tido pequenas vaias, ou ainda chegará a altura certa...
Eu não costumo ir para as ruas vaiar governantes, individualmente. Ia muito às manifestações. Mas, infelizmente, a minha saúde não tem permitido que vá para esses ambientes de ansiedade...
No entanto, quando quero reclamar, reclamo, escrevendo. Principalmente nos Livros de Reclamações ou, mesmo, enviando mails para os detentores de cargos públicos.
Não deixem de se indignar e de, por isso mesmo, reclamar!
JOÃO

Info Esquerda.Net | Dossier Liborgate: Banca e Manipulação de Taxas de JuroTaxa

      Tem dificuldade em ver este Email?

Bombeiros ameaçam avançar com paralisações em setembro



O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses adiantou, este domingo, em declarações à agência Lusa, que a 18 de agosto as corporações vão "sair à rua" e que, caso o executivo não atenda às suas reivindicações, irão promover uma paralisação entre 4 e 6 de setembro.
Ler mais.

Dossier: Liborgate: Banca e manipulação de taxas de juro

O sistema financeiro encobriu desde 2005 um crime de manipulação de mercado que afetou milhões de pessoas. Para lucrarem mais e aparentarem boa saúde financeira, os bancos puxaram artificialmente as taxas de juro de referência para cima e para baixo. Muitos sabiam da manobra, mas ninguém esteve interessado em travá-la. Dossier organizado por Luís Branco.Ler mais

António Costa condena Lisboa

Ricardo Robles
No passado dia 24 foi votada na Assembleia Municipal de Lisboa a revisão do PDM. Este foi um processo que tardou e que nem por isso tornou melhor um instrumento tão importante para o futuro da cidade, pelo contrário, o documento aprovado condena Lisboa para os próximos anos.
Ler mais.

BPN: Oliveira e Costa alega estar à beira da falência

Mediante a aplicação, por parte do Banco de Portugal (BdP), de uma multa de 950 mil euros ao ex banqueiro, o mesmo veio alegar que está à beira da falência, noticia o Correio da Manhã. O ex presidente do BPN e antigo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais de Cavaco Silva lucrou mais de 14 milhões de euros com vendas de ações da SLN.Ler mais.

Lições de história: a política de austeridade na europa

O mundo já está no que deveríamos chamar a Segunda Grande Depressão. Enquanto os Estados Unidos entram plenamente numa nova recessão, a crise na Europa vai de mal a pior. A economia chinesa perde velocidade e os chamados mercados emergentes começarão a sofrer as consequências da crise dentro de poucos meses. Artigo de Alejandro Nadal.Ler mais.

Michael Löwy: Ecosocialismo vs. Decrescimento

O sociólogo Michael Löwy explica as principais características da perspetiva ecosocialista, que não se confunde com as teorias do decrescimento no debate atual sobre as respostas à crise climática.Ler mais.




30 de julho

Ciclo de cinema ao ar livre: "Quem canta seus males espanta"

PORGY E BESS, de Otto Preminger (1959, 138 min.). Quem apresenta é Vítor Silva Tavares.
Lisboa,
Casa da Achada, 21h30.


Info Esquerda.Net | Destaque: O Bloco no Parlamento


     Tem dificuldade em ver este Email?

Governo quer cortar mais 15 milhões ao ensino superior



Governo quer cortar mais 15 milhões de euros no financiamento ao ensino superior, reduzindo em 2% a dotação para 2012-2013. Presidente do Conselho de Reitores diz que o corte pode pôr em causa a rede pública do setor e o reitor da Universidade do Minho alerta que, com a redução à Fundação para a Computação Científica Nacional, o corte poderá ser superior a 4%.
Ler mais.

O Bloco no combate ao Desemprego e à Precariedade

Neste artigo damos conta das iniciativas apresentadas pelo Bloco de Esquerda no Parlamento na área do Trabalho e Segurança Social durante a primeira sessão legislativa. O combate à precariedade e ao desemprego, o apoio aos desempregados e a defesa dos direitos dos pensionistas e trabalhadores foram prioridades do Bloco.Ler mais

Da tragédia à farsa (em versão pimba)

Pedro RodriguesPara encobrir o logro de apresentar como "manutenção dos apoios" para o próximo ano aquilo que na verdade representa um corte de pelo menos mais 22% no financiamento à criação artística, Francisco José Viegas e a DGArtes adiam até ao limite a abertura dos novos concursos e inventam expedientes para atirar areia aos olhos da opinião pública.Ler mais.

"Um veto com crónica anunciada"

Luís Fazenda comenta o veto do presidente da República à lei da reorganização administrativa de Lisboa, reafirmando que o Bloco não se opõe a uma reorganização das freguesias, mas discorda do método utilizado e da falta de auscultação das populações.Ver vídeo.

CGTP convoca Marcha contra o Desemprego para outubro

Entre 5 a 13 de outubro, a CGTP irá promover uma marcha contra o desemprego, que terá início em Braga e terminará em Lisboa dois dias antes da apresentação, no Parlamento, do Orçamento do Estado para 2013. O secretário geral da CGTP, Arménio Carlos, acusou o primeiro ministro de estar a "lixar-se" para os portugueses.Ler mais.

Jogos Olímpicos começam com economia britânica em recessão

A economia britânica caiu 0,7% entre abril e junho. É o terceiro trimestre consecutivo de Produto Interno Bruto negativo, e a segunda recessão em três anos. A recessão intensifica a pressão política sobre o governo, às vésperas da abertura oficial dos Jogos Olímpicos de Londres, marcada para esta sexta-feira. Artigo de Marcelo Justo, direto de Londres.Ler mais.

NASA regista degelo sem precedentes na Gronelândia

Cientistas chegaram a duvidar da veracidade das imagens de satélites que mostram que uma enorme parte da camada de gelo da ilha desapareceu em apenas quatro dias, um fenómeno nunca antes visto. Artigo de Fabiano Ávila publicado em Instituto CarbonoBrasil.Ler mais.




BE CONDENA EVENTUAIS ALTERAÇÕES DOS SERVIÇOS DE URGÊNCIA NO DISTRITO DE SETÚBAL



Desqualificar as urgências do Hospital Garcia de Orta seria, como disse o Presidente do Conselho de Administração do Hospital, Daniel Ferro, “um retrocesso de mais de 20 anos nas políticas de saúde”.
O Presidente do C. A. Daniel Ferro congratulando-se, no passado dia 25, quarta-feira, por se manter o funcionamento da urgência polivalente no HGO.
Eu também me congratulo, e muito, pois temia que, se tal não acontecesse, seria o começo de uma nova revolução.
Almada é um concelho a temer! Aqui não se olha, pára e escuta. Aqui o povo já mostrou, ao longo da história, que as pessoas têm fibra...
JOÃO


O Bloco de Esquerda condena as alterações dos serviços de urgência no distrito de Setúbal e quer que o Governo adote todas as medidas necessárias para garantir o socorro às populações servidas pelo atual Serviço de Urgência Polivalente do Hospital Garcia de Orta e Serviço de Urgência Básica do Hospital Distrital do Montijo.
Para o Bloco de Esquerda, a luta pelo Serviço Nacional de Saúde é uma luta da democracia, pelo que garantir os direitos de todas as cidadãs e de todos os cidadãos de acesso aos cuidados de saúde mais não é do que garantir os mais elementares princípios dos Direitos do Homem.

Notícia completa aqui.
Saudações bloquistas!
O Secretariado da Distrital

--

Bloco de Esquerda / Distrital Setúbal
setubal.bloco@gmail.com
www.setubal.bloco.org

sábado, 28 de julho de 2012

LONDRES: Cerimónia de Abertura dos Jogos Olímpicos 2012 | Imagens da VISÃO



Ontem teve lugar, em Londres, a Cerimónia de Abertura do Jogos Olímpicos 2012. Eu vi e gostei de ter visto. A cerimónia de abertura marcou pela diferença!
A cerimónia foi inesquecível, memorável!...

Eu adorei ver que a abertura do espectáculo teve como tema a evolução dos tempos na Grã-Bretanha e amei e louvei, principalmente, a parte à volta do Serviço Nacional de Saúde Britânico, uma glória do "Império" Britânico que muito honra os britânicos e muito bem os serve. E não só aos britânicos. Também a todos que pisam o solo da Grã-Bretanha!
Nós, que estamos a desmantelar o nosso SNS, devíamos admirar a coragem de um povo abrir a cerimónia dos Jogos Olímpicos com algo que é de extrema importância para a vida dos cidadãos.
Para mim, estes jogos Olímpicos já ficaram na HISTÓRIA e já GANHARAM!

Deixo um texto da VISÃO e a hiperligação para 36 maravilhosas imagens da Cerimónia de Abertura.

VISÃO: "O ciclista britânico Bradley Wiggins, recente vencedor da Volta a França, deu início à cerimónia de abertura dos , fazendo ecoar o som do maior sino harmónico do mundo.
A cerimónia teve início com o Estádio Olímpico de Londres coberto de relva, mostrando uma Grã-Bretanha rural, antes da revolução industrial, cerca de 60.000 espetadores assistiram ao vivo a cerimónia, imaginada pelo realizador Danny Boyle.
Como num filme, os Jogos Olímpicos Londres 2012 revisitaram a história da Grã-Bretanha numa cerimónia de abertura onde não faltaram James Bond, Mr.Bean e uma visita ao legado musical de um país em permanente (re)volução.
A cerimónia demorou cerca de 90 minutos e teve um custo aproximado de 27 milhões de euros.
As olímpiadas decorrem em Londres de 27 de julho a 12 de agosto."

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Info Esquerda.Net | Destaque: O Bloco no Parlamento | Outros Temas


Tem dificuldade em ver este Email?

Governo quer cortar mais 15 milhões ao ensino superior


Governo quer cortar mais 15 milhões de euros no financiamento ao ensino superior, reduzindo em 2% a dotação para 2012-2013. Presidente do Conselho de Reitores diz que o corte pode pôr em causa a rede pública do setor e o reitor da Universidade do Minho alerta que, com a redução à Fundação para a Computação Científica Nacional, o corte poderá ser superior a 4%.

O Bloco no combate ao Desemprego e à Precariedade

Neste artigo damos conta das iniciativas apresentadas pelo Bloco de Esquerda no Parlamento na área do Trabalho e Segurança Social durante a primeira sessão legislativa. O combate à precariedade e ao desemprego, o apoio aos desempregados e a defesa dos direitos dos pensionistas e trabalhadores foram prioridades do Bloco.

Da tragédia à farsa (em versão pimba)

Pedro Rodrigues

Para encobrir o logro de apresentar como “manutenção dos apoios” para o próximo ano aquilo que na verdade representa um corte de pelo menos mais 22% no financiamento à criação artística, Francisco José Viegas e a DGArtes adiam até ao limite a abertura dos novos concursos e inventam expedientes para atirar areia aos olhos da opinião pública.

"Um veto com crónica anunciada"

Luís Fazenda comenta o veto do presidente da República à lei da reorganização administrativa de Lisboa, reafirmando que o Bloco não se opõe a uma reorganização das freguesias, mas discorda do método utilizado e da falta de auscultação das populações.

CGTP convoca Marcha contra o Desemprego para outubro

Entre 5 a 13 de outubro, a CGTP irá promover uma marcha contra o desemprego, que terá início em Braga e terminará em Lisboa dois dias antes da apresentação, no Parlamento, do Orçamento do Estado para 2013. O secretário geral da CGTP, Arménio Carlos, acusou o primeiro ministro de estar a “lixar-se” para os portugueses.

Jogos Olímpicos começam com economia britânica em recessão

A economia britânica caiu 0,7% entre abril e junho. É o terceiro trimestre consecutivo de Produto Interno Bruto negativo, e a segunda recessão em três anos. A recessão intensifica a pressão política sobre o governo, às vésperas da abertura oficial dos Jogos Olímpicos de Londres, marcada para esta sexta-feira.
Artigo de Marcelo Justo, direto de Londres.

NASA regista degelo sem precedentes na Gronelândia

Cientistas chegaram a duvidar da veracidade das imagens de satélites que mostram que uma enorme parte da camada de gelo da ilha desapareceu em apenas quatro dias, um fenómeno nunca antes visto. Artigo de Fabiano Ávila publicado em Instituto CarbonoBrasil.




27 de Julho

Acampamento de Jovens Liberdade 2012

Organização: jovens do Bloco.
Mais informações, cartaz e evento no facebook.
São Pedro do Sul, Bioparque – Carvalhais, 11h.

Concentração de professores

Organização Fenprof.
Mais informações.
Lisboa, MEC (Avenida 5 de Outubro), 17h.

Dia da Reclamação: pelo direito à cidade e aos serviços

Movimento (d)Eficientes Indignados apelam a todas as pessoas, com ou sem mobilidade condicionada, para irem a um serviço público que seja inacessível e peçam o livro de reclamações.
Ver eventono facebook.

28 de Julho

Acampamento de Jovens Liberdade 2012

Organização: jovens do Bloco.
Mais informações, cartaz e evento no facebook.
São Pedro do Sul, Bioparque – Carvalhais, 11h.

Debate Saúde e Precariedade

Ver agenda dos Precários Inflexíveis.
Lisboa, sede dos Precários Inflexíveis (R da Silva, 39, em Santos - perto da R de S. Bento, Assembleia da República), 22h.

29 de Julho

Acampamento de Jovens Liberdade 2012

Organização: jovens do Bloco.
Mais informações, cartaz e evento no facebook.
São Pedro do Sul, Bioparque – Carvalhais, 11h.


quinta-feira, 26 de julho de 2012

ALERTA ! | AMADORA | A Polícia está no Bairro de Santa Filomena para DESPEJAR as PESSOAS das SUAS CASAS


"A polícia está no bairro de Santa Filomena a efetuar despejos. Solidariedade precisa-se e está a ser pedida. No mínimo divulgando, ou, quem o pudesse fazer, ir até lá."
Helena Dias

Faço minhas as palavras da amiga Helena Dias.
Eu não gosto do que está a acontecer... Estou muito incomodada e solidária.
A única coisa que posso fazer é divulgar e pedir que divulguem também.
Aos governantes pede-se que tenham sensibilidade, coração e se lembrem que as pessoas e os animais merecem toda a consideração e dignidade mínima.
Acabem com os super carros, super gabinetes, super viagens, super luxos...
Dignidade para todos! Dignidade, também e especialmente para quem não tem recursos! É para todos nós que os eleitos nos governam! Não para terem mais, mas para darem mais e melhor.
JOÃO



No HABITA a notícia está em permanente actualização.

Clica AQUI para estares informado(a).



Quinta-feira, 26 de Julho de 2012


ALERTA



A polícia está no Bairro de Santa Filomena para despejar as pessoas das suas casas.
Solidariedade é fundamental. Divulguem, acompanhem e se possível vão até lá!

informação divulgada nos meios de comunicação social até ao momento:

Polícia assegura demolições e despejos na Amadora



Segunda-feira, 23 de Julho de 2012

A Comuna ! Luta pela Educação, Galiza, Bosão de Higgs e Reforma Local na Comuna Desta Semana

    Problemas em ver esta newsletter?

A luta pela educação também se trava no seio da escola
Artigo de José Carlos Lopes
Um verdadeiro drama social nas relações de trabalho dos trabalhadores da Função Pública, que se vinha acentuando mesmo que encapotadamente na educação, o grande objetivo de redução de trabalhadores ficou descaradamente ainda mais visível com a imposição dos mega-agrupamentos à revelia das comunidades escolares e educativas.


Artigo de Duarte Correa
O sábado un grupo de persoas asistimos por segundo ano á lectura pública do Alba de Gloria de Castelao no cumio do Pico Sacro, un acto simbólico que abría as portas á celebración do 25 de xullo;


José Maneira - Investigador do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP)
É o acontecimento científico do ano, e uma das descobertas mais importantes na Física nas últimas décadas. Mas o que é mesmo esse tal de bosão de Higgs, e porque é tão importante? Como foi possível observá-lo, e o que é que Portugal teve a ver com isso? E já agora, quais os próximos "temas quentes" na Física de Partículas? Estas são as questões às quais o artigo procurará responder, sendo dirigido a um público de "não-Físicos" interessados.


Artigo de Alberto Matos
Não sei se Miguel Relvas será ministro quando este artigo for publicado. Apesar das facadas nas costas dadas por acólitos do PSD, forças estranhas o têm segurado: interesses poderosos ou simples falta de vergonha própria e do primeiro-ministro?
Continuar...





"Que se lixem as eleições"
Terça, 24 Julho 2012
Passos Coelho quis deixar uma mensagem antes das férias. Quis o PM fazer parecer que faz o que faz por interesse maior do país, sem se preocupar com táticas político-eleitorais. Ainda que sabendo que não é verdade, dá sempre vontade de dizer: "Eh pá, se era para mandar lixar as eleições, mais valia não ter andado a prometer que não ia aumentar impostos e que jamais mexeria nos subsídios dos portugueses". Que se lixe o Governo. Devolvam-nos a nossa vida!
Moisés Ferreira