quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Info ESQUERDA.NET | "Querem Desmembrar a Segurança Social"

      Tem dificuldade em ver este Email? Dirija-se para o esquerda.net.

"Querem desmembrar a Segurança Social"


A deputada bloquista Mariana Aiveca acusou o Governo PSD/CDS-PP de querer substituir os trabalhadores da Segurança Social por "trabalhadores mais baratos e sem direitos" recorrendo a Contratos Emprego-Inserção, que representam "verdadeiro trabalho escravo".
Ler mais.

Despejos no Bairro de Santa Filomena

Esta manhã, a deputada Catarina Martins foi acompanhar a situação dramática da família que ontem foi desalojada no Bairro de Santa Filomena, na Amadora, e testemunhou a destruição das habitações. "O mesmo Estado que achou que as pessoas podiam pagar impostos acha que pode invadir as suas casas para as demolir", lamentou a dirigente bloquista.
Ver vídeo.

Tratado Transatlântico ameaça destruir 600 mil postos de trabalho na Europa

Segundo um estudo independente, o Tratado de Livre Comércio entre a Europa e os Estados Unidos ameaça destruir 600.000 postos de trabalho e dará lugar a uma perda de rendimentos de até 5.000 euros por pessoa em cada ano. Por Marco Antonio Moreno.
Ler mais.

Hands Up! Don't Shoot! Ferguson e Racismo de Estado

Ricardo Moreira
A cidade de Ferguson no Missouri (EUA) está a ferro e fogo desde que na passada segunda-feira se conheceu a decisão de não acusar o polícia que em agosto disparou seis tiros e matou Michael Brown, um jovem adolescente negro.
Ler mais.

Vistos Gold: Secretário-geral dos Serviços de Informação vai ao Parlamento explicar "limpeza eletrónica" no IRN

Bloco vê aprovado requerimento que visa um "cabal esclarecimento" sobre este processo. Deputada bloquista Cecília Honório considera "sinistra" quer a ação dos agentes do SIS, quer a explicação sobre a operação do Instituto de Registos e Notariado. O PS foi a única força política a votar contra a audição parlamentar.
Ler mais.

Uma viagem pela História de Portugal com o Professor Fernando Rosas

A RTP Internacional estreou este domingo o primeiro episódio de "História a História", que já está disponível online no site da RTP. Realizada por Bruno Moraes Cabral e produzida pela Garden Films, a série documental, constituída por 13 episódios, "combina imagens originais e planos aéreos surpreendentes com inestimáveis imagens de arquivo".
Ler mais.



28 de novembro

Lançamento do livro: Timor, Paraíso Violentado, de Fátima Guterres

Apresentado por Luís Cardoso e Diana Andringa. Ver convite.
Lisboa, Auditório da Fundação Mário Soares, 18h.

Documentário: Anfiteatros e Prisões, de Nicolae Margineanu

Entrada gratuita (oferta do Instituto Cultural Romeno). Mais informações.
Coimbra, Teatro da Cerca de São Bernardo, 21h30.

29 de novembro

Seminário Internacional: Solidariedade com o Povo Palestino

Com a participação de delegações palestinas. A partir das 21h30 terá lugar uma sessão cultural de solidariedade com o povo palestino com o espetáculo "Senhora do Monte". Ver cartaz.
Almada, Fórum Municipal Romeu Correia, 10h.

Seminário: Diversidade religiosa, multiculturalismo e integração social

Mais informações.
Viseu, Edifício Incubadora de Empresas, Rua do Comércio, 14h.

III Conferências Políticas: O Povo e a Dor - Centenário da I Guerra Mundial

Sessão: Portugal, a Democracia e as (Novas) Guerras . Moderador: João Fernando Ramos , Alexandre Franco de Sá, Amadeu Carvalho Homem, António Arnaut , Diogo Freitas do Amaral e Elina Fraga. Ver cartaz.
Coimbra, Casa Municipal da Cultura, 16h.


segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Info ESQUERDA.NET | "O Bloco Está Pronto Para a Luta e Vai à Luta"

       Tem dificuldade em ver este Email? Dirija-se para o esquerda.net.

"O Bloco está pronto para a luta e vai à luta"


João Semedo encerrou a IX Convenção do Bloco reafirmando o compromisso do partido para romper com a austeridade e apelando a que a próxima direção saiba "confirmar a cultura de unidade na ação" que sempre existiu no Bloco.
Ler mais.

Moção de Catarina e Semedo vence Convenção; empate para a Mesa Nacional

Na Convenção mais participada e também mais disputada do Bloco de Esquerda, a moção política apoiada pelos coordenadores venceu por 8 votos; mas as listas U, encabeçada por João Semedo e Catarina Martins e E, liderada por Pedro Filipe Soares, para a Mesa Nacional empataram (259 votos cada uma)l.
Ler mais.

Fotogaleria da IX Convenção do Bloco



Ver Fotogaleria.

Ramonet: viagem a uma nova Bolívia

Como a nacionalização dos setores estratégicos, imposta pelo governo de Evo Morales, permitiu redistribuir riqueza, impulsionar a economia, modernizar a infraestrutura, duplicar o PIB per capita, reduzir a dívida pública, criar emprego. Por Ignácio Ramonet.
Ler mais.

As epidemias de hoje e as lutas de sempre

Tiago Pinheiro
Querendo desculpar-se pela Legionella, encontrou o parasita Paulo nos enfermeiros e suas reivindicações a desculpa fácil, apoiado, mais uma vez, pelo jornalismo sensacionalista.
Ler mais.

"Na periferia da Europa, a mudança começa a sorrir"

No comício "Unidos contra a austeridade", Syriza, Podemos, Sinn Féin e Bloco de Esquerda reafirmaram os seus laços de solidariedade nas lutas contra a austeridade. Pablo Iglesias fez a revelação dos "cinco ingredientes da poção mágica do Podemos".
Ler mais.


25 de novembro

Pintura de mural: Chega de violência machista! Pelo fim das violências contra as mulheres

Organização: Rede 8 de Março com o apoio da Galeria de Arte Urbana do Departamento de Património Cultural da Camara Municipal de Lisboa. Ver evento no facebook.
Lisboa, Avenida das Forças Armadas - frente à Cantina Nova/entrada lateral do ISCTE, 9h.

Colóquio "Violências contra as mulheres: diálogos entre múltiplas opressões"

Ver evento no facebook.
Coimbra, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Sala Keynes, entre as 10h e as 17h.

Concentração Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres

Núcleo da UMAR Coimbra. Ver evento no facebook.
Coimbra, Pç 8 de maio, 16h.

26 de novembro

Conferência: Alemanha Europeia / Europa Alemã

Organização: IDEFF - Instituto de Direito Económico, Financeiro e Fiscal e Instituto Europeu da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Com a participação de Francisco Louçã.Ver programa.
Lisboa, Auditório da FDUL, 9h30.


quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Info ESQUERDA.NET | Governo PSD/CDS-PP Quer Transformar a Segurança Social "Num Negócio Privado"

      Tem dificuldade em ver este Email? Dirija-se para o esquerda.net.

Governo PSD/CDS-PP quer transformar a Segurança Social "num negócio privado"


Acusando o Governo de querer despedir 700 pessoas, a coordenadora nacional do Bloco, Catarina Martins, apelou ao "levantamento" dos portugueses para impedirem o "desastre" que seria a privatização da Segurança Social. Trabalhadores realizam greve de 24 horas a 4 de dezembro.
Ler mais.

Professores preparam mobilização contra prova de avaliação marcada para 19 de dezembro

O Ministério da Educação e Ciência (MEC) anunciou esta quarta-feira a data da realização da PACC. Docentes defendem que esta prova "absurda", que não passa de uma "obsessão" do governo, não contribui para melhorar o sistema educativo e preparam novas ações de protesto. Fenprof pondera avançar para greve geral.
Ler mais.

Óleos e lubrificantes

Mário Tomé
A corrupção tem que ser denunciada como um instrumento nuclear da acumulação capitalista, da extorção sem peias feita ao mundo do trabalho.
Ler mais.

"Afrontar Xanana é perigoso"

Em entrevista ao esquerda.net, a magistrada Glória Alves sublinha que foram os casos de corrupção no governo de Xanana que levaram à expulsão dos juízes e magistrados de Timor. E antevê que o próximo passo do poder político timorense seja tentar destruir o sistema de justiça vigente e fomentar os tribunais tradicionais.
Ver vídeo.

Dirigente do Podemos defende em Lisboa a reestruturação da dívida

Durante uma iniciativa organizada pelo Círculo PODEMOS-Lisboa e a Associação MOB, o porta-voz do partido espanhol para as questões económicas, Nacho Alvarez, defendeu uma auditoria cidadã à dívida e o fim da austeridade. Sexta-feira, dia 21, o secretário-geral do Podemos, Pablo Iglesias, participará numa sessão internacionalista promovida pelo Bloco e pelo GUE/NGL.
Ler mais.

Instituto Superior de Agronomia utiliza bolsa de investigação para contratar pedreiro

O ISA publicou um anúncio sobre a abertura de um concurso para atribuição de uma Bolsa de Técnico de Investigação Experiência, com a duração inicial de 12 meses. Aos candidatos é pedida experiência "comprovada em trabalhos de pedreiro/estucador". A denúncia partiu da Associação de Combate à Precariedade - Precários Inflexíveis (ACP-PI).
Ler mais.


21 de novembro

Sessão Pública: "Unidos Contra a Austeridade"

Com Marisa Matias (eurodeputada do Bloco de Esquerda), Pablo Iglesias (Podemos - Espanha), e representantes do Syriza (Grécia) e do Sinn Fein (Irlanda).Ver cartaz.
Lisboa, Pavilhão Casal Vistoso - Areeiro, 21h.

22 de novembro

IX Convenção Nacional do Bloco de Esquerda

Mais informações.

III Conferências Políticas: O Povo e a Dor - Centenário da I Guerra Mundial

Sessão: A Sociedade e a Mobilização tecnológica . Moderador: João Fernando Ramos . Com Joana Amaral Dias, João Teixeira Lopes, José Manuel Canavarro , José Pacheco Pereira e Miguel Morgado. Ver cartaz.
Coimbra, Casa Municipal da Cultura, 16h.

23 de novembro

IX Convenção Nacional do Bloco de Esquerda

Mais informações.





quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Info ESQUERDA.NET | Vistos Gold: Ministro Apresenta Demissão


    Tem dificuldade em ver este Email? Dirija-se para o esquerda.net.

Vistos Gold: Ministro apresenta demissão

O ministro da Administração Interna alegou razões políticas para a sua demissão do Governo, na sequência das investigações da "Operação Labirinto". Para o Bloco, a demissão era esperada e Paula Teixeira da Cruz e Nuno Crato "devem pôr os olhos no exemplo de Macedo".

Dossier: Os Curdos, um povo sem Estado

A batalha de Kobane, onde um punhado de curdos vem resistindo vitoriosamente à ofensiva do Estado Islâmico, chamou a atenção para a luta deste "povo das montanhas". Neste dossier, coordenado por Luis Leiria, traçamos um curto perfil histórico da luta do povo curdo e apresentamos análises e reportagens sobre o que acontece hoje no norte da Síria.

E direitos gold?

José Manuel Pureza
A questão é muito simples: escolher entre uma estratégia fundada na centralidade dos direitos humanos e uma estratégia fundada na centralidade dos direitos do dinheiro. É isso, e nada mais, que se discute por estes dias a propósito dos vistos gold.

Podemos: "Se nos ameaçam a vida, tiremos-lhes o poder"

Marisa Matias e Alexis Tsipras intervieram no enceramento do primeiro congresso do Podemos, que confirmou a liderança de Pablo Iglesias no partido que promete rebentar com a alternância entre PP e PSOE nas próximas eleições.

"Sistema judicial timorense corre perigo de vida"

Em entrevista ao esquerda.net, a magistrada Glória Alves sublinha que foram os casos de corrupção no governo de Xanana que levaram à expulsão dos juízes e magistrados de Timor. E antevê que o próximo passo do poder político timorense seja tentar destruir o sistema de justiça vigente e fomentar os tribunais tradicionais.

Em Portugal fundou-se a primeira associação de diabéticos do mundo

Em entrevista ao esquerda.net, publicada no Dia Mundial da Diabetes, José Manuel Boavida, diretor do programa nacional para a diabetes, afirma que "a diabetes é uma desadaptação do ser humano à sociedade que criámos" e aponta que a alimentação é uma "questão fundamental".

B Fachada n' Os Cantos da Casa

B Fachada - B Fachada, 2014.
Ronda dos Quatro Caminhos - Tierra alantre, 2014.
Carlos do Carmo - Um homem na cidade, 1977.
Fernando Lopes-Graça (1906 - 1994) - Viagens na minha terra, 1953.
Pedro Barroso - Palavras ao vento, 2014.
Ouvir mp3.





21 de novembro

Sessão Pública: "Unidos Contra a Austeridade"

Com Marisa Matias (eurodeputada do Bloco de Esquerda), Pablo Iglesias (Podemos - Espanha), e representantes do Syriza (Grécia) e do Sinn Fein (Irlanda).
Lisboa, Pavilhão Casal Vistoso - Areeiro, 21h.

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Info ERQUERDA.NET | Querer Ser Alternativa Sem Renegociar a Dívida é Uma Ilusão, Afirma Catarina Martins

       Tem dificuldade em ver este Email? Dirija-se para o esquerda.net.

Querer ser alternativa sem renegociar a dívida é uma ilusão, afirma Catarina Martins


A coordenadora do Bloco de Esquerda afirmou em Braga, referindo-se a António Costa, que querer ser alternativa sem renegociar a dívida e rejeitar o tratado orçamental é criar uma ilusão.
Ler mais.

Muro de Berlim: a História avisa

Neste artigo, Rosa María Artal conta a queda do muro a que assistiu, como jornalista da TVE, e assinala: "Por detrás daquele Muro que simbolizou a cortina de ferro, o aparelho resistiu e revolveu-se até não poder mais: foi ultrapassado. Grandes gritos de alarme soam deste lado em que vivemos com a água pelo pescoço".
Ler mais.

Sr. Juncker, obviamente demita-se!

Marisa Matias fala sobre o escândalo da evasão fiscal que envolve o presidente da comissão europeia, no programa Conselho Superior da Antena 1, e afirma: "Jean-Claude Juncker se fosse um político decente já teria pedido demissão".
Ver vídeo.

Os Partidos Socialistas podem mudar de nome? Sim. Vão mudar? Não. Ou ainda não.

Francisco Louçã
Na moção aprovada no último congresso do PS a palavra "socialismo" aparece uma vez, com referência aos "valores progressistas, o socialismo democrático e a social democracia". Se a moção de Costa for aprovada sem alterações, no próximo congresso a palavra nem sequer constará do texto votado.
Ler mais.

A austeridade e o casino financeiro fazem da Europa o elo mais fraco da economia mundial

A Europa caiu na armadilha do desemprego, da deflação e do elevado endividamento e a sua delicada situação económica causará sérios estragos na economia mundial. Por Marco Antonio Moreno.
Ler mais.


Convívio ou violência? Os meets e a afirmação do direito à cidade

Foi a partir de um meet nas proximidades do centro comercial Vasco da Gama, em agosto, que este assunto ocupou o horário nobre dos telejornais portugueses. Mas, afinal, o que são realmente os meets? O que pensam os seus participantes? Nesta reportagem, descrevemos um desses eventos e ouvimos os seus frequentadores sobre as razões que os levam a participar neles. Artigo de Otávio Raposo, publicado em buala.org.
Ler mais.



 

11 de novembro

"Os trabalhadores independentes perante o mercado de trabalho e a Segurança Social"

3.º Debate do ciclo 'Conversas sobre precariedade e relações laborais em torno das Oficinas de Segurança Social', organizado por Centro de Estudos Sociais e Associação de Combate à Precariedade - Precários Inflexíveis.
Oradores: Cristina Lobo Ferreira, Rosa Coelho Fernandes, Eugénio Rosa e Tiago Gillot.
Moderação: João Paulo Baltazar.
Ver
evento no facebook.
Lisboa, espaço associativo MOB Rua dos Anjos 12F, 21h.

Sessão Pública: Os pecados capitais do Orçamento do Estado para 2015

Com João Semedo e José Manuel Pureza. Ver cartaz.
Coimbra, Galeria de Santa Clara, 21h30.

15 de novembro

III Conferências Políticas: O Povo e a Dor - Centenário da I Guerra Mundial

Sessão: Economia e Conflito. Moderadora: Fátima Campos Ferreira. Com Francisco Louçã, Jaime Ramos, José Miguel Júdice, Manuel Carvalho da Silva e Maria do Rosário Gama.Ver cartaz.
Coimbra, Casa Municipal da Cultura, 16h.

Tributo a Adriano Correia de Oliveira

Organização: Associação José Afonso. Ver cartaz.
Setúbal, Casa da Cultura – sala José Afonso, 21h30.