quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

BOAS FESTAS

Bom Natal!



Desejo que o Ano Novo seja o ano dos sonhos de todos nós.
Anseio que o país tenha
rápidas melhoras, ou estaremos todos tramados...
Saúde, Amor, Fraternidade, Paz para todo o Mundo!
Com um abraço grande deixo os meus votos
JOÃO

Info ESQUERDA.NET | "2015 É Também O Ano De Nos Vermos Livres Deste Governo"

      Tem dificuldade em ver este Email? Dirija-se para o esquerda.net.

"2015 é também o ano de nos vermos livres deste Governo"


Durante um almoço convívio que teve lugar este domingo em Olhão, Catarina Martins acusou o Governo PSD/CDS-PP de confundir interesse público com desemprego, referindo-se ao despedimento "maciço" dos trabalhadores da Segurança Social. A porta voz do Bloco defendeu que "é urgente quebrar a destruição do país" em curso.
Ler mais.

"Prognósticos" para 2014 - Marisa Matias 2014.12.19

Marisa Matias assinalou que a troika não abandonou o país e continua a mandar no Conselho de Ministros. O resgate à banca, os casos de corrupção, a privatização da TAP e o caos na Educação foram algumas das matérias abordadas pela eurodeputada. A nível internacional, a crisa na Ucrânia, o massacre em Gaza, a emergẽncia do ISIS e as relações entre Cuba e EUA mereceram destaque.
Ver vídeo.

Lamentavelmente não somos a Grécia

José Manuel Pureza
Nenhuma esquerda digna desse nome pode abdicar de defender os povos da Europa contra uma Europa que só serve para os punir.
Ler mais.

Milhares de espanhóis participam nas marchas contra a 'lei da mordaça'

A iniciativa contra a lei de Proteção da Segurança Pública, que visa criminalizar o direito de manifestação e que permite a expulsão sumária de imigrantes sem documentação, teve lugar em mais de 30 cidades. O Podemos organizou uma questão escrita dirigida ao Conselho Europeu, que foi subscrita pela eurodeputada bloquista Marisa Matias e por vários outros deputados do GUE/NGL.
Ler mais.

TdC: Fatura do BPN a ser paga pelos contribuintes ascende a pelo menos 4691 milhões

Se, até ao final de 2013, os custos acumulados com a nacionalização do Banco Português de Negócios já ultrapassavam os 2,2 mil milhões de euros, o parecer do Tribunal de Contas à conta Geral do Estado, citado pelo Dinheiro Vivo, aponta para encargos adicionais de perto de 2,5 milhões de euros. Além disso, a exposição do Estado ascende a 5463 milhões de euros.
Ler mais.

2014: o fim das ilusões desenvolvimentistas

O filósofo franco-brasileiro Michel Löwy esteve recentemente no Brasil para o lançamento de mais um livro. A ocasião serviu para dar uma interessante entrevista ao Correio da Cidadania, que o esquerda.net publica na íntegra, em que o pensador socialista reflete sobre os temas candentes do debate político atual.
Ler mais.

Providência Cautelar suspende requalificação na Segurança Social

Tribunal Administrativo de Lisboa aceitou a providência cautelar apresentada pela Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais (FNSTFPS), que visa travar o verdadeiro "despedimento maciço" de 607 trabalhadores, imposto por Mota Soares. Instituto de Segurança Social (ISS) vai apresentar recurso.
Ler mais.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Info ESQUERDA.NET | "As Vítimas De Violência Sexual Merecem Uma Resposta Corajosa"

       Tem dificuldade em ver este Email? Dirija-se para o esquerda.net.

"As vítimas de violência sexual merecem uma resposta corajosa"


Esta quarta feira foram debatidos no Parlamento dois projetos do Bloco de Esquerda que, segundo a deputada Cecília Honório, visam "acabar com o silêncio ensurdecedor que continua a normalizar, a banalizar a violência sexual".
Ler mais.

Para responder ao Governo: Alargar a luta contra a privatização da TAP

Heitor de Sousa
Toda a demagogia que, Governo e fazedores da opinião pública, lançam contra a próxima greve na TAP tem apenas como objetivo o de isolar os trabalhadores e enfraquecer a sua luta.
Ler mais.

Coimbra: A Escola da Noite estreia peça sobre ditadura romena dos anos 50/60, nesta quinta-feira

A Escola da Noite apresenta em estreia mundial a peça "Da sensação de elasticidade quando se marcha sobre cadáveres", de Matéi Visniec. O espetáculo estará em cena de 18 a 21 de dezembro no Teatro da Cerca de São Bernardo, em Coimbra.
Ler mais.

Direita grega sofre primeira derrota na escolha do presidente

"A democracia não cede à chantagem", afirmou Alexis Tsipras após os partidos do Governo terem falhado a primeira tentativa para eleger o presidente grego no parlamento.
Ler mais.

"Os trabalhadores da TAP estão a defender os interesses do país"

Após uma reunião com a Comissão de Trabalhadores da TAP, Catarina Martins salientou que a greve dos trabalhadores da TAP, a ter lugar entre os dias 27 e 30 de dezembro, "sendo marcada contra a privatização da empresa, é, precisamente, uma greve para defender quem quer vir passar o Natal e o turismo no nosso país".
Ler mais.

Protesto de investigadores e alunos do ensino superior interrompe discurso de Nuno Crato

Pouco depois de o ministro da Educação dar início à sua intervenção na conferência "Ciência e Inovação no Portugal 2020", a decorrer no ISEG, foi erguida uma faixa com a mensagem: "Parabéns, Crato. O Ensino e a Ciência nunca estiveram tão mal". Os manifestantes exigiram a demissão do governante.
Ler mais.


18 de dezembro

Sessão de encerramento do Projeto Unisexo 2 – prevenção da violência sexual no ensino superior e lançamento de microsite sobre Violência Sexual

Organização: Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV). Mais informações.
Coimbra, Sala Sá de Miranda da Casa Municipal da Cultura, 11h.

Ação de solidariedade com os/as moradores/as dos bairros da Amadora

A ação está a ser organizada em conjunto com os moradores dos bairros da Amadora (6 de Maio, Santa Filomena e Reboleira), SOS Racismo, Habita, ativistas e outras organizações/coletivos.
Amadora, em frente a Câmara Municipal da Amadora, 18h.

Ciclo de Cinema Direitos Humanos - exibição do filme "As Tartarugas Também Voam"

Ver convite.
Lisboa, Auditório do Edifício Novo da Assembleia da República, 19h.

"Da sensação de elasticidade quando se marcha sobre cadáveres", de Matéi Visniec

A Escola da Noite - Grupo de Teatro de Coimbra faz a estreia mundial da peça do escritor romeno, uma denúncia forte e bem-humorada do absurdo dos regimes totalitários feita a partir da experiência do regime de Ceausescu.
Coimbra, Teatro da Cerca de São Bernardo, 21h30. Em exibição até 21 dezembro.
Ver cartaz.

19 de dezembro

Conferência: A pluralidade das ordens de grandeza e de valor e os dispositivos de mercados contemporâneos

Por Maria Paula Abreu.
Entrada livre.
Coimbra, sala 3.5 da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, 17h30.

Jantar Convívio do Bloco de Esquerda

Com Catarina Martins. Inscrições até às 18h de 17 Dez: bloco.porto@bloco.org | 22 200 28 51 ou 92 751 61 73. Ver evento no facebook.
Rebordosa, Restaurante O Camponês, na Rua de Suíde, 46, 20h.

Tertúlia sobre o livro "Todas as Vozes - A diversidade e os media" - da autoria dos jornalistas Ana Cristina Pereira e Mike Jempson, com fotografia de Paulo Pimenta e edição do SOS Racismo

Conta com a presença da autora, Ana Cristina Pereira, e dos jornalistas José Queirós e Joaquim Fidalgo.
Porto, café da Embaixada Lomográfica do Porto, no n.º 121, Praça Carlos Alberto, 21h30.

21 de dezembro

Almoço Convívio de Natal do Bloco de Esquerda

Com a presença de Catarina Martins. Ver evento no facebook.
Olhão, Adega do Cristiano - Brancanes Quelfes, 13h.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Info ESQUERDA.NET | Afinal, o Que Dizia o Memorando da Troika Sobre a Privatização da TAP?

       Tem dificuldade em ver este Email? Dirija-se para o esquerda.net.

Afinal, o que dizia o Memorando da Troika sobre a privatização da TAP?


Esquerda.net transcreve as referências à TAP nos memorandos da troika e também no PEC 4; em nenhum destes textos está escrito que "a TAP só seria privatizada parcialmente e nunca na sua totalidade".
Ler mais.

TAP: "Crucial é não vender mais uma das jóias do país"

Marisa Matias diz que a greve contra a privatização da TAP faz todo o sentido para defender o setor público dos transportes.
Ver vídeo.

Vidas estragadas

José Manuel Pureza
Os fazedores de opinião acham invariavelmente que as pessoas que estragam as suas vidas lutando pela democracia e pelos direitos lá longe são heróis e exemplos para todos nós. Quando as lutas pela democracia e pelos direitos são do lado de cá, aí os fazedores de opinião mudam de opinião.
Ler mais.

Bloco chama Durão Barroso à comissão de inquérito do BES

O nome do ex-presidente da Comissão Europeia apareceu no depoimento de Ricardo Salgado. Bloco quer saber sobre o seu papel no caso, e não acha compreensível nem natural que o banqueiro tenha ido falar com o político que também trabalhou no BES.
Ler mais.

Tribunal chumba serviços mínimos para a greve às provas de avaliação

Ao fim de cinco anos, foi divulgado o relatório do Senado norte-americano sobre os métodos de tortura que a CIA tentou esconder da opinião pública após o 11 de setembro. A Comissão conclui que eles não trouxeram informação útil.
Ler mais.

Colapso do petróleo e do sistema financeiro ameaçam expropriar os fundos de pensões

O otimismo do fracking e a ilusão de um preço do petróleo em 110 dólares o barril mobilizou enormes recursos financeiros para a produção de crude que acabaram por saturar o mercado. A nova bolha especulativa acabou por entrar em colapso, à luz do enfraquecimento da procura. Por Marco Antonio Moreno, El Blog Salmón.
Ler mais.





15 de dezembro

"Violência com todos os nomes"

Debate sobre a guerra no Médio-Oriente, com Afonso de Albuquerque, Cândida Pinto, David Munir e Pezarat Correia. Org: Associação Abril.
Lisboa, Sociedade Portuguesa de Autores (Av. Dq Loulé, 31), 18h30.

16 de dezembro

Seminário: O poder pós-democrático da financeirização

Oradores: Ana Cordeiro Santos (CES), Ricardo Paes Mamede e Mariana Mortágua (ISCTE-IUL e DINÂMIA), Nuno Teles e João Rodrigues (CES e FEUC). Comentador: José Reis (CES e FEUC). Mais informações.
Coimbra, sala 2, CES-Coimbra, 14h.

Alterações climáticas e a ação política: para onde nos leva a diplomacia internacional?

Debate sobre a COP20 em Lima, com Francisco Ferreira e João Camargo.
Lisboa, Mob - Espaço Associativo, 21h.
Ver evento.

17 de dezembro

Seminário: Economia Solidária, Trabalho e Desigualdade Social: Oportunidades e Desafios das Políticas Públicas no Âmbito da América Latina e Europa

Com Andrés Spognardi, Edson Marques Oliveira e Sílvia Ferreira. Mais informações.
Coimbra, sala 2, CES-COIMBRA, 14h30.

Exibição do filme "Filadélfia"

No âmbito do ciclo Cinema na Reitoria: As Teias da Lei – A Justiça em Debate no Cinema, que será apresentado pelo Prof. Doutor Eduardo Paz Ferreira. Organização: IDEFF - Instituto de Direito Económico, Financeiro e Fiscal.
Lisboa, Reitoria da Universidade de Lisboa, 18h.

Restruturações anti-abutre: Lições da América Latina

Debate com Jorge Argüello (Embaixador da República Argentina) e Eugénia Pires (Iniciativa por uma Auditoria Cidadã à Dívida). Organização: IAC. Ver cartaz.
Lisboa, Casa da América Latina, Avenida 24 de Julho nº 118-B, 18h30.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Info ESQUERDA.NET | Greve na TAP Contra a Privatização, Entre 27 e 30 de Dezembro

      Tem dificuldade em ver este Email? Dirija-se para o esquerda.net.

Greve na TAP contra a privatização, entre 27 e 30 de dezembro


A plataforma sindical da TAP, envolvendo 12 sindicatos, convocou greve em todas as empresas do grupo para os dias 27, 28, 29 e 30 de dezembro, com o objetivo de "sensibilizar o Governo para a necessidade de travar o processo de privatização". Os sindicatos salientam que com esta privatização "o interesse nacional não é salvaguardado".
Ler mais.

O banco do capital europeu

Ricardo Coelho
A Comissão Europeia (CE), presidida pelo ex-Primeiro Ministro luxemburguês Jean-Claude Juncker, anunciou recentemente um plano de investimento que irá supostamente recuperar a economia europeia sem que seja necessário renegociar dívidas ou acabar com a austeridade.
Ler mais.

Fórum Precariedade e Desemprego é este fim de semana

O Fórum realiza-se na Voz do Operário e no Mob - Espaço Associativo, em Lisboa e junta convidados portugueses e estrangeiros para debater alternativas à precariedade. Ver programa completo.
Ver vídeo.

Um em cada três empregos criados afinal é estágio

O Banco de Portugal põe em causa os números do emprego do INE para o terceiro trimestre. Em vez de crescer 6%, foi só 2,5%, E um terço não são empregos, são estágios. A deputada Mariana Aiveca assinala que mais de metade dos empregos criados são precários.
Ler mais.

Senado dos EUA diz que a CIA torturou e mentiu aos norte-americanos

Ao fim de cinco anos, foi divulgado o relatório do Senado norte-americano sobre os métodos de tortura que a CIA tentou esconder da opinião pública após o 11 de setembro. A Comissão conclui que eles não trouxeram informação útil.
Ler mais.

EUA processam Deutsche Bank por fraude em pagamento de imposto

O maior banco privado alemão, muito próximo do governo Merkel, vai ser processado pelo governo dos EUA em 190 milhões de dólares, por fraude no pagamento de impostos há 14 anos.
Ler mais.




12 de dezembro

Seminário de História: Exílio e antifascismo nos anos 30. A inserção dos exilados portugueses no movimento antifascista europeu

Com Cristina Climaco - Université de Paris VIII.
Lisboa, ICS, Sala Polivalente, 15h.

Conferência: A Sociedade de Austeridade – A exceção como categoria político-jurídica

Por António Casimiro Ferreira. Entrada livre.
Coimbra, sala 3.5 da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, 17h30.

Fórum Precariedade e Desemprego - Construir alternativas, conquistar direitos

Sessão: Precariado: mutações no trabalho e na classe trabalhadora. Organização: Associação de Combate à Precariedade – Precários Inflexíveis. Ver evento no facebook.
Lisboa, Mob-Espaço Associativo - Rua dos Anjos 12F, 21h30.

Apresentação do Projecto Troika

Mais informações.
Porto, Edifício AXA, 21h30.

13 de dezembro

Fórum Precariedade e Desemprego - Construir alternativas, conquistar direitos

Organização: Associação de Combate à Precariedade - Precários Inflexíveis. Ver evento no facebook.
Lisboa, Voz do Operário, 11h30.

Uma lenta impaciência - jornada de homenagem a Daniel Bensaïd

Ver evento no facebook. Ver cartaz.
Porto, A Cadeira de Van Gogh - Rua do Morgado de Mateus, 41, 14h às 19h.

40º Aniversário da UDP: Jantar & Colóquio "Marxismo no sec XXI – novos desafios da esquerda"

Com o politólogo andaluz Manuel Monereo (dirigente da Izquierda Unida), o economista Xosé Manuel Beiras (porta-voz nacional da ANOVA, Galiza) e dirigente associativo Alberto Matos (dirigente da UDP e Bloco de Esquerda). Às 19 horas terá lugar um jantar com Intervenções e Momento Musical. Mais informações.
Lisboa, Cantina Velha da Universidade de Lisboa, 16h.

Conversa sobre Augusto Abelaira

A 14ª sessão de «Amigos de Mário Dionísio» junta familiares, amigos, ex-alunos e leitores de Augusto Abelaira: Carolino Monteiro, Gastão Cruz, Jorge Silva Melo, Manuela Vasconcelos, Maria Alzira Seixo, Maria Antónia Palla, Miguel Serras Pereira, Sílvia Abelaira, entre outros. Mais informações.
Lisboa, Centro Mário Dionísio, 16h.

Apresentação do Projecto Troika

Mais informações.
Lisboa, Fábrica Braço de Prata, 17h30.

14 de dezembro

Fórum Precariedade e Desemprego - Construir alternativas, conquistar direitos

Organização: Associação de Combate à Precariedade - Precários Inflexíveis. Ver evento no facebook.
Lisboa, Voz do Operário, 11h30.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

[HOJE] - SESSÃO DIVULGAÇÃO DADOS SOBRE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA SEGUIDA DE DEBATE COM ELZA PAIS - CCIF/UMAR, 18h30 (10.12.2014)

Sent: Wednesday, December 10, 2014 12:30 PM



CONVITE


Esta quarta-feira, 10/12, no Dia Internacional dos Direitos Humanos, pelas 18h30, no Centro de Cultura e Intervenção Feminista*, a UMAR divulga os dados do OMA relativos a 2014 - sobre o femicídio em Portugal - dando destaque às diferenças registadas face a outros anos.

A presidente da sub-Comissão Parlamentar para a Igualdade e ex-presidente da CIG, a socióloga Elza Pais participa na sessão e divulgará, em primeira mão, dados de um estudo comparativo que realizou em 1996 e em 2006 sobre a prevalência de homicídio em relações de intimidade - "o que leva um homem ou uma mulher a matar?!". O evento conta com a presença da equipa do Observatório das Mulheres Assassinadas/OMA, Elisabete Brasil, Fátima Alves e Sónia Soares, e terá um espaço de debate.

O OMA, iniciado em 2004, constitui-se como um grupo de trabalho que pretende desenvolver o estudo do homicídio e tentativa de homicídio por violência de género e conhecer o seguimento dos casos em consequência da violência contra as mulheres ou violência de género. 



Entrada livre. Participe!


*Rua da Cozinha Económica, Bloco D, 30-M e N, Alcântara - Lisboa (Entrada: Rua de Cascais entre supermercado e banco)

Info ESQUERDA.NET | "Os Donos do País Têm de Ser os Portugueses"

     Tem dificuldade em ver este Email? Dirija-se para o esquerda.net.

"Os donos do país têm de ser os portugueses"


Catarina Martins acusou este domingo, em Salvaterra de Magos, o primeiro-ministro de querer "fazer de conta que é uma espécie de Robin dos Bosques dos portugueses" depois de "toda a destruição que trouxe" ao país.
Ler mais.

"Cale-se, senhora Merkel! A França é um país livre"

No passado domingo, a chanceler alemã exigiu mais reformas e medidas de austeridade aos governos de Paris e Roma. Esta segunda-feira, Jean-Luc Melénchon disse-lhe para ficar calada e cuidar dos "seus pobres" e "equipamentos em ruína".
Ler mais.

Medirão os Rankings a qualidade das escolas?

Serafim Duarte
Estabelecer rankings das escolas apenas com base em resultados de exames nacionais, colocando todos os alunos no mesmo ponto de partida e nas mesmas condições, é o mesmo que colocar o Real Madrid a jogar uma partida de futebol com o Sporting Clube Ribeirense.
Ler mais.

"Ser sem abrigo é melhor do que trabalhar na Amazon"

Nichole Gracely tem um mestrado e foi uma das melhores operadoras de encomendas da Amazon. Agora, depois de protestar contra a empresa, é sem abrigo. Artigo publicado no The Guardian.
Ler mais.

E se Obama fosse apenas mais um negro em Ferguson?


Cartoon de Latuff (latuffcartoons.wordpress.com)


Caso BES: Por que é que é importante olhar para a KPMG?

Mariana Mortágua
A abrangência do conhecimento da KPMG em relação ao Grupo Espírito Santo levanta duas questões: Como é que a KPMG, auditora do BESA, não avisou a KPMG, auditora do BES, sobre os problemas que o banco angolano estava a atravessar? A KPMG, que auditava a maior parte das empresas do ramo financeiro do grupo, não era a entidade em melhor posição para reconhecer e antecipar os problemas no GES?
Ler mais.





10 de dezembro

Ensaio ensaio aberto / debate Dia Internacional dos Direitos Humanos

Organização Associação dos Profissionais de Serviço Social. Entrada gratuita.Mais informações.
Lisboa, Bar Teatro da Cerca de São Bernardo, 18h.

Apresentação do livro "Ethel - Amanhã em Lisboa"

Com Cesário Borga (Autor do Livro e Jornalista) e Ana Peixinho (Docente da FLUC). Moderação de José Dias. Organização Por Mão Própria.
Coimbra, Café Santa Cruz, 21:30h.

11 de dezembro

Conferência solidária "Animais: Deveres e Direitos"

Mais informações.
Lisboa, Anfiteatro 3 da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, 9h45.

Conferência: Pinkster em Nova Iorque: A Identidade Luso-Africana da Primeira Comunidade Escrava em Manhattan

Com Jeroen Dewulf (University of California, Berkeley). Comentador: António Sousa Ribeiro. Mais informações.
Coimbra, Sala 1, CES-Coimbra, 16h.

Gender workshop: Vítimas masculinas de violência sexual em conflitos armados

Com Júlia Garraio. Mais informações.
Coimbra, sala 2, CES-COIMBRA, 17h.

O que esconde o Tratado Transatlântico (TTIP)?

Debate com Alda Sousa (Ex-eurodeputada BE), Sara Simões (Plataforma Não ao TTIP) e Henrique Borges (SPN). Mais informações.
Porto, Café Ceuta, 18h.