quinta-feira, 28 de maio de 2015

Info ESQUERDA.NET | Dossier: Mudança Política Em Espanha

      Tem dificuldade em ver este Email? Dirija-se para o esquerda.net.

Dossier: Mudança política em Espanha


Espanha atravessa uma profunda mudança política. Os Indignados e as múltiplas ações de protesto contra as políticas de austeridade chegaram à vida política, com o fim do bipartidarismo e a emergência de novas forças políticas e da cidadania ativa. As eleições municipais e autonómicas de 24 de maio mostraram o caminho dessa mudança. Dossier organizado por Carlos Santos.
Ver Dossier.

Há 15 anos, violência doméstica passou a ser crime público

Iniciativa do Bloco de Esquerda aumentou a proteção das vítimas e permitiu que qualquer pessoa possa denunciar um caso de violência doméstica de que tenha conhecimento. Aniversário é assinalado com a pintura de um mural em Lisboa e uma nova iniciativa legislativa a ser debatida esta quarta-feira.
Ler mais.

Abalar para Espanha

Miguel Guedes
A precariedade e os "sem voz" iluminaram Espanha de esperança pela força de poderem e quererem falar.
Ler mais.

Tsipras: "Negociações chegaram à reta final"

O primeiro-ministro grego anunciou esta tarde que o acordo está muito próximo, apesar das diferenças de posição entre os credores. Tsipras avisou que a pressão contra a Grécia nos media vai aumentar durante a fase final das negociações.
Ler mais.

Mural contra a violência doméstica



Ver Fotogaleria.

Trabalhadores do INE alertam para sangria de quadros jovens e qualificados

Numa carta aberta divulgada no 80º aniversário do Instituto Nacional de Estatística, a Comissão de Trabalhadores diz que "a saúde do Instituto foi colocada gravemente em causa" na última década.
Ler mais.



28 de maio

II Escrever nas Margens: LGBT+

Ver evento de facebook.
Porto, Maus Hábitos- Espaço de intervenção Cultural – Rua Passos Manuel 178 4º.

Reunião para debater como continuar e desenvolver o movimento de solidariedade com o povo grego

O Grupo de Trabalho promotor: Associação José Afonso, ATTAC Portugal, CDA – Congresso Democrático das Alternativas, CIDAC, IAC – Iniciativa para uma Auditoria Cidadã à Dívida. Lisboa, sede da Associação José Afonso (Rua de S. Bento, 170, frente à Assembleia da República), 18h.

Apresentação do livro "Para Lá dos Números: As Consequências Pessoais do Desemprego", de Jorge Caleira

A apresentação do vol. 7 da série "Trabalho e Sociedade", da coleção CES/Almedina, estará a cargo de Pedro Araújo (CES) e Carla Valadas (CES), contando ainda com intervenções de Pedro Hespanha (CES-FEUC), Maria Antónia Mota (Sindicato Nacional dos Quadros Técnicos Bancários) e da coordenação da coleção "Trabalho e Sociedade".Mais informações.
Coimbra, Almedina Estádio Cidade de Coimbra, 18h.

Sessão de Cinema: Hunger
- Fome

Ver evento de facebook.
Lisboa, Sede do Bloco - Rua de São Bento, 698, 21h.

30 de maio

Conferência: "O papel da escola na fruição dos universos culturais"

Ver programa.
Viseu, Auditório da Escola Superior de Gestão e Tecnologia, 9h.

Gender Trouble: performance, performatividade e política de género – M EN CONFLICTO Drag King

Mais informações.
Lisboa, Teatro Maria Matos, 11h às 17h.

Gender Trouble: performance, performatividade e política de género – Rosana Cade Walking:Holding

Mais informações.
Lisboa, Teatro Maria Matos, 11h às 13h30 e 15h30 às 17h30.

Seminário programático "Justiça na Economia"

O Bloco discute e apresenta as grandes linhas económicas do seu manifesto eleitoral, com propostas sobre a reestruturação da dívida, política fiscal e sistema financeiro. Com Catarina Martins, Pedro Filipe Soares, Mariana Mortágua e José Gusmão. Evento no facebook.
Lisboa, Teatro Thalia – Estrada das Laranjeiras, 205, 15h.

31 de maio

Gender Trouble: performance, performatividade e política de género – Rosana Cade Walking:Holding

Mais informações.
Lisboa, Teatro Maria Matos, 11h às 13h30 e 15h30 às 17h30.

Gender Trouble: performance, performatividade e política de género – Vera Mantero uma misteriosa Coisa, disse o e.e.cummings / Mariana Tengner Barros Après le Bain

Mais informações.
Lisboa, Teatro Maria Matos, 21h30.

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Info ESQUERDA.NET | Pablo Iglesias: "Primavera da Mudança Chegou a Espanha para Ficar"

      Tem dificuldade em ver este Email? Dirija-se para o esquerda.net.

Pablo Iglesias: "Primavera da mudança chegou a Espanha para ficar"


O PP ganhou as eleições autárquicas e autonómicas espanholas deste domingo, mas perdeu feudos históricos e será obrigado a coligar-se com outras forças políticas em cidades e regiões autónomas para formar novos governos. O "início da mudança", "a noite mágica e histórica em que se começa a escrever o fim do bipartidarismo", afirma o secretário-geral do Podemos, Pablo Iglesias.
Ler mais.

Bloquistas querem saber quanto já custou Banco de Fomento

No encerramento das jornadas parlamentares do Bloco/Madeira, que teve lugar este domingo, Catarina Martins afirmou que os bloquistas querem saber quanto custa ao país a "brincadeira de mau gosto" da criação do Banco de Fomento, do qual "não há um tostão investido na economia".
Ler mais.


"TAP: O que se passa neste país é privataria"

Mariana Mortágua acusa membros do Governo de fazerem declarações para desvalorizar a TAP e condena a venda que faz com que "a última empresa estratégica em mãos públicas possa voar para mãos estrangeiras".
Ver vídeo.

Avós

Marisa Matias
A redução do horário de trabalho dos avós, para que estes tenham mais tempo para ajudar os pais e mães com os seus netos, não tendo nada de mal em si mesmo, sem medidas de fundo associadas, é mais uma forma de o Estado se demitir dos seus deveres sociais.
Ler mais.

Tsipras: "Fizemos o nosso dever, é altura da Europa fazer o seu"

No discurso de abertura da reunião da direção do Syriza, Alexis Tsipras voltou a sublinhar que não recuará nas "linhas vermelhas" sufragadas pelo povo grego em janeiro.
Ler mais.

As razões do Dia Mundial contra a Monsanto

Dezenas de países preparam, este sábado, um protesto contra a transnacional que, além de atentar contra o ambiente e agricultores, envolveu-se com o submundo da política e dos exércitos privados. Artigo de Luã Braga de Oliveira, publicado em Outras Palavras.
Ler mais.



25 de maio

IVª Conferência Internacional Igualdade Parental Séc.XXI – Desafios da Coparentalidade

Ver cartaz.
Évora, Auditório da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo – Av Engenheiro Arantes de Oliveira 193.

Exposição efémera de retratos fotográficos do Grupo Kola San Jon da Cova da Moura

Mais informações.
Amadora, Bairro do Alto da Cova da Moura, 17h30.

Cinema Prêt-a-Porter, de Robert Altman

Mais informações.
Lisboa,
Casa da Achada
, 21h30.

Sessão pública: "Sistema bancário: Há solução sem controle público?"

Com as presenças de Mariana Mortágua (Deputada do Bloco e Economista), Nuno Teles (Investigador - CES) e Miguel Cardina (Investigador – CES). Ver cartaz.
Coimbra, Café Santa Cruz, a partir das 21h30.

26 de maio

IVª Conferência Internacional Igualdade Parental Séc.XXI – Desafios da Coparentalidade

Ver cartaz.
Évora, Auditório da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo – Av Engenheiro Arantes de Oliveira 193.

Pintura de mural para assinalar os 15 anos da apresentação, pelo Bloco, do projeto de lei que transformou a violência doméstica em crime público

Ver evento de facebook.
Lisboa, junto à cantina velha, 16h.

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Info ESQUERDA.NET | Governo Recusa-se a Dizer o Valor dos Benefícios Fiscais Dados ao Novo Banco

      Tem dificuldade em ver este Email? Dirija-se para o esquerda.net.

Governo recusa-se a dizer o valor dos benefícios fiscais dados ao Novo Banco


Catarina Martins confrontou Passos Coelho com a borla fiscal que o governo deu ao Novo Banco, procurando saber qual o valor envolvido; mas o primeiro-ministro fugiu à questão, como já fizera a ministra das Finanças na Comissão do Orçamento. Pelas contas da porta-voz do Bloco de Esquerda, o Novo Banco, em poucos dias, já se beneficiou de 325 milhões de euros de benefícios fiscais com as manobras legislativas do executivo.
Ler mais.

Nada menos exigente do que chumbar todos

Mariana Mortágua
Pelo segundo ano consecutivo e a segunda vez em democracia, crianças de 9 ou 10 anos foram ontem chamadas para fazer um exame do 4.º ano. Não tenho nada de especial contra os exames. Eu própria já fiz muitos ao longo dos últimos anos. Coisa diferente é dizer que uma criança de 9 anos deve fazê-los.
Ler mais.

Bloco propõe lei de emergência social para combater "flagelo da pobreza"

Pedro Filipe Soares anunciou que o Bloco levará o Tratado Transatlântico à discussão no Parlamento e exige que o Governo se desvincule do seu processo de negociação. Bloquistas querem plano de emergência social transformado em letra de lei e salário mínimo nos 545 euros, valor em que devia estar atualmente, recordou o líder parlamentar no encerramento das jornadas parlamentares.
Ler mais.

FMI quer mais despedimentos, cortes na Educação, nos salários e pensões

A par de "uma maior redução do número de funcionários públicos", o Fundo defende que "o ajustamento orçamental deve continuar, "com ênfase na racionalização da despesa através de uma reforma abrangente dos salários do setor público e das pensões". Para a Educação, a receita é menos escolas e menos professores. CGTP e UGT recusam continuidade da austeridade.
Ler mais.

Manifesto internacional de apoio à candidatura "Barcelona em Comum"

Cerca de 300 intelectuais de todo o mundo subscrevem o apoio à candidatura de Ada Colau à presidência da Câmara de Barcelona. Ada Colau é fundadora da Plataforma de Afetados pela Hipoteca em Barcelona, que encabeçou a luta contra os despejos. Entre os subscritores estão Noam Chomsky, Tariq Ali, Jean-Luc Mélenchon, Francisco Louçã, Emir Sader, Slavoj Zizek.
Ler mais.

BCE diz que ele é que decide sobre solução aos lesados do BES

A Instituição dirigida por Mário Draghi envia e-mail ao Banco de Portugal afirmando que tem de ser consultado sobre qualquer solução dada às pessoas que investiram em papel comercial do GES e que é sua a palavra final.
Ler mais.


Gender Trouble: performance, performatividade e política de género – Lander Patrick Oficina Cascas d'OvO

Mais informações.
Lisboa, Teatro Maria Matos, 21h30.

Sessão Pública "Controlo Público da Banca"

Com Mariana Mortágua.
Setúbal, Biblioteca Municipal, 21h30.

22 de maio

Exibição do filme Howl + Festa

Ver cartaz.
Lisboa, sede do Rato - Rua de São Bento 698, 21h.

23 de maio

II Escrever nas Margens: LGBT+

Ver evento de facebook.
Porto, Maus Hábitos- Espaço de intervenção Cultural – Rua Passos Manuel 178 4º.

Jantar 10 anos do Bloco em Miranda do Corvo

Com Marisa Matias (eurodeputada do Bloco) e José Manuel Pureza (dirigente do Bloco). Inscrições 962916842 e 919746419. Ver cartaz.
Miranda do Corvo, Restaurante A Teia, 20h.

Gender Trouble: performance, performatividade e política de género – PERE FAURA Striptease e Bomberos con grandes mangueras

Mais informações.
Lisboa, Teatro Maria Matos, 21h30.

Sessão de Cante Alentejano

Com a participação do Grupo Coral Mineiros de Aljustrel. Organização: Associação José Afonso em parceria com a Casa da Cultura de Setúbal. Ver cartaz.
Setúbal, Casa da Cultura de Setúbal, 21h30.

24 de maio

Gender Trouble: performance, performatividade e política de género – Vídeo e Género

Mais informações.
Lisboa, Teatro Maria Matos, 15h às 20h30.

Prémio Miguel Portas 2015/2016

Ver evento no facebook.
Lisboa, Livraria Ler Devagar – Rua Rodrigues Faria 103, 16h.

Info ESQUERDA.NET | Catarina Martins Acusa: Governo Quer "Vender a TAP Por Tuta-e-Meia"

       Tem dificuldade em ver este Email? Dirija-se para o esquerda.net.

Catarina Martins acusa: Governo quer "vender a TAP por tuta-e-meia"


A porta-voz do Bloco denunciou que o Governo quer vender a TAP "por um terço da borla fiscal" que deu aos futuros compradores do Novo Banco, acusou o secretário de Estado dos Transportes de se desdobrar em declarações a desvalorizar a TAP e criticou: "O Governo anda a criar excêntricos há quatro anos".
Ler mais.

Ativista da luta contra os despejos pode ganhar eleições em Barcelona

Ada Colau encabeça uma vasta coligação em que participam Iniciativa per Catalunya Verds, Esquerra Unida i Alternativa, Equo, Procés Constituent e Podemos. Sondagem divulgada neste domingo pelo "El Pais" dá à "Barcelona em Comú" o primeiro lugar com 27% e prevê uma derrocada para PP e PSC/PSOE.
Ler mais.

Tsipras: "Os trabalhadores e reformados já sofreram que chegue"

No discurso na conferência organizada pela revista Economist em Atenas, o primeiro-ministro grego garantiu que não irá recuar na defesa dos salários e das pensões.
Ler mais.

Desigualdades na Europa: cinco problemas do problema europeu

João Mineiro
As desigualdades são hoje o centro da dinâmica económica e política europeia e elas têm sido agravadas por políticas que têm tido como consequência expansão do desemprego, redução dos salários, aumento da instabilidade laboral e da desproteção social, aumento das desigualdades na distribuição da riqueza e reforço das assimetrias regionais.
Ler mais.

198 crimes de ódio contra pessoas LGBT em 2014

Neste Dia Mundial de Luta contra a Homofobia e Transfobia, 17 de maio, realiza-se a sexta marcha de Coimbra. O Observatório da discriminação da ILGA divulgou relatório de 2014, onde assinala que recebeu 426 denúncias de crimes e/ou incidentes contra pessoas LGBT, dos quais "198 muito claramente constituem crimes motivados pelo ódio".
Ler mais.

A "doutrina Passos"

Mariana Mortágua
A solução da direita para combater uma economia deprimida é alavancar novamente a economia com recurso a políticas europeias financiadas pela dívida bancária ou modelos de investimento em regime PPP.
Ler mais.



21 de maio

II Escrever nas Margens: LGBT+

Ver evento de facebook.
Porto, Maus Hábitos- Espaço de intervenção Cultural – Rua Passos Manuel 178 4º.

Marcha contra a privatização dos transportes

Mais informações.
Lisboa, Largo Camões para a Assembleia da República, 10h30.

Gender Trouble: performance, performatividade e política de género – Lander Patrick Oficina Cascas d'OvO

Mais informações.
Lisboa, Teatro Maria Matos, 21h30.

Sessão Pública "Controlo Público da Banca"

Com Mariana Mortágua.
Setúbal, Biblioteca Municipal, 21h30.


.

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Info ESQUERDA.NET | Privatizações: Cartaz Do PSD Devia Dizer "Vendemos Tudo, Mesmo Portugal"

      Tem dificuldade em ver este Email? Dirija-se para o esquerda.net.

Privatizações: Cartaz do PSD devia dizer "Vendemos tudo, mesmo Portugal"


Durante a sua intervenção no plenário, a deputada Mariana Mortágua defendeu que as privatizações "condicionam, de facto, a capacidade de decisão nacional em setores vitais para a economia e, portanto, a nossa soberania". Neste "jogo viciado, a casa perde sempre e quem paga as contas são os contribuintes", lamentou a dirigente bloquista.
Ler mais.

É o estúpido, ciência!

José Soeiro
A história é antiga e os argumentos parecem repetir-se sempre. Mas problema do preconceito nas dádivas de sangue continua por resolver e nos últimos dias tivemos dados novos.
Ler mais.

Trabalhadores da Carris em greve esta quinta-feira

Trabalhadores da rodoviária de Lisboa Carris agendaram para amanhã uma greve de 24 horas contra o processo de privatização da empresa. Está ainda prevista uma marcha de protesto e um debate para analisar o caderno de encargos do concurso público.
Ler mais.

Bloco promove Encontro "Feminismos contra a Austeridade"

No próximo fim de semana, dias 16 e 17 de maio, vão discutir-se Género e Media, Esquerda Feminista, Trabalho Sexual, Femicídio em mais de 10 debates com dezenas de oradoras e oradores. No sábado terá lugar às 15h uma sessão Internacional com Catarina Martins, Marisa Matias, Afroditi Stampouli (Syriza), Paula Araújo (Podemos) e uma representante do Sinn Féin.
Ler mais.

FMI deve anular grande parte da dívida grega, defende ex-chefe de missão do Fundo na Irlanda

Em vez de exigir o reembolso e mais austeridade, e "para reafirmar a sua independência e resgatar a sua credibilidade perdida, o FMI deve anular uma grande parte da dívida da Grécia e forçar os seus acionistas ricos a arcar com os prejuízos", defende Ashoka Mody.
Ler mais.

"Unidades militarizadas não podem fazer policiamento de rotina"

Intervenção da deputada Cecília Honório sobre violência policial e racismo. |13-05-2015.
Ver vídeo.

GNR n' Os Cantos da Casa

GNR ― Caixa negra, 2015 (5009).Medeiros / Lucas ― Mar aberto, 2015 (5020).
José Barata Moura ― A direita de tendência, 1977.Bruno Borralhinho e Luísa Tender ― Página Esquecida, 2009.Origem ― As boltas do bira, 2014. Edição nº 207, de 13 de maio de 2015.
Ouvir mp3.


14 de maio

Conferência: Ativismo em tempos de crise - media digitais, movimentos sociais e participação pública na sociedade portuguesa

Mais informações.
Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.

II Escrever nas Margens: LGBT+

Ver evento de facebook.
Porto, Maus Hábitos- Espaço de intervenção Cultural – Rua Passos Manuel 178 4º.

Apresentação da Revista "Crítica Económica e Social" e Debate sobre Emprego e Segurança Social

Apresentação da Revista por José Luís Albuquerque, Ana Costa e Francisco Louçã. Debate com João Ferreira do Amaral, João Galamba e Eugénio Rosa. Ver cartaz.
Lisboa, Aula Magna - Reitoria da Universidade de Lisboa, 1º, 18h.

Lançamento do livro E Todavia, de Ana Luísa Amaral

A apresentação estará a cargo de Lídia Jorge, seguindo-se uma leitura da poemas por Pedro Lamares e Ana Luísa Amaral. Ver evento de facebook.
Lisboa, Livraria Bertrand, 18h30.

Nossa Senhora da Açoteia, de Luis Campião

Pela ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve Mais informações.
Coimbra, Teatro da Cerca de São Bernardo, 21h30.

A Escola da Noite em digressão - "Auto dos Físicos", de Gil Vicente

Mais informações.
Guarda, Teatro Municipal da Guarda, 21h30.

Gender Trouble: performance, performatividade e política de género – Cecilia Bengolea & François Chaignaud altered natives' Say Yes To Another Excess — TWERK

Mais informações.
Lisboa, Teatro Maria Matos, 21h30.

15 de maio

Conferência: Ativismo em tempos de crise - media digitais, movimentos sociais e participação pública na sociedade portuguesa

Mais informações.
Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.

Aula Magistral: Povo, populismo e democracia

Ver cartaz.
Coimbra, Auditório da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, 16h.

Cinema Mulheres Africanas – A Rede Invisível, de Carlos Nascimbeni

Ver evento no facebook. Organização: Saúde em Português.
Coimbra, Teatro da Cerca de São Bernardo, 21h30.

Ópera dos 3 Vinténs, de Kurt Weill e Bertold Brecht

Ver cartaz.
Porto, Teatro Helena Sá e Costa, 21h30.

16 de maio

Encontro Feminista do Bloco de Esquerda

Ver evento no facebook.
Porto, Academia Contemporânea Espectáculo - Praça Coronel Pacheco 1, 10h.

Gender Trouble: performance, performatividade e política de género – Lander Patrick Oficina Cascas d'OvO

Mais informações.
Lisboa, Teatro Maria Matos, 10h às 13h.

Ópera dos 3 Vinténs, de Kurt Weill e Bertold Brecht

Ver cartaz.
Porto, Teatro Helena Sá e Costa, 16h e 21h30.

Lançamento do livro Lábio/ Abril, de Daniel Lourenço

Ver evento no facebook. Coimbra, TCSB - Teatro da Cerca de São Bernardo, 17h.

17 de maio

Encontro Feminista do Bloco de Esquerda

Ver evento no facebook.
Porto, Academia Contemporânea Espectáculo - Praça Coronel Pacheco 1, 10h.

Gender Trouble: performance, performatividade e política de género – Lander Patrick Oficina Cascas d'OvO

Mais informações.
Lisboa, Teatro Maria Matos, 10h às 13h.

Arco-íris no Miradouro – no âmbito do Dia Internacional de Luta contra a Homofobia e a Transfobia

Ver evento no facebook.
Lisboa, Miradouro de São Pedro de Alcântara, 10h.

Oficina: Um Ser brincante, por Paula Nicolau Oliveira

Mais informações.
Coimbra, Teatro da Cerca de São Bernardo, 10h.

Ópera dos 3 Vinténs, de Kurt Weill e Bertold Brecht

Ver cartaz.
Porto, Teatro Helena Sá e Costa, 16h e 21h30.

6ª Marcha Contra a Homofobia e Transfobia de Coimbra

Organização: PATH – Plataforma Anti Transfobia e Homofobia de Coimbra Ver evento no facebook.
Coimbra, Jardins do Mosteiro de Santa Clara a Velha (junto à ponte de Santa Clara), 17h.