Dossier: Privatização dos transportes públicos: Um assalto ao país
Por forma a prosseguir na sua sanha privatizadora, o Governo tem vindo a apostar na degradação dos transportes públicos, seguindo uma política de desinvestimento e desorçamentação para poder vender a preço de saldo e garantir grandes lucros para os privados. A seis meses do fim do mandato, a maioria de direita acelera todos os processos de alienação de setores estratégicos, essenciais para o desenvolvimento do país, e promove uma ofensiva brutal contra os trabalhadores.
Dossier coordenado por
Mariana Carneiro.
Ler mais.
Desobedoc - mostra de cinema insubmisso
Três dias de cinema documental, exercer mais uma vez o direito à memória e à imaginação. Num país onde não existe Ministério da Cultura, numa cidade que todos os dias vê tanta gente partir, voltar a abrir o Trindade por três dias é, em si mesmo, um ato de resistência. Porto - Cinema Trindade - 24 a 26 de Abril.
Ver vídeo
Vale a pena estudar?
Francisco Louçã
Embora alguns estudos identifiquem e até contabilizem os benefícios de um curso universitário em Portugal, o aumento do desemprego, em particular do desemprego jovem (35%), atingindo muitos licenciados, facilitou que se instalasse alguma dúvida. É melhor estudar ou emigrar? O custo vale o benefício?
Ler mais.
Bloco exige que TAP não seja privatizada
Catarina Martins afirma que processo "irá retirar ao País uma capacidade estratégica que ninguém compreende que possa acontecer" e acusa o governo de querer vender a empresa num processo conturbado, recordando que já uma vez teve de voltar atrás.
Ler mais.
Chomsky: a América Latina viveu uma mudança significativa, de importância histórica
A última edição do Le Monde Diplomatique em espanhol publica uma longa entrevista com
Noam Chomsky, feita em Buenos Aires por Ignacio Ramonet. Dada a sua extensão, o Esquerda.net publica-a em partes, sendo esta primeira sobre as mudanças na América Latina e as relações dos EUA com a Venezuela e Cuba. O título original de toda a entrevista é: "Contra o império da vigilância".
Ler mais.
Krugman em Atenas defende o fim da austeridade na Europa
Economista norte-americano instou o governo de Alexis Tsipras a não ceder às pressões e manter as suas "linhas vermelhas", rejeitando a redução de salários e pensões. Numa conferência pronunciada sexta-feira, disse que o "vírus da deflação" está a levar a Europa pelo caminho do Japão, sem coesão social.
Ler mais.
O que esperam os estudantes de medicina
O ano comum é essencial para os estudantes de medicina obterem experiência na prática médica, trabalharem em algumas especialidades e porem em prática algumas técnicas que não constam nos manuais o que contribui para um melhor ensino. Então porque é que querem acabar com o ano comum? Por
Tomás Nunes.
Ler mais.
Sem comentários:
Enviar um comentário