quinta-feira, 2 de maio de 2013

A COMUNA | O Congresso do PS, a Austeridade e a Luta de Classes. E uma Homenagem ao Camarada Eduardo Valdrez

      Problemas em ver esta newsletter?
MORREU O CAMARADA EDUARDO VALDREZ

Eduardo Valdrez, autor de Na direcção do olhar (Lugar da Palavra, 2010), empenhado militante da luta social e política faleceu neste 1º de Maio deixando uma memória de luta e solidariedade. O dirigente do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde, Solidariedade e Segurança Social deu-nos a honra de publicarmos um poema seu, aquando dos 120 anos depois da morte de Antero de Quental, recordamos esse poema como homenagem.


O NOSSO DEVER MORAL
Artigo de Pedro Alves

Nos Estados Unidos, na década de 60, durante uma luta acesa pelos direitos civis, Martin Luther King disse "É nosso dever moral, e obrigação, desobedecer a uma lei injusta."Gostaria de resgatar esta afirmação que, quando analisada de um ponto de vista geral, continua a fazer sentido, fazendo dela intemporal e abrangente a vários setores de luta social.


AS MULHERES NA PRIMAVERA ÁRABE
Artigo de Vânia Martins
Um dos elementos cruciais da Primavera Árabe foi ignorado: o papel impressionante das mulheres nos protestos. (...) Mais de dois anos após o início dos movimentos por mais democracia nos países árabes, os homens continuam a dominar, pelo menos no campo político: no Egipto, por exemplo, apenas 2% dos representantes do povo são mulheres (...).

Artigo de Carlos Vieira e Castro
"Cumpriria o memorando", sossega Correia de Campos. Já sabemos. E aTroika também pela carta que Seguro lhe escreveu em papel a cheirar a rosas. O problema é que não se pode cumprir o memorando assinado coma Troika ao mesmo tempo que se jura resistir aos ditames da Troika.


Artigo de Luís Monteiro
Nem esta direita é a mesma nem tampouco a social-democracia é reconvertível a um qualquer programa radical capaz de rasgar o memorando e criar políticas de emprego e crescimento económico que defenda o salário e o trabalho.


Artigo de Nádia Cantanhede
Agora temos menos jovens (obrigada Sr. Primeiro Ministro) e os que ficaram neste país à beira mar plantado, estão numa situação tão precária e instável como a música "Sexta-feira" dos Boss AC ilustra. É neste quadro que o nosso governo quer mais crianças...


Artigo de Óscar Batista
A Convenção Europeia dos Direitos do Homem consagra no seu artigo 8º o "Direito ao respeito pela vida privada e familiar", direito este que protege todos os indivíduos, na sua vida privada e familiar, da ingerência da autoridade pública. Não será a limitação imposta à adoção, quando feita por casais homossexuais, uma ingerência clara ao direito de respeito pela vida privada e familiar a que estes assiste?








Sem comentários:

Enviar um comentário