segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Violência Doméstica

É um bom tema para começo de debate com: desabafos, questões, sugestões...
Fica uma matéria que saiu hoje no:


Vamos ler, meditar e, então, começar a comentar.
Até...
JOÃO

Violência doméstica: Aumento de 35% em 2008
31-Ago-2009
Os casos de violência doméstica registados pela PSP em 2008 aumentaram 35% em relação a 2007. Já em 2007, o número de queixas de violência doméstica tinha aumentado em relação a 2006.
Em 2008 a PSP registou 17.647 processos, mais 4.597 do que em 2007.
Nos últimos três anos, o número de casos de violência doméstica registados pela PSP têm vindo a subir. Em 2006 deram entrada 11.683 processos de violência doméstica, em 2007 esse número aumentou para 13.050 e no ano passado subiu para 17.647, mais 51% do que em 2006.

Para a Polícia de Segurança Pública (PSP), o aumento de casos registados não se deverá a um aumento do crime de violência doméstica, mas a um maior à-vontade das vítimas para denunciarem e apresentarem queixa.

Segundo a subcomissária Jesuína declarou à agência Lusa, "actualmente as vítimas de violência doméstica denunciam a agressão com mais facilidade, pelo que os números não representam um aumento de casos".

As vítimas são na sua grande maioria mulheres entre os 20 e os 40 anos. Para a subcomissária, um maior conhecimento, divulgação e uma constante chamada de atenção da opinião pública para este tipo de crimes tem ajudado as vítimas a denunciar os agressores.

A subcomissária considera no entanto que "este crime ainda tem muitas cifras negras e continua a ser muito escondido pelas vítimas".

Publicado na Esquerda.Net

2 comentários:

  1. Tomei conhecimento deste novo blog através do perfil de um dos membros do blog JUNTAR FORÇAS... PELA CHARNECA DE CAPARICA! Achei interessante o título, Desfazer Nós, Criar Laços!... e a descrição deste espaço virtual. Esperei que tivesse maior adesão. Reconheço que está no início e que há muito blog por aí.
    Felicito o tema escolhido. Lamento eu não dispor de muito tempo para o comentar. Tenho, no entanto, muito que gostaria de partilhar e mesmo desabafar.
    Voltarei para falar no caso do meu primo que, sendo homem, sofreu na pele da chamada violência doméstica, por parte de uma namorada. Também de um caso em que uma prima minha exercia violência psicológica contra a sua mãe, a ponto de lhe retirar, nos seus últimos tempos de vida, o telefone e telemóvel para não poder contactar com os familiares e dar conta das manipulações a que estava sujeita por parte da filha para a explorar e extorquir tudo o que tinha de valores. Da vizinha que leva sovas do marido e, quando a recente lei de crime público foi aprovada, eu ter chamado a GNR a seu pedido e, quando a mesma chegou, ela ter-se recusado a confirmar as agressões a que estava a ser sujeita.
    É um tema complicado, em que eu sou testemunha e vítima, pois já sofri de violência doméstica como criança e como mulher.
    Voltarei!

    ResponderEliminar
  2. Sara,
    Bem-Vinda!
    Na verdade há uma infinidade de Blogs na Web. Este não o divulguei sequer. Como disse já, ele começou por ser um trabalho experimental e nem me tenho dedicado a ele.
    Estou muito atenta às campanhas eleitorais; por isso, todo o meu tempo, é para ler, ver e ouvir… Talvez depois de toda esta época de eleições eu me dedique a este Blog, se ele tiver alguns membros participando.
    Em relação ao tema em título, também eu tenho um punhado de exemplos observados e vividos.
    Vou esperar que haja mais contributos, para eu poder falar de uma forma mais genérica. Como estou bem identificada, não posso citar outras pessoas.
    Obrigada pela participação.
    Até…
    JOÃO

    ResponderEliminar