"Quanto pior está o país, mais positiva é a avaliação da troika"
A próxima reunião do Conselho Europeu foi o tema do debate quinzenal com Passos Coelho. João Semedo acusou o primeiro-ministro de aparecer "resignado neste debate" e "sem força nem autoridade" para contrariar os cortes no Orçamento Europeu, enquanto espera usar parte desses fundos para financiar o ataque ao Estado social e os despedimentos na Função Pública.Ler mais.
15 Associações de Estudantes aderem à manifestação de 22 de novembro
Até à data, 14 Associações de Estudantes do ensino superior já confirmaram a sua adesão à manifestação de dia 22 de novembro. Os estudantes reivindicam a reposição do passe escolar, um regulamento de atribuição de bolsas e uma Ação Social mais justos, mais financiamento para as instituições de Ensino Superior e o fim dos consecutivos aumentos das propinas. Ler mais.
Há quem ache que ser estivador é uma brincadeira
Catarina Martins Acabar com a greve e proteger a economia é simples: basta o governo recuar na sua proposta aberrante de regresso às praças de jorna. Ler mais.
Afinal, havia dinheiro para salários e pensões
Francisco Louçã Acerca de "Sem Crescimento não há Consolidação Orçamental", de Emanuel dos Santos. O ponto mais forte do livro é a crítica à chantagem, que nos garantia que, sem o empréstimo da troika, não haveria dinheiro para pagar salários e pensões. Ler mais.
Eurodeputados juntam-se a movimento mundial pela legislação do aborto na Irlanda
Eurodeputados de vários grupos políticos, entre os quais Marisa Matias e Alda Sousa, juntaram-se quarta-feira em Estrasburgo ao Dia Internacional de Protesto no sentido de o direito ao aborto ser reconhecido pela lei na Irlanda. Ler mais.
Pequena história do grande "ajustamento"
O indicador mais geral do falhanço do programa de ajustamento é o produto. A recessão em 2012 foi muito mais pronunciada do que previsto e vai prolongar-se em 2013, ao contrário do que o FMI previa. O FMI agora prevê uma quebra no PIB de 1%, o que, diga-se de passagem, será mais um erro de estimação. Mesmo assim, o diferencial para o PIB de 2013 entre o cenário inicial e a quinta revisão já atingiu os 3,4%. Por José Gusmão. Ler mais.
Fundamentalista eleito Comissário Europeu da Saúde
O maltês Tonio Borg é o novo Comissário Europeu da Saúde e Proteção do Consumidor, depois de ter visto o seu nome aprovado no Parlamento Europeu. Borg destacou-se no seu país por se opor à legalização do divórcio e é um feroz opositor do direito ao aborto ou ao reconhecimento dos casais homossexuais. Ler mais.
22 de novembro
Ação de protesto: Fim ao massacre em Gaza!
Organização: Conselho Português para a Paz e Cooperação e Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente. Lisboa, em frente à embaixada de Israel (R António Enes, 16), 18h.
Expulsar a troika, recusar o orçamento – 6 medidas fundamentais para a economia
Com João Semedo, coordenador do Bloco de Esquerda. Ver cartaz. Coimbra, Casa Municipal da Cultura (R Pedro Monteiro), 21h30.
Curso Livre: Pensamento Crítico e Cultura Contemporânea
David Harvey e o capitalismo flexível, por João Teixeira Lopes. Inscrições para: portocultra@gmail.com
Organização: Cultra Porto. Porto, Maus Hábitos (Rua Passos Manuel 178, 4º), 21h30.
Reunião de preparação da Jornada de Ação Global pelos Direitos dos migrantes, refugiados e desterrados (18 de dezembro)
Lisboa, (Solim) Solidariedade Imigrante – associação para a defesa dos direitos dos imigrantes (R. da Madalena, nº 8, 2º), 18h30.
23 de novembro
Sessão pública: Apoios sociais e populismos - RSI e outros subsídios
Com a deputada Helena Pinto. Vercartaz. Torres Novas, sede do Bloco (R General José Vasconcelos Correia nº 10), 21h.
Sessão pública: "Expulsar a troika, recusar o orçamento"
Com o deputado Pedro Filipe Soares Vercartaz. Lisboa, Clube Desportivo da Graça (R Senhora da Glória 16/18 – ao Largo da Graça), 21h30.
Projeção do Documentário "Paredes Meias", de Sandro Araújo e Pedro Mesquita
Ver evento no facebook. Lisboa, espaço associativo MOB (Travessa da Queimada, 33, Bairro Alto), 21h30.
Projeto musical Mystic Fyah
Projeto no ativo desde 2007 e composto por Jahresi, U-Go-Dub e Tito. Ver evento no facebook. Lisboa, espaço associativo MOB (Travessa da Queimada, 33, Bairro Alto), 21h30.
24 de novembro
Lançamento dos dados referentes a 2012 do OMA - Observatório das Mulheres Assassinadas
Organização: UMAR - União de Mulheres Alternativa e Resposta. Lisboa, no jardim em frente à Maternidade Alfredo da Costa, 11h.
Iniciativa: De novembro em novembro – de 25 de novembro de 1975 aos dias de hoje
Ver evento no facebook. 17h – Projeção do filme "Outro País", de Sérgio Tréfaut. 18H30 – Encontro – conversa, com o Major Mário Tomé e Inês Gregório. 20H30 – Jantar. Por marcações, até às 18h de dia 23 de novembro, para programacao@confederacao.pt 22h – Concerto " Coisas começadas noutra mão", com Pedro e Diana. Porto, Auditório de Miragaia (R da Arménia, 18).
Fim de semana pelo fim da violência contra as mulheres
18h | Workshop de Defesa pessoal para mulheres com Sakura Mónica 22h30 | RITA RED SHOES e DJ Miss Sara Organização: Rede 8 de Março. Ver evento no facebook, site e cartaz. Lisboa, espaço associativo MOB(Travessa da Queimada, 33, Bairro Alto).
Sessão Pública: O Orçamento, as Freguesias, o IMI
Com Pedro Filipe Soares, deputado do Bloco de Esquerda, e Luís Cordeiro, vereador do Bloco de Esquerda. Ver panfleto. Seixal, Independente Futebol Clube Torrense, 21h30.
25 de novembro
Fórum da Mobilidade e Transportes Públicos
Intervenção de encerramento por Catarina Martins, coordenadora do Bloco de Esquerda. Ver cartaz e evento no facebook. Lisboa, Hotel Flórida – Marquês de Pombal, 10h30
Fim de semana pelo fim da violência contra as mulheres
15h | Marcha pelo Fim da Violência Contra as Mulheres | Largo Camões - Martim Moniz, Lisboa. 17h| Mercado Fusão Martim Moniz, com Orchidaceae Urban Tribal, Teatro O Bando e Dj SoulFlow, Martim Moniz, Lisboa. Organização: Rede 8 de Março. Ver evento no facebook, site e cartaz.
|
|
|
Sem comentários:
Enviar um comentário