sábado, 23 de fevereiro de 2013

[Bloco-Almada] Bloco de Esquerda Contra Transformação da Freguesia da Trafaria num "terminal de contentores"

Comunicado de Imprensa
Bloco de Esquerda - Almada

Bloco de Esquerda Contra transformação
da Freguesia da Trafaria
Num "Terminal de Contentores"

O Governo apresentou hoje o seu «plano de reestruturação do Porto de Lisboa» que, no essencial, anuncia a deslocação dos terminais de contentores - que em Lisboa se estendem desde Alcântara até ao Parque das Nações - para a Trafaria, no concelho de Almada. Tratando-se dum processo iniciado pelo governo PS de José Sócrates, constatamos que o mesmo encontra seguimento agora, com um governo PSD/CDS.
A Coordenadora Concelhia do Bloco de Esquerda reforça o que sobre o mesmo assunto tornou público em Agosto de 2009, ou seja:
O Bloco de Esquerda não concorda com a construção de um terminal de contentores na Trafaria, e há anos que vem reivindicando o encerramento dos silos ali existentes (que são há muitos anos uma fonte de poeiras e ruídos que trazem problemas alérgicos e de respiração a muitas pessoas, causando problemas de saúde cujos custos não podem ser esquecidos, e provocando a destruição da praia e da paisagem)!
O Estudo de Enquadramento Estratégico da Costa da Trafaria, que teve como objectivo a promoção e requalificação da Freguesia da Trafaria, compatibilizando as suas vertentes turística, piscatória, habitacional, comercial, de serviços, de recreio e de lazer, com a preservação e valorização das características sociais e naturais desta freguesia, foi aprovado por unanimidade na Assembleia Municipal de Almada. Este estudo será inviabilizado no caso de se concretizar o plano hoje apresentado pelo Governo.
A Trafaria é uma freguesia com um enorme potencial, dotada de inúmeras valências, quer ao nível das suas praias, fauna e outros recursos naturais, quer no simples facto de se encontrar localizada numa zona privilegiada. Estes recursos estão totalmente desaproveitados, e isso é visível pelo abandono, quer dos Fortes localizados na Freguesia, quer do seu porto, o que em muito se deve ao facto do mesmo ser controlado pela Administração do Porto de Lisboa. Também os dois bairros residenciais (conhecidos por Bairros do 1.º Torrão e do 2.º Torrão), onde habitam mais de 40 famílias há quase 40 anos, e que se encontram em terrenos de domínio público sob jurisdição da APL, se encontram em condições bastante degradadas, e cuja situação urge resolver.
Em suma, a Trafaria precisa de ser requalificada tendo em conta as suas vastas potencialidades, e impedindo que a Freguesia perca população. Não precisa de ser transformada num terminal de contentores!
Com silos e contentores, quem perde é a população da Trafaria!

--
Pela concelhia do Bloco de Esquerda de Almada
--
Bloco de Esquerda / Distrital Setúbal

Sem comentários:

Enviar um comentário