segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Info ESQUERDA.NE | Bloco Propõe Medidas Para Travar a Espiral Recessiva

     Tem dificuldade em ver este Email?

Bloco propõe medidas para travar a espiral recessiva

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, apresentou um conjunto de medidas para travar a recessão e estimular a economia. O Bloco propõe medidas para facilitar o acesso ao crédito por parte das PME's, a redução do IVA na energia e na restauração e a subida do salário mínimo nacional. O Bloco propõe também uma política pública de crédito através da CGD e considera que criar um banco de fomento não faz sentido, quando já existe um banco público.Ler mais.

Dossier: Tunísia em crise política

O assassinato a tiro de Chokri Belaïd, um dos líderes da Frente Popular de esquerda, aprofundou a crise política na Tunísia. Liberto da ditadura de Ben Ali, o país não melhorou a situação económica e social, enfrenta a ameaça do corte das liberdades, enquanto a esquerda procura o caminho para prosseguir a revolução de janeiro de 2011. Dossier organizado por Carlos Santos.Ler mais.

Maré Branca pela Saúde junta-se ao 2 de Março

Diversos profissionais de saúde, nomeadamente os presidentes dos sindicatos dos enfermeiros e dos médicos, divulgaram texto e criaram evento no facebook Maré Branca pela Saúde em que afirmam "No dia 2 de Março saímos à rua" e convocam concentração para junto à Maternidade Alfredo da Costa em Lisboa às 14.30h.Ler mais.

A história secreta da renúncia de Bento XVI

Mais do que querelas teológicas, são o dinheiro e as contas sujas do banco do Vaticano os elementos que parecem compor a trama da inédita renúncia do papa. Um ninho de corvos pedófilos, articuladores de complôs reacionários e ladrões sedentos de poder, imunes e capazes de tudo para defender sua fação. A hierarquia católica deixou uma imagem terrível do seu processo de decomposição moral. O artigo é de Eduardo Febbro, publicado na Carta Maior.Ler mais.

Manifestação de Lisboa da jornada de luta de 16 de fevereiro da CGTP


Ver fotogaleria.


Coimbra: Pessoas de esquerda preparam candidatura independente à Câmara

Um movimento de pessoas de várias sensibilidades de esquerda está a preparar uma candidatura independente à Câmara: "Cidadãos por Coimbra". Uma carta assinada por Ana Pires, José Dias, Miguel Cardina e Olinda Lousã aponta alguns princípios e defende: "É urgente elevar Coimbra a um nível de ambição que, nas últimas décadas, não foi atingido. É esse o nosso compromisso."Ler mais.

A Universidade de mão estendida

André MoreiraO reitor da Universidade do Minho quer reforçar o orçamento da instituição através de contribuições dos antigos alunos, de forma a colmatar a falta de financiamento público. Temos a Universidade, os alunos e o país de mão estendida por uma esmola a que eu chamo de vida.Ler mais.

Semana de luto dos professores

Nesta segunda-feira, os professores iniciam uma "Semana de Luto e de Luta" em defesa da profissão de professor e da Escola Pública. O protesto é contra os cortes orçamentais, os docentes em mobilidade especial, os mega-agrupamentos e outros temas que a Fenprof exige discutir com o ministro da Educação.Ler mais.



18 de fevereiro

Debate: Educação – Que Estado?

Iniciativa integrada na semana cultural da Escola Secundária D. João II. Com David Justino (Universidade Nova de Lisboa), Luís Fazenda (deputado) e Paulo Guinote (professor/bloguer).
Setúbal, Escola Secundária D. João II, 10h.

Cinema Bonnie and Clyde

De Arthur Penn.
Lisboa,
Casa da Achada, 21h30.

20 de fevereiro

Projeção do filme de Alex Campos sobre o movimento 15M na Espanha

Debate com Joana Louçã, Jorge Costa e Duarte Guerreiro. Moderadora: Beatriz Padillavamos.
Ver
evento no facebook.
Lisboa, Auditório B103, ISCTE, Avenida das Forças Armadas, 18h.

21 de fevereiro

Conferência "Saneamentos e deportações na Ditadura Militar e Estado Novo"

Por Irene Flunser Pimentel.
Lisboa, auditório da Fundação Mário Soares (R de São Bento 160), 18h.

Debate: "Sem troika não há dinheiro para salários e pensões?"

Organização: Cultra. Com os economistas Ricardo Paes Mamede e Sara Rocha.
Ver
evento no facebook e cartaz.
Lisboa, espaço associativo
MOB (Tv Queimada, 33 – Bairro Alto), 21h30.

Peça de Teatro: "Vou ou não vou esta noite ao teatro", de Karl Valentin

Mais informações.
Coimbra, Teatro da Cerca de São Bernardo, 21h30.


Sem comentários:

Enviar um comentário