Imagem: Fernando Pessoa por William MR
Esta é uma página no Facebook que conheci hoje e que muito me surpreendeu. Conto visitá-la mais vezes. Dela trouxe esta imagem de Fernando Pessoa e os seus Sete Mandamentos, que achei admiráveis, por tão sensatos serem.
Fernando Pessoa foi um admirável poeta. Mas, como é do conhecimento de todos, foi muito mais do que isso. E de tudo o que conhecemos sobre ele, à medida que o tempo vai passando, se vão conhecendo cada vez mais dimensões da sua pessoa e versatilidade, incluindo já mais de uma centena de heterónimos - penso que 106!... (*)
Para mim, e para um número inimaginável de pessoas, em todo o Mundo, Fernando Pessoa é das personagens mais fascinantes, completas e intrigantes que tornam a cultura portuguesa tão interessante e estudada por várias personalidades estrangeiras.
JOÃO
Sabiam que Fernando Pessoa se "atreveu" a deixar-nos sete mandamentos? É apenas uma das muitas preciosidades que nos foram dadas pelo trabalho de décadas da pessoana Teresa Rita Lopes.
Clica sobre as imagens para a ampliares!
(*) Teoria da Heteronímia
Fernando Pessoa
No conjunto de textos aqui apresentados encontram-se as diferentes aproximações ao tema da heteronímia na obra de Pessoa, isolados em ensaios, cartas, narrativas e (alguns) poemas. Esta questão é a mais importante de todas as que a arte de Pessoa põe em jogo, aquela que sobredetermina tudo o que...
No conjunto de textos aqui apresentados encontram-se as diferentes aproximações ao tema da heteronímia na obra de Pessoa, isolados em ensaios, cartas, narrativas e (alguns) poemas. Esta questão é a mais importante de todas as que a arte de Pessoa põe em jogo, aquela que sobredetermina tudo o que escreve, em todas as circunstâncias e a todos os títulos, e isso desde o começo do seu interesse pela literatura - como detalhadamente o expõe a «Tábua» aqui publicada, onde são listados, com numerosos detalhes desconhecidos do grande público, 106 heterónimos, semi-heterónimos e outras personas literárias criadas por Pessoa.
Sem comentários:
Enviar um comentário