domingo, 29 de junho de 2014
sábado, 28 de junho de 2014
Info ESQUERDA.NET | GUE/NGL Apresenta a Candidatura de Pablo Iglésias à Presidência do PE
|
Etiquetas:
Espanha,
GUE/NGL,
Helena Pinto,
Info Esquerda.Net,
Pablo Iglesias,
Passos Coelho,
PIB,
Presidente Parlamento Europeu,
Wikileaks
sexta-feira, 27 de junho de 2014
Fernando Tordo Canta Estrela da Tarde | Vídeo
De há uns anos para cá, em cada dia cinco (5) de Maio é comemorado o "Dia da Língua Portuguesa e da Cultura entre os Países de Língua Portuguesa".
O Dia da Língua Portuguesa e da Cultura é celebrado nos oito países que pertencem à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
Esta comemoração veio à memória por um "post" que vi do grande cantor e compositor Fernando Tordo, cuja obra eu muito admiro.
Tenho o prazer de colocar, aqui, esse "post" com uma das geniais composições da autoria da dupla Fernando Tordo e José Carlos Ary dos Santos, este poeta e declamador da língua portuguesa, que ficou mais conhecido pelas inúmeras letras que escreveu para canções.
Nunca é demais lembrar a genialidade do poeta Ary do Santos.
JOÃO
Fernando Tordo partilhou uma ligação.
Hoje comemora-se o "Dia da Língua Portuguesa". Deixo aqui um grande poema de Ary dos Santos escrito para música de Fernando Tordo (tr)
Etiquetas:
5 de Maio,
Cantor,
Compositor,
Comunidade dos Países de Língua Portuguesa,
Declamador,
Dia da Língua Portuguesa,
Facebook,
Fernando Tordo,
José Carlos Ary dos Santos,
Poeta,
Video
segunda-feira, 23 de junho de 2014
Info ESQUERDA.NET | Pablo Iglesias (Podemos): "Não Queremos Ser Uma Colónia Alemã"
|
Etiquetas:
Alemanha,
Angolana,
Colónias,
Contra Medidas Austeridade,
Info Esquerda.Net,
Londres,
Manifestação,
Marcha,
Marcha de Orgulho LGBT,
Pablo Iglesias,
Polícia,
Professores,
Violência,
Violência Doméstica
sábado, 21 de junho de 2014
ESQUERDA.NET | Morreu Jaime Gralheiro | Aos 83 Anos
Jaime Gralheiro
Nascido e falecido em S. Pedro do Sul aos 83 Anos
Jaime Gralheiro faleceu com 83 anos, ontem, Sexta-Feira, em S. Pedro do Sul, de onde era natural.
Licenciado em direiro e dramaturgo, autor de reconhecidas peças, com uma vasta e importante obra.
Sobre as suas peças, o escritor Diniz Machado referiu: "tratam, em última análise, do problema da liberdade do indivíduo perante as inibições ou constrangimentos impostos pelo meio social".
Fica o artigo no Esquerda.Net, muito esclarecedor, sobre este homem que foi um "destacado lutador anti-fascista e defensor dos baldios" e um dos "Seres Únicos"...
Desejo que descance em Paz.
JOÃO
Morreu Jaime Gralheiro
21 de Junho, 2014 - 02:05h
Jaime Gaspar Gralheiro faleceu aos 83 anos. Advogado com escritório em S. Pedro do Sul, Jaime Gralheiro interveio em milhares de processos judiciais, destacando-se a sua intervenção nas questões ligadas aos baldios, de que era um forte defensor. Representou a Ordem dos Advogados como delegado na comarca da sua terra natal, desde o início dos anos 70.
Dramaturgo, escreveu com regularidade, sendo autor de peças como “Onde Vaz Luiz”, "Arraia-Miúda", "Na Barca com Mestre Gil" e da peça infantil "Farruncho". Em 1967 publicou um volume, no qual reuniu as suas peças “Paredes Nuas”, “Belchior” e “Ramos Partidos”.
Foi sempre um firme lutador pela liberdade, tendo participado ativamente antes do 25 de Abril no combate ao fascismo e na oposição democrática. Destacou-se também na defesa da agricultura, dos pequenos agricultores e dos baldios. Após o 25 de Abril de 74, foi presidente da comissão administrativa da Câmara Municipal de S. Pedro do Sul até ao verão de 75. Foi militante do PCP.
Lamentando a sua morte, a Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) salienta que Jaime Gralheiro “foi um dos mais ativos advogados” na questão dos baldios e “na defesa de direitos essenciais dos cidadãos durante a ditadura”.
A SPA destaca também que “a sua obra foi várias vezes premiada e em 1978 foi considerado o autor português mais representado do ano” e realça que “a obra dramática de Jaime Gralheiro, homem de princípios, convicções e palavra firme e clara foi frequentemente representada por companhias profissionais e amadoras”, tendo-se destacado a partir de 1975, como encenador “de uma boa parte das suas peças de teatro”.
“Nos últimos anos canalizou a sua energia criadora para a escrita e publicação de obras de ficção narrativa”, afirma a SPA, de que era associado da SPA desde 1964.
O presidente da Câmara de S. Pedro do Sul, Vítor Figueiredo declarou à agência Lusa que “com a morte de um dos seus mais ilustres o concelho de S. Pedro do Sul fica mais triste”.No passado dia 25 de Abril, a Câmara de S. Pedro do Sul homenageou Jaime Gralheiro e atribuiu o seu nome ao cineteatro local.
Etiquetas:
83 Anos,
Advogado,
Anti-fascistas,
Defensor dos baldios,
Dinis Machado,
Direito,
Dramaturgo,
Esquerda.Net,
Faleceu,
Jaime Gralheiro,
Lutador anti-fascista,
Peça,
S. Pedro do Sul,
Teatro
quinta-feira, 19 de junho de 2014
Info ESQUERDA.NET | Tribunal Constitucional Não Atende ao Pedido de Aclaração do PSD/CDS
|
terça-feira, 17 de junho de 2014
ACOMUNA | Feminismo, Costa vs Seguro, Futebol, Estado Espanhol, Piketty, Europa
Problemas em ver esta newsletter?
|
Subscrever:
Mensagens (Atom)