quinta-feira, 22 de outubro de 2009

José Saramago: CAIM e Polémica à cerca deste Livro de Ficção e dos Pensamentos do Autor, Prémio Nobel da Literatura


Clica 2 vezes na imagem para a veres melhor!

Na passada Segunda-Feira foi posto à venda o novo romance de José Saramago chamado "Caim". E um livro de ficção, como quase todos os outros que ele escreveu. “Caim” tem como personagens principais figuras bíblicas e, entre Caim e outras, está a figura de Deus. Mas Deus e a Humanidade têm sido temas para grandes escritores e grandes obras de ficção. Porquê atacar Saramago por um livro que quase ninguém leu e, pelos debates a que tenho assistido, depois de insultarem Saramago de tudo o que eu achava impensável insultarem um ser humano que vai ficar para a História das Artes de todo o Mundo, ainda dizem que não leram e não vão ler o livro…!

Ele tem feito umas considerações sobre Deus e sobre a Bíblia. Mas vão ter com ele para o entrevistarem! E se ele é questionado, ele, mesmo já tendo dito que é de educação e formação Cristã, tem o direito de dizer o que pensa de Deus e da Bíblia. Ele disse textualmente: "(...) a minha mentalidade, no fundo é uma mentalidade cristã (...), mas tenho uma mentalidade cristã! (...) deus está na cabeça de cada um de nós (...)"

Uma das coisas que ele já disse foi:
"O ser humano inventou Deus e depois escravizou-se a Ele" e continuou: "E isso é que eu ponho em questão."

E eu pergunto: É mentira isto? Jesus existiu: foi um homem como nós. Para mim o maior e melhor exemplo de um homem revolucionário. Tem sido uma grande influência na minha vida. Também eu criada na mentalidade Cristã, e assumidamente de valores cristãos, tendo sido baptizada, mas recusando-me a ser considerada católica, aceito todas as ideologias religiosas e políticas, mas em plena liberdade e exigindo a liberdade de eu, tu e as pessoas como Saramago escreverem e pensarem como querem... E mudarmos durante a nossa vida, porque evoluímos sempre... e estamos sempre a aprender... Aprender a Aprender é um dos meus lemas; outro é não haver verdades absolutas para coisas abstractas; e cada um é livre de ser e pensar o que quiser, desde que não cause danos a terceiros. E opiniões não causam danos!

Querem coisa mais temerosa para uma criança como aquela que vem na Bíblia e lhe ensinam, em pequena, na ESCOLA, que um pai sacrificou o filho para demonstrar o ser amor por Deus?... A Bíblia está cheia destas figuras tenebrosas e é interpretada por cada um de nós de maneira diferente, de acordo com tantos e tão variados factores… Também a lemos e interpretamos diferentemente de acordo com a idade que vamos tendo… Não se esqueçam que há aqueles que proíbem que os filhos sejam salvos com transfusões de sangue… E, também, não esqueçam as lutas que se travam em nome de Deus ou de um deus, não importa o nome que lhe dêem…

Os humanos criaram, de facto, Deus. Eu acredito que a divindade está em cada um de nós. E acredito numa divindade superior que não tem nada a ver com o que se passa entre os humanos… senão seria uma divindade muito cruel!

Eu já comprei o livro “Caim”. Voltarei ao tema e espero que todos se sintam à vontade de escreverem sobre o que pensam, mas sem insultos.

No interior da contracapa do livro “Caim”, está escrito isto: “A história dos homens é a história dos seus desentendimentos com deus, nem ele nos entende a nós, nem nós o entendemos a ele.”

Pois é, tal como eu e o meu filho e o meu filho e eu! Mas nós somos seres reais e amamo-nos!

Deus existirá ou não… Ninguém sabe! Sei que existiu um homem que se chamava João Baptista, que baptizava e a quem cortaram a cabeça. Esse eu admiro e até tenho uma grande afectividade por ele. (nasci no dia de S. João Baptista!). Tal como sinto uma grande admiração e, também, afectividade por Jesus. E por todos os que foram e são injustiçados…

JOÃO

Sem comentários:

Enviar um comentário