sábado, 31 de outubro de 2009

A CORRUPÇÃO - Um Verdadeiro Poder Nacional!

Em Portugal, infelizmente, não se aprovam medidas efectivas para combater a corrupção. E há tantos corruptos e tantos corruptíveis em Portugal!...

São pessoas, de facto, viciadas no dinheiro. Pensam que o levam com eles quando morrerem! Todos os valores que sentem que precisam são os valores monetários e os supérfluos, quando os valores principais para o bem-estar interior não são esses, mas aqueles que formam o carácter de uma pessoa de bem.

Como podem os juízes condenar e prender pessoas que roubaram uma maçã, um pão ou um qualquer outro alimento para acalmar a fome, e deixarem livres estes indivíduos corruptos que fazem da corrupção um verdadeiro modo e modelo de vida, criando, assim, a mentalidade que o crime compensa em Portugal?!...

Tem compensado, de facto. Uma vergonha! Mas essas pessoas são bem capazes de fazer parte do grupo daqueles que lutam contra o Rendimento Mínimo Nacional e o Subsídio de Desemprego...!Mas essas pessoas são bem capazes de fazer parte do grupo daqueles que lutam contra o Rendimento Mínimo Nacional e o Subsídio de Desemprego...!

Como não posso fazer mais nada senão votar no partido que defende Leis que possam detectar e por cobro a este flagelo - uma autêntica epidemia -, ao menos tento achar graça à piada do Bartoon.

JOÃO


A Frase:
"Uma parte da elite portuguesa tem tudo a ver com o lixo de Ovar. Viciou-se no negócio. Não consegue conceber a vida para além do dinheiro e do poder, do conforto mais hedonista e da traficância de influência..."
João Marcelino, "Diário de Notícias", 31/10/2009
PUBLICO.PT - Bartoon - 31-Out-2009
Clica 2 vezes para veres a imagem aumentada!

Casamento Entre Pessoas do Mesmo Sexo

Ontem, no Blog "Arrastão", li um artigo de opinião de Daniel Oliveira a propósito de outro artigo de opinião, que ele leu no "Público", sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo.Todas as vezes que eu vejo este tema debatido e os argumentos que as pessoas ditas eruditas e muito influentes nos círculos de opinião usam, eu fico com os cabelos em pé. Então aquele argumento, sempre presente, que, "perante uma crise económica, o tema não é prioritário"... Será que nos tomam por parvos?! Será que pensam que as pessoas comuns têm serradura na cabeça?!

Então eu amei este artigo do Daniel Oliveira, que eu assinaria como meu se não fosse uma pessoa com valores éticos. Quero dizer com isto que gostaria de ter escrito este artigo, claro. Concordo com ele a 100%!

Mas como não fui eu quem o escreveu, e por o achar imperdível, vou colocá-lo aqui e espero que seja lido, um dia, por muitas pessoas em Portugal e além fronteiras e, se possível, repassado e discutido.

JOÃO
É pioritário dizer que isto não é prioritário

Daniel Oliveira, in Blog "arrastão"

Nota: podes ler este Artigo de Opinião do Daniel Oliveira no comentário que coloquei a esta mensagem/post.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

GOVERNO LEGISLA SOBRE TAXAS NOS PAGAMENTOS COM CARTÕES

A matéria que vos deixo saiu na ESQUERDA.NET:
http://www.esquerda.net/index.php?option=com_content&task=view&id=14020&Itemid=1

Todo o dia estive atenta aos debates sobre a temática em título.
A cobrança de uma taxa nos pagamentos com cartão não traz benefícios a ninguém: os Comerciantes não querem, criticam e contestam a aplicação das taxas; os Consumidores também não aceitam tal medida pois, a maioria dos portugueses já não consegue fazer face às despesas, se até a classe média está numa pobreza completa, envergonhada, com licenciados desempregados e trabalhadores com trabalho precário, sem direito a subsídio de desemprego e uma enorme percentagem de desempregados, alguns sem a mínima chance de encontrar novamente emprego ou, até os jovens, sem conseguirem o primeiro emprego… O nível de pobreza no nosso país é assustador!
A Directiva Comunitária ainda não entrou em vigor. E não vai ser aplicada pela maioria dos países da Zona Euro, que a recusou, até porque Bruxelas deu liberdade a cada país aplicar ou não essa Directiva…
Mas eu sei, quase toda a comunicação social sabe, que o Governo Português tem Diploma preparado para aplicar até 1 de Novembro.
Jorge Morgado, o Presidente da DECO, disse que não ia mudar nada e se mudasse convocaríamos um boicote. Mas eu conheço bem o Jorge Morgado e ele estava muito alterado. Ele sabe o que eu já vos disse. Toda a gente sabe!
Por isso vos peço que reencaminhem esta mensagem para todos os Blogs e para todos os vossos contactos de e-mail. E falem disto nos cafés, nos transportes, em todo o lado. Não podemos aceitar que o nosso país aplique esta Directiva Comunitária!
Depois que se seguirá?! Pagarmos uma taxa para levantarmos o nosso dinheiro no Multibanco?!
Lutem! Espalhem a mensagem que se segue.
JOÃO


Governo dá luz verde às taxas
sobre pagamento com cartão

26-Out-2009
Ao contrário da maior parte dos países da zona euro, Portugal aceitou transpor a directiva comunitária que permite aos comerciantes cobrarem uma taxa sobre os pagamentos com cartão. A DECO diz que a directiva é um incentivo à fuga aos impostos.

A Directiva sobre Serviços de Pagamentos entra em vigor no dia 1 de Novembro e dá a cada Estado membro a liberdade para permitir ou não a cobrança da taxa sobre o pagamento com cartão.

Mas o diploma que a transpõe para a lei portuguesa ainda não tem data para ser publicado. Segundo avança o Diário de Notícias, o governo prepara-se para o publicar muito em breve, ao contrário da maior parte dos parceiros da zona euro, que recusaram aplicar esta taxa.


A associação de defesa dos consumidores alerta para a forma como a introdução desta taxa está a passar despercebida na opinião pública. Em declarações à TSF, Pedro Moreira defendeu que esta alteração vai retirar transparência ao acto de compra e que o regresso ao uso do dinheiro em vez dos cartões, poderá incentivar a fuga aos impostos, uma vez que o registo das entradas em dinheiro são mais fáceis de esconder do fisco que as entradas de pagamentos em cartão.

O regresso do uso do dinheiro na maior parte transacções comerciais, numa altura em que o pagamento com cartão é generalizado, poderá também ter o efeito de multiplicar os levantamentos de dinheiro nas caixas ATM. Sabendo da vontade antiga dos bancos em introduzirem uma taxa sobre os levantamentos multibanco, a corrida aos ATM poderá servir para justificar uma medida que nunca avançou, dada a sua impopularidade.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Meditação sobre os suicidas da France Telecom: "Que sociedade estamos a construir? Que mundo vem aí?"

Olá a todos!
Nest blog já está um comentário sobre os suicidas de France Telecom.
Eu queria responder a esse comentário.
Mas não o faria com tanta eloquência como Baptista Bastos o faz.
Deixo pois um dos artigos deste autor.
Sara Antunes

Baptista Bastos
Meditação sobre os suicidas da France Telecom
"Que sociedade estamos a construir? Que mundo vem aí?" As perguntas, tornadas um pungente requisitório, foram, há dias, formuladas por um trabalhador da France Telecom, numa manifestação contra o processo de "reestruturação" da empresa, cujos resultados têm conduzido à barbárie. Vinte e quatro trabalhadores suicidaram-se, nos últimos dezanove meses, e mais treze foram socorridos quando se preparavam para pôr fim à vida.

Em nome da "competitividade" e em obediência às leis do mercado, um "gestor", Louis-Pierre Wenes, procedeu, a partir de 2005 (ele entrara na empresa em 2002), adjuvado por Didier Lombard, à "modernização" da empresa, o terceiro operador de telemóveis da Europa e o primeiro fornecedor de acesso à Internet.
A brutalidade das decisões não olhou a meios para justificar os fins. Diz a France Press que "o plano redundou num controlo cerrado dos funcionários, dos tempos de pausa, uma pressão insuportável por ganhos de produtividade e desumanização nas relações laborais. Os comunicados dos sindicatos sublinham a incerteza organizada sobre a permanência de cada posto de trabalho, mudanças forçadas de funções, pressões insidiosas para que os trabalhadores se demitissem ou aceitassem despromoções, tentando fazê-los responsabilizar-se por essas novas situações."

O "mercado", o "neoliberalismo" e a globalização atingiram novos patamares de infâmia. Em Portugal desconhece-se a estatística de suicídios causados por compulsões semelhantes, e o facto de estarmos à beira dos setecentos mil desempregados deveria preocupar, seriamente, aqueles que nos governam. A desumanização que se regista no mundo do trabalho explica-se pelo facto de o "homem de organização", quero dizer: o "gestor", não pode permitir-se ter princípios ou escrúpulos: deve, isso sim ter reflexos.
A degradação da vida empresarial resulta dessa cartografia de horrores que consiste nos objectivos a atingir, nas etapas que se tem de percorrer, e dos lucros que terão de ser rápidos e vultosos. O "gestor" é muitíssimo bem pago para ser um cão-de-fila. Um universo sem paixões, gelado, uma mistura de indiferença humana com uma selvajaria abstracta.

"Que sociedade estamos a construir? Que mundo vem aí?" As dramáticas perguntas adquirem um novo relevo, quando se sabe que as "soluções" aplicadas pelos tais "gestores" revelam-se ineficazes e conduzem as empresas, mais tarde ou mais cedo, à falência. À falência económica e financeira, porque a falência moral já habita no corpo de quem as dirige.

A "organização", o "grupo", correspondem a esse capitalismo predador, que mantém uma "democracia de superfície", feroz e impositiva, que tem aniquilado sindicatos, partidos progressistas, organizações cristãs recalcitrantes, homens e mulheres, sobrepondo uma cultura que provoca a renúncia de pensar. O poder económico a sobrepujar o poder político. Ainda há semanas, o eng.º Francisco Van Zeller, presidente da CIP, se opunha, veementemente, à casualidade de o PS estabelecer acordos, parlamentares ou outros, com o Bloco de Esquerda. A sobreposição chega a ser aberrante. E o desprezo pela democracia, mesmo tão fanada como a portuguesa, associa-se a um postulado segundo o qual estaríamos no fim das ideologias. É verdade que o PSD nunca foi "social-democrata" (quando muito, conservador-liberal), e o PS foge do socialismo como Satanás da cruz (salvo seja). Esta confusa apropriação indevida de nomes causou estragos irreparáveis na "democracia" que por aí está.

O panorama nacional é assustador. Salvam-se os bancos, em nome não se sabe muito bem de quê e de quem, e destroem-se vidas. O tema da emancipação da humanidade não perdeu prestígio nem poder. As grandes questões do trabalho, do capitalismo, das novas relações sociais, do desemprego e da subida da miséria e da fome são omissos nos chamados órgãos de informação. No caso português, a ausência destes temas obedece a indicações e a ordenanças. As mais radicais das ideias reaccionárias afloram em numerosos artigos, comentários e debates. É a "democracia de superfície" em toda a sua expressão. Repare-se que o caso da France Telecom mereceu medíocres chamadas de primeira página, e notícias reduzidíssimas no interior dos jornais. E este é um assunto que, pela sua natureza trágica e pela dimensão social que exprime, deveria adquirir enunciações mais amplas.

Há algo de dissolução rápida nas nossas sociedades. Quando os laços relacionais são tão abruptamente cortados, como na France Telecom, temos de perceber que o problema não é isolado. E que a ameaça começou a constituir como perigo imediato. Nomeemos os problemas e saibamos enfrentar os riscos decorrentes. A Imprensa e os jornalistas honrados têm uma palavra a dizer. Não será a última mas é, certamente, a mais importante. Se eu lhes merecer, contem comigo.


Amigo é coisa para se guardar... Cada dia deve ser o dia d@ amig@!







OLÁÁÁÁÁÁ
TIPOS DE AMIGOS




AMIGA... Eu venho dizer-te que SOU TUA AMIGA.
Quem é teu amigo? Cative-o bem e sê uma pessoa cativante...

Importante é saber cultivar a amizade...
Mesmo sendo por poucos momentos, faz de cada um desses momentos como se fosse o da tua vida...

Tua amiga!
Mena

Gripe A: Louçã Aceita Vacinar-se e Critica Alarmismo

"Em questões de saúde é preciso ser sempre muito sensato" – Francisco Louçã
25.10.2009 - 18:59 Por Lusa


Olá a todos!
Como tem havido tanta discussão, tanta polémica e tanto alarmismo àcerca destes temas, Saúde e Gripe A (Gripe Suína), eu aproveito este espaço para deixar uma matéria que saiu ontem à tardinha no PUBLICO.PT.
Também ouvi, nos diversos Jornais Televisivos, Francisco Louçã e João Semedo (médico) falarem sobre a importância de se conter o alarmismo e esta epidemia, vacinando-nos.
Fica, pois, a reportagem.
JOÃO
______________________________________________
Miguel Madeira
O líder do Bloco de Esquerda, Francisco Louçã, considera que não faz sentido o alarmismo criado contra a vacina da gripe A e disse que aceita vacinar-se "com todo o gosto" na campanha que começa amanhã.
Louçã considera que "o alarmismo sobre
a gripe A não tem qualquer justificação"

"Quem está em situação de saúde com risco deve ser prioritariamente vacinado, mas quem tem também muito contacto com outras pessoas deve aceitar a vacina, o que faço com todo o gosto, porque creio que é também uma responsabilidade combater esse alarmismo e dar o exemplo", afirmou.

Francisco Louçã falava aos jornalistas em Anobra, no concelho de Condeixa, a segunda freguesia no país conquistada pelo BE nas últimas eleições autárquicas, a seguir a Salvaterra de Magos, onde se deslocou para contacto com os autarcas eleitos e a população.

"Em questões de saúde é preciso ser sempre muito sensato. O alarmismo sobre a gripe A não tem qualquer justificação, é uma epidemia de gripe muito contagiante como tem havido outras epidemias de gripe todos os anos", disse o coordenador nacional do BE.

Para além dos grupos de risco - onde se incluem as grávidas, as pessoas com doenças infecciosas ou limitações por idade e também aquelas que estão contacto intensivo com outros -, Louçã entende que todos os deputados deviam ser vacinados, assim como o Presidente da República.

A campanha de vacinação contra o vírus H1N1 arranca amanhã. Numa primeira fase, vão ser distribuídas 49 mil doses pelos grupos considerados prioritários.”

domingo, 25 de outubro de 2009

Parabéns ao Bloco de Esquerda


 C/conhecimento a "Desfazer Nós, Criar Laços!..."

A Frase (no Publico.pt de hoje)

"Sócrates conseguiu formar uma equipa com quase tantos apoiantes do socialista-bloquista Manuel Alegre, quantos os seus próprios fiéis."
Filomena Martins, "Diário de Notícias", 24-10-2009
_______________________________
eheheheheheheheheheheheheheh

Parabéns ao BE na Charneca e em todo o lado do Concelho de Almada, distrito de Setúbal e restante país, pelos resultados que teve no computo geral. Voltarei para particularizar, se tiver oportunidade.

Parabéns, também, ao BE por a sociedade ver bloquistas em todo o lado. Dizer-se que Manuel Alegre é socialista-bloquista é uma anedota. Mas há tantas anedotas por aí…

Sobretudo, parabéns à Filomena Silva eleita deputada à assembleia de Freguesia da minha Charneca e ao seu super fantástico blog charnecabloco que, já verifiquei, tem chegado a várias partes do planeta Terra e, quiçá, para além deste nosso pequenino planeta. O contador geográfico é que é limitado a este planeta!

Estive com gripe A e tive que ser internada. Daí não ter participado na discussão dos vários temas. Mas já estou bem e vou acompanhar, sempre que possível.

Sara

sábado, 24 de outubro de 2009

Charneca de Caparica Exige Mais Obras! Entrevista do Presidente da Junta

Página 6 do Jornal Regional de Almada
N.º 194 - 20 a 26 de Outubro de 2009
Clica 2 vezes na imagem para a aumentares!
Freguesia celebra este mês de Outubro o seu 24.º Aniversário

Teve lugar, no dia 21 de Outubro p.p., a 1ª reunião institucional entre a recente eleita deputada à Assembleia de Freguesia da Charneca de Caparica, Filomena Silva e o reeleito Presidente da Junta, Fernando Jorge. Mas durante a campanha e mesmo após as eleições autárquicas, estes nossos dois representantes autárquicos tiveram imensas ocasiões para trocarem palavras e ideias sobre e para a Charneca de Caparica. E sinto que o Presidente da Junta de Freguesia está a par do Blog http://charnecabloco.blogspot.com/ e do programa defendido pela Filomena Silva para a Charneca de Caparica.

Fiquei, pois, muito contente quando vi que o Presidente tem muitas das aspirações que o BE, na figura da nossa deputada, tem e que coincidem com os principais problemas sentidos por todos os Charnequeses.

Sei que depende da Câmara Municipal de Almada a resolução e concretização de muitos deles, mas estou certa que a Filomena e o Presidente da Junta vão fazer parte de uma equipa que vai fazer de tudo para “furar” as oposições da CMA contra a Charneca. Ainda por cima vamos ter uma Vereadora, também recém eleita, Helena Oliveira, que terá que defender a Charneca de Caparica como defende as restantes freguesias de Almada e pensar que esta freguesia é a maior freguesia das 11 do Concelho de Almada e os Charnequenses, que votaram nela, não vão ficar quietos perante a oposição que temos tido até aqui por parte da CMA.

Agora temos um espaço de encontro, que é o Blog
http://charnecabloco.blogspot.com/, que é lido em todas as partes do mundo, até no Japão!

Estou com fé na Filomena Silva e não quero deixar de estar com muita fé na Helena Oliveira e nos nossos bloquistas eleitos para deputados à Assembleia Municipal de Almada.

Como Charnequense, Bloquista e Amiga, conto com todos vós!

Saudações amigas
JOÃO

Vídeo: LISBOA - Lisboa Menina e Moça - Paulo de Carvalho

L I S B O A
A Minha Cidade Natal. Cidade da Minha Vida!
Lisboa Menina e Moça
Letra: Ary dos Santos, Joaquim Pessoa, Fernando Tordo;
Música e Voz: Paulo de Carvalho

Lista de Autarcas Eleitos pelo Bloco de Esquerda no Concelho de Almada - 2009

Clica 2 vezes para ver a imagem da lista aumentada!
Deixo esta lista desta forma, em imagem, porque pode dar jeito para ser gravada e/ou imprimida.

JOÃO

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

FW: REFORMAS... Que Vergonha para os Franciscanos !!!!!

REPASSANDO!

Mais um pobrezinho de um reformado

SUGIRO A QUE SE SENTEM BEM, ANTES DE LEREM ISTO!!!!

VIV'Ó REGABOFE !!!

Mau grado o voto de pobreza a que a Ordem Franciscana obriga, Frei Vítor Melícias, recebe uma modesta reforma de € 7450 !!!!! Será que a entrega direitinha à Ordem Franciscana e a distribui pelos mais necessitados???? De certeza que sim...

eheheheheh

Padre Melícias com pensão de 7450 euros

O padre Vítor Melícias, ex-alto comissário para Timor-Leste e ex-presidente do Montepio Geral, declarou ao Tribunal Constitucional, como membro do Conselho Económico e Social (CES), um rendimento anual de pensões de, e só,

104 301 Euros !!!

Em 14 meses, o sacerdote, que prestou um voto de obediência à Ordem dos Franciscanos, tem uma pensão mensal de 7450 euros. O valor desta aposentação resulta, segundo disse ao CM Vítor Melícias, da "remuneração acima da média" auferida em vários cargos.

Vítor Melícias entregou a declaração de rendimentos no Tribunal Constitucional em 2 de Fevereiro de 2009, mais de um ano após a instituição presidida por Rui Moura Ramos ter clarificado a interpretação da lei que controla a riqueza dos titulares de cargos políticos.

A 15 de Janeiro de 2008, o Tribunal Constitucional deixou claro que, ao abrigo da lei 25/95, 'de entre os membros que compõem o CES, se encontram vinculados ao referido dever [de entrega da declaração de rendimentos] aqueles que integrem o Conselho Coordenador e a Comissão Permanente de Concertação Social, bem como o secretário-geral'.

Com 71 anos, Vítor Melícias declarou, em 2007, ao Tribunal Constitucional um rendimento total de 111 491 euros, dos quais 104 301 euros de pensões e 7190 euros de trabalho dependente. 'Eu tenho uma pensão aceitável mas não sou rico', diz o sacerdote.

Melícias frisa que exerceu funções com 'remuneração acima da média, que corresponde a uma responsabilidade acima de director-geral', no Montepio Geral, na Misericórdia de Lisboa, no Serviço Nacional de Bombeiros e noutros organismos.

E eu a julgar que esta gente praticava o "espírito de missão" e o "trabalho de voluntariado"???!!! Chiça penico!
Pois é, esta gente da Igreja nunca me enganou!!! Já têm mais de 2000 anos de experiência....
Razão tinha o S. Pedro quando um dia espreitando cá para baixo, viu um avião de luxo, todo branco com o Papa lá dentro e exclamou:
vejam só como o negócio evoluiu, começou com um burro...


quinta-feira, 22 de outubro de 2009

José Saramago: CAIM e Polémica à cerca deste Livro de Ficção e dos Pensamentos do Autor, Prémio Nobel da Literatura


Clica 2 vezes na imagem para a veres melhor!

Na passada Segunda-Feira foi posto à venda o novo romance de José Saramago chamado "Caim". E um livro de ficção, como quase todos os outros que ele escreveu. “Caim” tem como personagens principais figuras bíblicas e, entre Caim e outras, está a figura de Deus. Mas Deus e a Humanidade têm sido temas para grandes escritores e grandes obras de ficção. Porquê atacar Saramago por um livro que quase ninguém leu e, pelos debates a que tenho assistido, depois de insultarem Saramago de tudo o que eu achava impensável insultarem um ser humano que vai ficar para a História das Artes de todo o Mundo, ainda dizem que não leram e não vão ler o livro…!

Ele tem feito umas considerações sobre Deus e sobre a Bíblia. Mas vão ter com ele para o entrevistarem! E se ele é questionado, ele, mesmo já tendo dito que é de educação e formação Cristã, tem o direito de dizer o que pensa de Deus e da Bíblia. Ele disse textualmente: "(...) a minha mentalidade, no fundo é uma mentalidade cristã (...), mas tenho uma mentalidade cristã! (...) deus está na cabeça de cada um de nós (...)"

Uma das coisas que ele já disse foi:
"O ser humano inventou Deus e depois escravizou-se a Ele" e continuou: "E isso é que eu ponho em questão."

E eu pergunto: É mentira isto? Jesus existiu: foi um homem como nós. Para mim o maior e melhor exemplo de um homem revolucionário. Tem sido uma grande influência na minha vida. Também eu criada na mentalidade Cristã, e assumidamente de valores cristãos, tendo sido baptizada, mas recusando-me a ser considerada católica, aceito todas as ideologias religiosas e políticas, mas em plena liberdade e exigindo a liberdade de eu, tu e as pessoas como Saramago escreverem e pensarem como querem... E mudarmos durante a nossa vida, porque evoluímos sempre... e estamos sempre a aprender... Aprender a Aprender é um dos meus lemas; outro é não haver verdades absolutas para coisas abstractas; e cada um é livre de ser e pensar o que quiser, desde que não cause danos a terceiros. E opiniões não causam danos!

Querem coisa mais temerosa para uma criança como aquela que vem na Bíblia e lhe ensinam, em pequena, na ESCOLA, que um pai sacrificou o filho para demonstrar o ser amor por Deus?... A Bíblia está cheia destas figuras tenebrosas e é interpretada por cada um de nós de maneira diferente, de acordo com tantos e tão variados factores… Também a lemos e interpretamos diferentemente de acordo com a idade que vamos tendo… Não se esqueçam que há aqueles que proíbem que os filhos sejam salvos com transfusões de sangue… E, também, não esqueçam as lutas que se travam em nome de Deus ou de um deus, não importa o nome que lhe dêem…

Os humanos criaram, de facto, Deus. Eu acredito que a divindade está em cada um de nós. E acredito numa divindade superior que não tem nada a ver com o que se passa entre os humanos… senão seria uma divindade muito cruel!

Eu já comprei o livro “Caim”. Voltarei ao tema e espero que todos se sintam à vontade de escreverem sobre o que pensam, mas sem insultos.

No interior da contracapa do livro “Caim”, está escrito isto: “A história dos homens é a história dos seus desentendimentos com deus, nem ele nos entende a nós, nem nós o entendemos a ele.”

Pois é, tal como eu e o meu filho e o meu filho e eu! Mas nós somos seres reais e amamo-nos!

Deus existirá ou não… Ninguém sabe! Sei que existiu um homem que se chamava João Baptista, que baptizava e a quem cortaram a cabeça. Esse eu admiro e até tenho uma grande afectividade por ele. (nasci no dia de S. João Baptista!). Tal como sinto uma grande admiração e, também, afectividade por Jesus. E por todos os que foram e são injustiçados…

JOÃO

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Exposição "Existencial Urbano" de Nunes de Freitas

Clica 2 vezes sobre a imagem para a veres melhor!

É com grande prazer, que divulgo a Inauguração da Exposição de Fotografia “Existencial Urbano”, de Helder Nunes de Freitas, que tem lugar hoje, 21 de Outubro, pelas 18h, no Espaço Santa Casa, na Rua do Carmo N.º 17-21, no Chiado, em Lisboa - segunda ou terceira porta à esquerda na rua que desce (nos Armazéns do Chiado).

Mais comunico que a exposição pode ser apreciada até ao final do corrente mês, das 11:30 às 19:00 horas.

Para os amantes de ARTE, especialmente de FOTOGRAFIA, esta exposição é imperdível...

Obrigada!
JOÃO

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Artigo de Helena Oliveira: Estamos Prontos!

Estamos prontos!


Nas eleições autárquicas do passado domingo, o Bloco de Esquerda reforçou a sua posição nos órgãos autárquicos em Almada, e isso ficou a dever-se ao voto de confiança que os almadenses, repartidos pelas onze freguesias do nosso concelho, quiseram dar-nos.

O Bloco de Esquerda lutou e alcançou uma representação na vereação (7,81%), e a consolidação da nossa votação na Assembleia Municipal (9,96%) e nas Assembleias de Freguesia (9,19%).

Queremos de uma forma reconhecida agradecer a todas e a todos os almadenses que nos deram a sua confiança no passado dia 11 de Outubro.

Consideramos que estamos em melhores condições de contribuir para aumentar a democracia e a participação de todos e todas nas decisões que a todos dizem respeito.

A nível nacional, com toda a humildade reconhecemos que o Bloco de Esquerda, ao não eleger vereadores para as Câmaras de Lisboa e Porto, ficou aquém dos objectivos traçados para estas eleições. A fortíssima bipolarização e o voto útil são as principais razões destes resultados. Apesar disso, a votação no Bloco aumentou (cresceu 8% comparativamente a 2005), reforçando a nossa representação nas Câmaras (mais dois vereadores) e Assembleias Municipais (mais 25 deputados municipais).

No distrito de Setúbal, o Bloco de Esquerda elegeu 3 vereadores, na Moita (onde já tinha um vereador), Seixal e Almada. Num total de 18 mandatos, o BE está presente nas Assembleias Municipais de 11 dos 13 Concelhos do distrito, tendo eleito pela primeira vez em Alcácer do Sal e Sines. O BE continua representado em todas as assembleias de freguesia onde já tinha autarcas eleitos (com excepção de duas) num total de 37 mandatos, tendo eleito pela primeira vez em Fernão Ferro, Ermidas-Sado, Santiago do Cacém e Comporta.

Reconhecemos que muito temos que aprender com o trabalho autárquico e fazer dele também um pólo aglutinador de vontades. Temos pela frente um trabalho em que devemos persistir, insistindo em promover o debate democrático e livre, cada vez mais abrangente junto das populações.

Incentivar a participação cidadã, a reivindicação quotidiana de uma qualidade de vida mais digna onde os direitos à habitação, à requalificação urbana, à defesa do ambiente contra a especulação imobiliária, combatendo o desemprego e as desigualdades sociais, promovendo a integração plena de todos e todas que escolherem o nosso país e as nossas terras para viverem, são algumas das prioridades do Bloco no trabalho autárquico dos próximos quatro anos.

Em Almada, partimos para estas eleições com dois objectivos. O primeiro era contribuir para acabar com a maioria absoluta na gestão autárquica. O segundo era eleger para a Vereação e reforçar a votação na Assembleia Municipal e nas Assembleias de Freguesia.

Consideramos que todas as maiorias absolutas são em si mesmas formas de poder arrogantes, prepotentes e castradoras de amplas participações, logo promotoras de défice de liberdade e democracia.

O exemplo recente do comportamento do governo Sócrates é bem o exemplo desta constatação. Foi por ter governado com maioria absoluta que destruiu a Segurança Social, impôs leis do trabalho apenas elogiadas pelos patrões e pela direita, agravou o desemprego, a precariedade e a pobreza, aumentou a idade da reforma e cortou o acesso ao subsídio de desemprego de milhares de jovens e desempregados de longa duração no nosso distrito.

Em Almada, assistimos à extinção do Arsenal do Alfeite, decretada pelo Governo PS, e dos 1200 trabalhadores qualificados que nele trabalhavam, 400 foram integrados noutros organismos do Estado, e 200 foram para a mobilidade especial. Os 600 trabalhadores que foram para a nova empresa perderam direitos e regalias, conquistadas há muitos anos.

No nosso concelho, a maioria absoluta da CDU no poder autárquico, podia e devia ter investido mais nas funções sociais, na educação, na habitação social e na reabilitação urbana, na participação das pessoas nas decisões para o concelho, na valorização e reconhecimento dos direitos dos trabalhadores da autarquia. Ao invés, foram-se acentuando desequilíbrios e exibindo obra em betão, à medida que foram crescendo os sacrifícios injustificados dos almadenses e as injustiças nos direitos laborais dos trabalhadores da autarquia.

Com os resultados alcançados pelo Bloco de Esquerda em Almada, sabemos que a nossa responsabilidade aumentou e que vamos enfrentar dificuldades, mas quem votou no Bloco e contribuiu para estes resultados pode estar certo que o seu voto não foi em vão, e que a confiança que em nós depositou permitirá a mudança na governação do nosso concelho.

Os Almadenses encontrarão no Bloco uma força que não se conforma com o défice de participação cidadã, as desigualdades sociais, a falta de habitação digna desse nome, as injustiças laborais, e tantas outras.

Conhecemos o nosso Concelho e estamos convictos que só com a participação e entusiasmo de muitos é possível ir mais além e encontrar as soluções necessárias. Ao contrário de outros, não descansaremos enquanto não estiverem resolvidos os muitos problemas que existem em Almada.

E por isso aqui vos afirmamos: para honrar os compromissos constantes do programa eleitoral com que nos apresentámos aos almadenses, ESTAMOS PRONTOS!

Helena Oliveira,
Membro da Coordenadora Concelhia do BE
e Vereadora eleita da CMA
14 Outubro 2009

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Colecção de Imagens de PONTES: Que Ponte é Esta?!

Eu faço colecção de postais e fotografias de PONTES.
Agora, com as imagens por e-mail, recebo pontes de tod@s minh@s
amig@s...
Acontece que me enviaram esta imagem sem me comunicarem que ponte é nem, ao menos, a que parte do mundo pertence.

Por isso, deixo o desafio a cada um dos que visitarem o Blog:
Se conhecer esta ponte, que tem um trabalho arquitectónico muito interessante, por favor deixe a resposta num comentário.
Obrigada
JOÃO

Autárquicas 2009 - Concelho de Almada: Vereadores, Composição da Assembleia Municipal e Presidentes de Junta de Freguesia

Página 6 do Jornal Regional de Almada
13 a 19 de Outubro de 2009
Clica 2 vezes em cima da imagem para a aumentares

Bloco de Esquerda Retira MAIORIA À CDU!
*
Lista dos Autarcas Eleitos Pelo Bloco de Esquerda
*
Vereadora Eleita à Câmara Municipal de Almada:
Helena Oliveira

Deputados Eleitos à Assembleia Municipal de Almada:
Luis Filipe Pereira
Ermelinda Toscano
Manuel Braga


Deputados Eleitos às Assembleias de Freguesias:
Almada
Ana Lúcia Massas
Cacilhas Ermelinda Toscano
Caparica Eduardo Jorge dos Santos
Charneca de Caparica Filomena Silva
Cova da Piedade Jorge Varão Gonçalves
Feijó Vitor Hugo Nunes
Laranjeiro Pedro Oliveira
Pragal
António Tavares
Sobreda Jerónimo Gil
Trafaria Maria Helena Nunes
*
Aproveito para, novamente, dar os meus mais sinceros PARABÉNS a todos os eleitos e desejar-lhes um bom trabalho e muitas felicidades e vitórias no desempenho destas suas funções.

Saudações Democráticas
JOÃO

domingo, 18 de outubro de 2009

A Dra Rauni Kilde Fala Sobre a “Conspiração” da Gripe Suína



Ex-Ministra da Saúde da Finlândia – ASSUSTADOR

Vejam isto depressa, antes que retirem este vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=nTgyakGAddM

Quem fala assim, não é gago!

O depoimento da ex-Ministra da Saúde da Finlândia, Dra. Rauni Kilde, é muito claro e corajoso.

Falado em Inglês e traduzido em Castelhano.

Pois é, assustador, de facto, que os médicos possam alinhar em tramóias que prejudiquem os seus pacientes.

Eu, como doente de risco, assinalada como das primeira a levar a vacina contra a Gripe A – que é “Suína”, mas que aqui só chamam de “A” -, primeiro nunca deixaria que me obrigassem a levar vacina alguma contra a minha vontade; segundo não admito ter uma médica em quem eu não ACREDITE!

Por tudo isto, quando a altura chegar, vou-me aconselhar com a minha médica que é uma pessoa séria, responsável e que não alinha em conspirações.

E cabe a cada um de nós tentar fazer as averiguações necessárias e exigir respostas!

JOÃO

Europeias Portuguesas - Resultados das Eleições Para o Parlamento Europeu 2009


O Bloco de Esquerda, nas Eleições Europeias do passado dia 7 de Junho, ficou e continua de PARABÉNS, pois conseguiu eleger 3 Deputados para o Parlamento Europeu quando, nas últimas Eleições Europeias tinha elegido apenas 1 Eurodeputado, o Miguel Portas, que tem tido uma prestação a todos os níveis louvável.

Agora, nesta legislatura, os Eurodeputados do Bloco de Esquerda são:

1. Miguel Portas

2. Marisa Matias
3. Rui Tavares
Eles vão trabalhar muito e dar cartas. Vão continuar a fazer a diferença, como o Miguel Portas fazia!

A cada um deles dou os PARABÉNS e desejo um mandato cheio de boas realizações profissionais e pessoais.

JOÃO
Nota:
Estes dados são agora colocados por mim, para memória futura, porque este Blog só começou a funcionar no dia 12 de Agosto de 2009 e, então, as prioridades de trabalho, de colocar dados e de mensagens têm sido outras.
No entanto, é com o maior prazer que tentamos dar uma imagem geral dos dados do Bloco de Esquerda nos actos eleitorais de 2009. E, nalgumas situações, mas poucas, incluímos os dados Nacionais. Não vamos, nem é essa a intenção, substituirmo-nos ao DGAI e Ministério da Justiça. Apenas colocar os dados que dizem respeito à Junta de Freguesia da Charneca de Caparica e apresentar alguns dados gerais relacionados com o Bloco de Esquerda.

sábado, 17 de outubro de 2009

Legislativas: Distribuição dos Deputados do BE pelos Círculos Eleitorais

Deputados Eleitos em 2005
- A Nível Nacional -
No mandato anterior, o Bloco teve 8 deputados eleitos. Eles tiveram uma excelente prestação, como sempre é um atributo da cada um daqueles que tem sido deputado pelo BE. O meus Parabéns a todos!
Deputados Eleitos em 2009
Nestas eleições de 2009, o número de Deputados duplicou tendo, o BE, elegido, assim, 16 Deputados para a Assembleia da República, distribuídos, da seguinte forma, pelos seguintes Círculos Eleitorais:

  • 1 por Aveiro
  • 1 por Braga
  • 1 por Coimbra
  • 1 por Faro
  • 1 por Leiria
  • 5 por Lisboa
  • 3 pelo Porto
  • 1 por Santarém
  • 2 por Setúbal

Saúdo todos aqueles que trabalharam para que este magnifico resultado tenha sido possível e, também, saúdo todos os que votaram Bloco de Esquerda, acreditando nesta esquerda de confiança, grande e generosa.
Quem ficou a ganhar foi o País!
Saudações democráticas
JOÃO

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Aurárquicas 2009: Resultados de Todas As Forças Políticas na Charneca de Caparica


Dados do DGAI - Ministério da Justiça
 
Este mapa tem os valores de todos os Partidos às três componentes das Eleições Autárquicas na minha Junta da Freguesia:
  • Câmara Municipal
  • Assembleia Municipal
  • Assembleia de Freguesia
O Bloco de Esquerda é aqui sempre a 4.ª força política mais votada!
Já tive a oportunidade de escrever que, em relação à Charneca de Caparica, estamos muito satisfeitos com o aumento percentual, que tem sido sempre significativo de acto eleitoral para o mesmo acto eleitoral seguinte.
Reforço os PARABÉNS à Vereadora Helena Oliveira eleita para a Câmara de Almada.
Dou, também, os Parabéns ao Luís Filipe Pereira pelo óptimo trabalho no Mandato anterior, assim como a todos os que foram agora eleitos para Assembleia Municipal e Assembleias de Freguesia.
À Filomena Silva, eleita Deputada à Assembleia de Freguesia, quero FELICITAR muito especialmente por conseguir manter o mandato que o do BE tinha anteriormente conquistado, apesar dos poucos meios, das poucas condições e das muitas adversidades que teve na campanha eleitoral na Charneca de Caparica.
JOÃO
Nota:
Clica 2 vezes em cima do mapa para o poderes ver em tamanho natural e, se quiseres, gravar.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

GESTÃO DE TERROR - Funcionários da France Telecom Juntaram-se...

Legenda:
France Telecom employees gather on September 10, 2009, in memory of one of their colleague who committed suicide last July in Marseille, southern France, during a national day of actions and strike of the company workers to denounce working conditions and suffering at work. Twenty-two people of the group committed suicide in the last 18 month according to French CFDT union. A banner reads 'Management - Terror'. AFP PHOTO ANNE-CHRISTINE POUJOULAT (Photo credit should read ANNE-CHRISTINE POUJOULAT/AFP/Getty Images)


Tradução da Legenda:
No dia 10 de Setembro de 2009, os funcionários da France Telecom juntaram-se em memória de um dos seus colegas que se suicidou em Julho último, em Marselha, no sul de França, durante um dia nacional de acções e greve dos trabalhadores da companhia para denunciar as condições de trabalho e de sofrimento no emprego. Vinte e duas pessoas do Grupo suicidaram-se nos últimos dezoito meses, de acordo com o Sindicato Francês CFDT. No estandarte lê-se “Gestão de Terror”.

Algumas considerações sobre esta imagem, sobre este caso da France Telecom e casos semelhantes em todo o Mundo:

A globalização serve de desculpa para tudo; mas o que está em questão é a ganância do lucro desmedido, é a sociedade sem valores, em que as PESSOAS são apenas NÚMEROS... e em que a distribuição do rendimento está cada vez mais concentrada nas mãos só de alguns… na grande maioria das vezes através de corrupção, com a complacência dos que sabem e não denunciam, dos Governantes que travam acordos e fazem contratos sabendo bem com quem estão a lidar, dos Tribunais que deixam os processos prescrever, não se sabe bem porquê, e a falta de espontaneidade do povo em se unir para travar A LUTA revolucionária, que já vai sendo necessária, com receio de represálias e o terror diário de no dia seguinte já não ter emprego.

O Capitalismo é mesmo TÓXICO!

JOÃO

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Valha-nos Santa Luzia!...

As “Gatas Bem-Criadas” esmiúçam as Listas de Candidatura…
E esta lista só me faz ter esta observação: Onde está o gato?! Não são amigos dos animais?!
Se queres ver bem a imagem, clica 2 vezes sobre ela.
Vais ter a mesma reacção que eu tive:
AHAHAHAHAHAHAHAH !!!!!!!!!!
Saudações
JOÃO

Mas onde está o Gato?!!!

Há aí MAIS uma forma de ASSALTO !!!


OLÁ!
Todos os cuidados são poucos!
Nestes casos, tudo é possível e tudo é ou vai ser verdade. Se eles não tinham este expediente já, passam a ter…
Eu, se conduzisse, nem parava se visse um morto na rua! E isso já aconteceu: fazerem-se passar por mortos e feridos… Há muitos anos!
Bjs
JOÃO



ALERTA A TODOS

MUITO CUIDADO!!!!!!!!!!
Nova forma de roubo!!!
Nunca é demais precaver-se ....
A imaginação dos marginais não tem limites...Fazem-te uma espera num parque ou onde quer que estejas estacionado e, depois de saíres do carro eles mudam-te a matrícula, ficando à coca até arrancares.Depois seguem-te, ultrapassam-te e exibem-te a matrícula pela janela, como se ela se tivesse desprendido do teu carro.Talvez fiques um pouco espantado por ver a tua matrícula ali mas, ainda sem desconfiar e porque a queres recuperar, resolves abrandar para te encontrares com quem tão generosamente parou para te apanhar e devolver a matrícula que nem reparaste que tinha caído.Parar é tudo o que eles querem e, quando te apercebes, é tarde demais e tens sorte se não fores estrupado ou morto.Não pares, seja por que motivo. Uma matrícula não vale nada comparado com a tua vida e integridade física.Pensa no que está realmente a acontecer, antes de reagires. Os criminosos são espertos mas podem ser extremamente violentos quando querem conseguir alguma coisa.
Passa este mail para defesa de todos nós !!!

Autárquicas: Câmaras Municipais – Total Nacional – Dados Comparativos do BE 2005-2009






O Bloco Obtém Mais Dois Mandatos no Total Nacional das Câmaras Municipais, entre 2009 e 2005




Nos resultados Nacionais das Eleições Autárquicas de 2009, o Bloco de Esquerda, embota tendo perdido um Mandato na Câmara de Lisboa teve, com efeito, uma subida em relação às Eleições Autárquicas de 2005.

Apesar de ter perdido o Vereador em Lisboa, elegeu mais dois: saldo positivo de 2 Mandatos, portanto!

Consequentemente, há a eleição de 3 novos Vereadores, um em cada uma das Câmaras Municipais de Almada, do Seixal e de Olhão.
JOÃO

Notas:
Clica 2 vezes em cima do mapa para o poderes ver em tamanho natural e, se quiseres, gravar.
Todas as fontes vêm do Ministério da Justiça.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Autárquicas: Dados Comparativos do BE – entre 2005 e 2009 - por Freguesia no Concelho de Almada

Vereadora Eleita à Câmara Municipal de Almada:
Helena Oliveira

Deputados Eleitos à Assembleia Municipal de Almada:
Luis Filipe Pereira
Ermelinda Toscano
Manuel Braga
Deputados Eleitos às Assembleias de Freguesias:
Almada – Ana Lúcia Massas
Cacilhas – Ermelinda Toscano
Caparica – Eduardo Jorge dos Santos
Charneca de Caparica – Filomena Silva
Cova da Piedade – Jorge Varão Gonçalves
Feijó – Vitor Hugo Nunes
Laranjeiro – Pedro Oliveira
Pragal – António Tavares
Sobreda – Jerónimo Gil
Trafaria – Maria Helena Nunes


Eu fiz a recolha dos dados e elaboração das tabelas; e tenho mais dados já trabalhados para, depois, colocar aqui. Porém, estou muito cansada e já é muito tarde.

Com excepção da Freguesia do Laranjeiro, em que o BE perdeu votos em todas as 3 componentes, e um resultado um pouco aquém da Freguesia da Cova da Piedade, para a Assembleia Municipal, todas as outras Freguesias tiveram um aumento percentual.

Em relação à Charneca de Caparica, estamos muito satisfeitos com o aumento percentual, que tem sido sempre significativo de acto eleitoral para o mesmo acto eleitoral seguinte.

Apenas quero dar os PARABÉNS aos que foram eleitos, em especial à nossa Vereadora Helena Oliveira eleita para a Câmara de Almada.

Parabéns, também, ao Luís Filipe Pereira pelo óptimo trabalho no Mandato anterior e a todos os que foram eleitos para Assembleia Municipal e Assembleias de Freguesia.

À Filomena Silva, eleita Deputada à Assembleia de Freguesia, quero felicitar por conseguir manter o mandato do BE, apesar dos poucos meios, poucas condições e adversidades que tivemos na campanha eleitoral na Charneca de Caparica.
JOÃO

Nota: Clica 2 vezes em cima de cada mapa para o poderes ver em tamanho natural e, se quiseres, gravar.
Todas as fontes vêm do Ministério da Justiça.