quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

A Comuna | Aristides de Sousa Mendes, a Necessidade de Estilhaçar a Invisibilidade, o Racismo na Luta de Classes e o Papel das Mulheres Curdas

     Problemas em ver esta newsletter?
ESTILHAÇAR A INVISIBILIDADE

Artigo de Almerinda Bento


Estilhaçar a invisibilidade! A legislação indiana proíbe a identificação de vítimas de crimes sexuais. Esta vítima era mais uma mulher sem nome, sem identificação.  (...) "Elas encontrarão forças na minha filha. O nome dela é Jyoti Singh Pandey."


Artigo de Vânia Martins



Estas mulheres mostraram a importância das mulheres tanto nos combates como nas direções políticas dos partidos, reclamando como indissociável a luta pela emancipação das mulheres com a luta pelos direitos do povo curdo.



Artigo de Carlos Vieira e Castro



A desobediência civil, numa sociedade democrática, justifica-se, diz Peter Singer, quando uma "decisão do poder não representa uma expressão genuína da opinião da maioria", ou ainda quando a decisão seja a "expressão genuína da maioria, mas esteja tão errada que se justifica agir contra a maioria".



Artigo de André Moreira


O preconceito e a descriminação social já defendidos pela monarquia, foram herdados pela classe burguesa que alimentou intolerâncias como o racismo, a homofobia, etc. Esta propaganda gratuita à descriminação através de uma cultura dominante faz, inevitavelmente, com que a classe proletária se divida perdendo assim uma das suas grandes mais-valias, a união.

Sem comentários:

Enviar um comentário