Plano do FMI: mais e mais forte austeridade
Nos próximos meses, os cidadãos voltam a ocupar as ruas em protesto contra a política austeritária do governo e da troika. A 26 de janeiro, os professores manifestam-se contra a destruição da Escola Pública e no dia 16 de fevereiro a CGTP organiza uma Jornada Nacional de Ação e Luta contra a exploração e o empobrecimento. No dia 2 de março, o povo volta a sair à rua para chumbar a troika e o governo.Ler mais.
Austeridade mergulha a Grécia numa crise humanitária
Três anos após o pedido de intervenção da troika, a Grécia, que vive o sexto ano de recessão, vê-se mergulhada numa verdadeira crise humanitária. O aumento exponencial da taxa de desemprego, que já ascende a 26,8%, a imposição de cortes nas pensões e nos salários e nas funções sociais do Estado empurram a população grega para uma situação insustentável.Ler mais.
Saudação aos trabalhadores que têm estado em greve
Mariana Aiveca A troika não veio para pagar salários, veio para salvar bancos, cada cêntimo retirado aos trabalhadores será o lucro dos mercados financeiros. Saúdo todos os trabalhadores que têm estado em greve. Esta é a voz do país que não é escravo.Ler mais.
Médicos de Grécia, Espanha, Irlanda e Portugal denunciam efeitos da austeridade na saúde
Numa Carta Aberta "aos dirigentes políticos e às autoridades de saúde da Europa" os presidentes das associações médicas e outras personalidades dos quatro países apelam a uma rápida revisão das políticas de austeridade para "urgentemente evitar mais deterioração da saúde e dos serviços de saúde". O bastonário da Ordem dos Médicos, José Manuel Silva, frisou na apresentação da carta que se trata de um movimento "internacional inédito".Ler mais.
Aumentos nos transportes chegam a atingir 61%, Bloco quer revogar abuso
Os aumentos tarifários levados a cabo pelo Governo em 2013 ultrapassam os 20% e chegam a atingir os 61,4%, de acordo com as novas tabelas de preços publicadas pelas empresas de transportes públicos da região metropolitana de Lisboa e do Porto. A coordenadora do Bloco, Catarina Martins, anunciou a entrega de um "projeto de resolução na AR para que estes aumentos não possam acontecer".Ler mais.
Esquerda Unitária no PE condena intervenção militar no Mali
A Esquerda Unitária no Parlamento Europeu (GUE/NGL) condena a intervenção militar estrangeira, de matriz francesa, no Mali sublinhando que não é disso que um dos mais pobres países do mundo precisa, mas sim de diálogo e justiça social. Ler mais.
18 de janeiro
Projeção do documentário Donos de Portugal
Com o autor, Jorge Costa. Ver cartaz. Ponte de Sôr, Fábrica do Arroz, 21h30.
Sessão de Apresentação da Revista Vírus nº 2
Com Rui Bebiano e Fernando Rosas. Coimbra, Livraria Almedina / Estádio, 21h30.
Debate: Discriminação LGBT no trabalho
Lisboa, Espaço Associativo Mob (Tv Queimada, 33), 21h30.
19 de janeiro
Sessão Pública: Governo de Esquerda
Com o coordenador nacional do Bloco de Esquerda João Semedo e o responsável do Bloco/Madeira Roberto Almada. Ver cartaz. Funchal, Hotel Orquídea (R dos Netos), 15h30.
1.º Encontro Nacional da Iniciativa por Uma Auditoria Cidadã à Dívida Pública
A participação é livre, sujeita apenas a inscrição prévia no site, aqui. Ver evento no Facebook e cartaz. Lisboa, Instituto Franco Português em Lisboa (Rua Luís Bívar nº 91), 10h às 19h30.
Livros das nossas vidas – Francisco Louçã fala de "Quarteto de Alexandria" de Lawrence Durrell
Ver cartaz. Lisboa, Espaço Associativo Casa da Achada , 16h.
Debate: Orçamento 2013 – no fim do mês, o que sobra do salário e do país?
Lisboa, Espaço Associativo Mob (Tv Queimada, 33), 21h30.
|
|
|
Sem comentários:
Enviar um comentário