Quem foi a Papisa Joana? Quem era Murasaki Shikibu? Já ouviram falar do filme Último dos Homens (Friedrich Wilhelm Murnau, 1924)? Então e da proposta de coligações que o PS fez recentemente em vários municípios? Tudo isso, junto com os três artigos de Teoria d' A Comuna 29 podes encontrar hoje em www.acomuna.net
DER LETZTE MAN
Artigo de Adriana Rosa Delgado
O Último dos Homens, no original Der Letzte Mann é um filme mudo de 1924 realizado pelo alemão Friedrich Wilhelm Murnau, conhecido sobretudo pelo seu Nosferatu de 1922 mas autor de outras obras maiores como sejam Herr Tartüff (1925), Faust (1926), Sunrise (1927) e Tabu (1931).
(ler mais).
MURASAKI SHIKIBU - A MULHER QUE OUSOU FALAR A LINGUAGEM DOS HOMENS
Artigo de Nádia Cantanhede
Relembramos aqui, Murasaki Shikibu (978-1014/1025), romancista e poetisa japonesa, uma d@s grandes escritor@s da literatura universal, uma autora marcante para a literatura japonesa e uma mulher que ousou, no Japão Medieval, aprender e ensinar a linguagem escrita dos homens. (ler mais).
Artigo de Vânia Martins
A história em torno da Papisa Joana é um exemplo ilustrativo do papel das mulheres na Igreja Católica, e que atravessa séculos de misoginia e descriminação no acesso aos cargos da organização. (ler mais)
Artigo de Victor Franco
O PS fez recentemente uma proposta de coligações em vários municípios, dos quais o Porto será o mais sonante. O engodo é derrotar o PSD, o logro é fingir que não há passado, a ingenuidade é como a presunção: cada um toma a que quer. (ler mais)
Teoria em A Comuna nr. 29
Artigo de Xoán Carlos Garrido Couceiro, diretor do Terra e Tempo.com
A esquerda naceu para responder a unha burguesía que ocultaba as desigualdades entre colectivos [xéneros, clases ou nacións sometidas] na exaltación dunha universal liberdade individual abstracta. (ler mais).
Artigo de Bruno Góis, diretor d' A Comuna
'Idealismo ou Realismo? É com esta pergunta com rasteira que costumamos perder a bússola que indica a esquerda. (ler mais).
Artigo de Lídia Pereira
A dialética é o estudo da unidade dos contrários, a lógica do movimento real e o seu reflexo intelectualizado. (ler mais).
Mais tempo, ó Gaspar?
Sexta, 15 Março 2013
O monólogo do sinistro das Finanças só veio confirmar as piores expetativas: recessão a caminho dos 3%, desemprego acima dos 18% (ou seja, 20%) pelo menos até 2014, novos roubos nos salários, pensões e indemnizações por despedimento. Mais tempo, ó Gaspar? Escuta a rua: o teu tempo acabou!
Alberto Matos
|
|
Sem comentários:
Enviar um comentário