quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Info ESQUERDA.NRET | Dossier: Liberdade Para Os Presos Políticos Angolanos

      Tem dificuldade em ver este Email? Dirija-se para o esquerda.net.

Dossier: Liberdade para os presos políticos angolanos


"Publicamos este dossier no dia em que se realizam vigílias de solidariedade com Luaty Beirão, que completou um mês de greve de fome, e com os presos políticos angolanos. Abordamos apenas a situação das 17 pessoas acusadas da "prática de rebelião" e de "atentado contra o Presidente da República", 15 das quais se encontram detidas desde 20 de junho. Dossier organizado por Carlos Santos.
Ver Dossier.

Governo PSD/CDS altera drasticamente pensões por invalidez

Decreto-lei publicado esta terça no Diário da República, num momento em que o país discute qual será o futuro governo, vem dificultar gravemente o acesso à pensão especial de pacientes de doenças incuráveis como Alzheimer, doenças cancerosas ou sida, entre outras.
Ler mais.

"Temos a responsabilidade de responder à situação de emergência do país"

Numa sessão pública no Porto, Catarina Martins sublinhou o empenho do Bloco num "acordo sólido para uma solução estável" que garanta um governo alternativo ao da minoria PSD/CDS. A porta-voz do Bloco reafirmou a intenção de apresentar uma moção de rejeição no parlamento, caso Cavaco escolha Passos Coelho para formar governo.
Ler mais.

Direita espanhola teme que lhe aconteça o mesmo que à minoria PSD/CDS

A situação política portuguesa, com uma maioria de esquerda disposta a viabilizar o governo do PS, dominou as atenções no primeiro dia de trabalhos da reunião do Partido Popular Europeu (PPE), que decorre em Madrid. O PP espanhol já faz contas ao que lhe possa acontecer em dezembro se perder a maioria no parlamento.
Ler mais.

Bloco a esperança que cresce

Paulino Ascenção
O Bloco de Esquerda foi a surpresa nas eleições de 4 de Outubro e obteve o seu melhor resultado de sempre. Na Madeira a surpresa foi ainda maior com a eleição de um deputado à Assembleia da República, algo inédito e impensável no início do ano quando nem estava representado no parlamento regional.
Ler mais.

Luaty Beirão, um herói angolano

Considera-se um "kamikaze angolano" com uma missão: enfrentar o regime ditatorial do presidente José Eduardo dos Santos. Para isso, usa a sua música e aposta na mobilização da juventude angolana. Preso, com outras 14 pessoas, sob a acusação absurda de preparar um golpe de Estado, usou a greve de fome para obter o direito de aguardar o julgamento em liberdade. Aconteça o que acontecer, ele já é um herói do povo angolano. Esta é a sua história. Por Luis Leiria.
Ler mais.



22 de outubro

Maria Flor Pedroso entrevista Catarina Martins

Antena 1, 10h15.

Lançamento do livro: Desobedecer à Praxe

Com os autores Bruno Moraes Cabral e João Mineiro. A apresentação do livro será feita pela jornalista Diana Andringa e a edição é da Deriva e da Cultra.Ver convite.
Lisboa, Anfiteatro 1 da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 18h.

Entrevista a Catarina Martins

Jornal das 8 da TVI e na 21ª Hora da TVI24.

Tertúlia: "Todas juntas é que faziamos a luta" - experiências e memórias de mulheres do Porto no pós 25 de Abril"

Com Teresa Medina. momento musical, ao cargo de Ana Ribeiro, Fernando Lacerda e Manuel Magalhães, que nos presentearão com temas de Zeca Afonso – e não só – alusivos a mulheres. Organização: AJA Norte, apoio da Associação de Jornalistas e Homens de Letras do Porto. Ver cartaz.
Porto, Associação de Jornalistas e Homens de Letras do Porto (Rua Rodrigues Sampaio, 140), 21h.

Concentração pela libertação de presos políticos em Angola

Ver evento de facebook.
Lisboa, embaixada de Angola - Av. da República, 68, 21h30.

23 de outubro

Sessão: Bloco de portas abertas

Após as eleições, e num momento crucial da vida coletiva em Portugal, o Bloco abre as portas a todos aqueles e aquelas que queiram discutir com membros do Bloco a atual situação política, as propostas para a governação do país e também o funcionamento do Bloco.
Aveiro, sede do Bloco - R Combatentes da Grande Guerra, n.º 81, 1º andar, sala k (próximo da Praça Marquês de Pombal), 21h.

Sessão Pública: A força da esperança

Com catarina Martins e Pedro Soares. Ver cartaz.
Braga, junta de freguesia da Sé, 21h30.

24 de outubro

Mário Dionísio pelos seus alunos e colegas

Com Adelina Precatado, Fernando Gomes, Helena Barradas, Helena Sá, Luís Miguel Cintra, Miguel Lobo Antunes e outros.
Lisboa,
Casa da Achada,16h.

Dia Internacional de Ação pela despatologização Trans

16h – Concentração em Lisboa, em frente ao Ministério da Saúde (Avenida João Crisóstomo, 9) 19h – "Há conversa" com moderação de Santiago d'Almeida Ferreira e intervenções de Sara R. Spatz, Júlia Mendes Pereira e Alice Cunha.
Lisboa, BUS - Paragem Cultural, Rua Maria, 73.
Ver evento de facebook.

"Matinée Conspirativa"

Evento de facebook.
Lisboa, Espaço Rato (Sede Distrital do Bloco, Rua de São Bento nº298), 17h.

25 de outubro

Oficina Física no dia-a-dia

Com Lara Afonso, Rubina Oliveira e Susana Baeta.
Lisboa,
Casa da Achada, 15h30.

Sem comentários:

Enviar um comentário