quarta-feira, 31 de março de 2010

PEC (Programa da Estagnação e Congelamento) e/ou "O Grande Desafio"

O PEC – o Programa da Estagnação e Congelamento
Até 2013 vamos, os que conseguirmos sobreviver, ficar estagnados e com vencimentos congelados.
À força de quererem agradar a Bruxelas e cumprir a estabilidade, esqueceram-se do crescimento. E sem crescimento, não haverá mais emprego! Pelo contrário, o desemprego que é de já de um valor absurdo, e atinge todas as camadas sociais, profissões - até os licenciados e doutorados -, vai crescer.
Os apoios sociais vão ser, também, reduzidos. Os impostos sobem indirectamente.
Poderíamos tentar hibernar… Mas não podemos!
Fica um artigo de opinião do Carlos Santos, do BE.
JOÃO

O bloco central aprovou o PEC, que é um plano de autêntico desastre económico e social para os próximos quatro anos. A luta contra este programa vai marcar toda a vida social e política em Portugal durante muito tempo. O plano do governo abandona o combate à pobreza, corta nos apoios sociais aos mais desfavorecidos, impõe a redução dos salários reais, manterá altíssimos níveis de desemprego. E, a par disso, estende as parcerias público-privadas, uma forma de entregar de mão beijada mais valias ao capital privado; despreza o combate à evasão fiscal e promete maior entrega de bens públicos aos privados. Não é um plano de redução de despesas, é um plano para tirar aos pobres e dar aos ricos. Não era inevitável, como o Bloco bem provou com as propostas alternativas que apresentou. Não foi apenas uma imposição externa ou dos sectores económicos e financeiros mais poderosos, foi uma escolha: a da capitulação e do abandono das promessas eleitorais. Mas significa ainda mais, significa o abandono de ideais defendidos pelo PS, como o combate à pobreza e às desigualdades sociais. A atitude face ao rendimento social de inserção e ao subsídio de desemprego é bem a medida da política que o governo PS vai seguir: capitulação perante a direita, até à sua demagogia populista mais primária. PSD e CDS viabilizaram o orçamento para 2010, que já ia no sentido deste programa. Agora, na votação da resolução sobre o PEC, o PSD absteve-se e o CDS votou contra, apesar do programa capitular perante algumas das suas mais celeradas exigências. Daqui para a frente, a direita viabilizará os planos negativos do governo, mas sempre exigindo mais e mais e culpando apenas o PS por tudo o que de mau acontece. O governo não só governa com o plano da direita, também a branqueia, dá-lhe argumentos e espaço. Se a oposição de esquerda for fraca e pouco mobilizadora, Sócrates acabará derrotado, com os votantes socialistas desmoralizados e entregando a governação a uma direita fortalecida. O governo e o aparelho do PS vão fazer tudo para calar as vozes internas que contestam o PEC. Para o PS, este será o pior caminho, aquele que mostrará um partido submisso, incapaz de defender os seus próprios ideais e que, no final, entregará o poder à direita. À esquerda exige-se pois que faça um amplo combate, capaz de mobilizar o eleitorado socialista. Só assim será possível derrotar esta política para criar alternativa. A oposição política e social a este PEC começou já, pela apresentação de alternativas e o voto contra no parlamento, pelas greves e protestos sociais dos funcionários públicos e dos trabalhadores de outras empresas e sectores. Vai prosseguir no debate de cada medida concreta e, sobretudo, na mobilização social contra as medidas do PEC. Nos próximos meses, vão-se multiplicar os protestos e as acções de rua. O grande desafio colocado à esquerda é o de chamar novos sectores sociais à luta, é o da mobilização social ampla.
ABRIL 2010

José Saramago: "Privatize-se tudo, (...)"

Deixo uma "post" que veio no Blog "Cantigas do Maio", no dia 29 de Março p.p..
É um trecho de um texto do "Cadernos de Lanzarote" de José Saramago.
Eu tenho uma admiração profunda por Saramago, como pessoa humana e como intelectual e escritor.
Acho excessivo o uso de palavras grosseiras. Mas, na idade dele e com a classe que ele tem - conheço-o pessoalmente e acho-o uma pessoa tímida, carinhosa e que se emociona, apesar de outros pensarem o contrário! -, admito que deixe escapar a palavra que eu considero feia. A idade dá, de facto, estatuto!
E este é o desabafo que todos nós quereríamos ter e não o fazemos.
Haja, pois, pessoas de coragem que chamem os bois pelos nomes.
Claro que não gosto de ver e ouvir, em lado algum, o tipo de linguagem que já vou vendo e ouvindo. Não há necessidade!...
Neste caso, há necessidade e “é” verdade!
Com muita admiração e carinho por este senhor,
JOÃO

Privatize-se tudo

«Privatize-se tudo, privatize-se o mar e o céu, privatize-se a água e o ar, privatize-se a justiça e a lei, privatize-se a nuvem que passa, privatize-se o sonho, sobretudo se for diurno e de olhos abertos. E finalmente, para florão e remate de tanto privatizar, privatizem-se os Estados, entregue-se por uma vez a exploração deles a empresas privadas, mediante concurso internacional. Aí se encontra a salvação do mundo… e, já agora, privatize-se também a puta que os pariu a todos.»

José Saramago – Cadernos de Lanzarote - Diário III – pag. 148

sexta-feira, 26 de março de 2010

Joseph Ratzinger e Vaticano Protegeram Padres Abusadores...

Entre 11 e 14 de Maio, Joseph Ratzinger, ou seja o actual Papa Bento XVI, estará de visita Portugal.
Para além da sua ida a Fátima, Joseph Ratzinger irá celebrar uma missa ao ar livre no Terreiro do Paço, em Lisboa, e outra missa, também ao ar livre, na Av. dos Aliados, no Porto.
A visita do mais alto representante da Igreja Católica está, quanto a mim, envolvida em muita polémica.
Estamos a atravessar uma crise imensa e esta visita vai implicar em gastos completamente desnecessários para receber aquele que, há muitos anos já, se falava, num dos canais de televisão de língua Inglesa, como o responsável por o Vaticano manter em segredo casos graves de pedofilia, apenas com o afastamento dos padres que o Vaticano já sabia serem pedófilos para países distantes, como Brasil, por exemplo. Aliás o Brasil era o principal país da reportagem que eu há anos vi sobre abusos a crianças por parte de religiosos católicos e que me fez, desde aí, nem conseguir, ainda hoje, olhar directamente para a cara deste personagem tão caricato que é agora conhecido como Papa Bento XVI.
Como é possível as pessoas aceitarem que o cristianismo seja representado pela Igreja católica cheia de falhas, defeitos, fundamentalismos e actos criminosos!
Sou baptizada porque era normal no meu tempo e para os meus pais agradarem às avós.
Não acredito que Jesus tivesse dito “(…) Deixem que as crianças venham a mim (…)” para serem abusadas pelos representantes de Jesus na terra.
Para além de tudo o que já tinha sido falado e provado, mas como que varrido para baixo do tapete, agora surgiram casos na Irlanda e, também, estão a serem divulgados muitos mais escândalos relativos a abusos de menores por religiosos católicos, em muitos outros países, como Alemanha, Áustria, Espanha, Holanda, Suíça… Não entendo porque não mencionam os casos do Brasil, que eu vi na tal reportagem…
Quem é que acha que vale a pena gastarmos dinheiro a receber Joseph Ratzinger, aquele que foi conivente com o encobrimento de todos estes casos ao longo dos anos?!
JOÃO
Ratzinger protegeu padre abusador
25-Mar-2010 Padre que abusou de mais de 200 rapazes nos EUA foi submetido a julgamento canónico secreto, mas o processo foi suspenso quando o padre se disse arrependido.
As autoridades do Vaticano - incluindo o cardeal Joseph Ratzinger, hoje Papa Bento XVI - não tomaram medidas contra um padre que abusou de mais de 200 rapazes nos EUA, afirma o The New York Times. Bispos norte-americanos advertiram repetidas vezes que a ausência de medidas poderia vir a tornar-se num embaraço para a Santa Sé, mas foram ignorados. 

Charneca de Caparica - Bagdad em aLMADA

Por estas e por outras é que aLMADA se escreve com um "a" pequeno...

Miguel Gonçalves

Charneca da Caparica - Bagdad em Almada
Data: 25/03/10


Rua das Verbenas - Charneca de Caparica - aLMADA (Since 2003)

P.S: Agradeço que reencaminhem a todos os vossos contactos para que possam apreciar e comentar
Existe alguém na Câmara de Almada Responsável pela conservação das ruas???!!!???!!!???!!!???
Miguel Gonçalves

Constâncio e PEC... Nem o Benfica nos salva deles!...

----------------------------------------------------------------------
Boneco do Multibanco é apontado como o mais provável
sucessor de Constâncio no Banco de Portugal
António Marques
----------------------------------------------------------------------

Dois Cartoons do Bartoon!
Os nossos Governantes, uma crise no nosso Portugal e o PEC, pois claro!
E desta vez é para todos chorarmos ... Pois nem o Benfica, mesmo que veja um ser campião, nos PODERÁ SALVAR!
JOÃO
PUBLICO.PT - Bartoon - 25-Mar-2010
PUBLICO.PT - Bartoon - 26-Mar-2010
Clica para 2 vezes sobre as imagens para as veres aumentadas!

quarta-feira, 24 de março de 2010

Heitor de Sousa: "o PEC é uma ruína económica" - PEC 2010-2013 Disponível On-Line


Podem ter acesso ao Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC), on-line, clicando
aqui.

E fica o vídeo com a intervenção do deputado do Bloco de Esquerda, Heitor Sousa, hoje, na AR.

JOÃO


Heitor de Sousa: "o PEC é uma ruína económica"
O deputado Heitor de Sousa faz a Declaração Política do Bloco de Esquerda, referindo-se ao Programa de Estabilidade e Crescimento e às privatizações e cortes sociais decorrentes do mesmo. O deputado do Bloco refere ainda o Projecto de Resolução que o Bloco apresentará para criação de uma agência de dotação europeia que termine com o "ataque especulativo à Economia portuguesa", feito recentemente por agências de rating.

Artigo no site da Pastoral da Cultura: Ricardo Araújo Pereira e a questão de Deus

Eu fui baptizada e tive uma educação cristã, tanto em casa, como na escola, apesar do meu pai não se dizer crente. A minha avó paterna ea minha bisavó eram católicas praticantes.

Toda a vida questionei um Existência de Deus, que tem um significado diferente para mim e por isso, aceito todas as religiões, todas as crenças e acredito que cada deus, por diferente que seja o nome que lhe dão, só pode ser o mesmo e habitar dentro de cada um de nós ... Mas, ao longo da minha vida questionei e critiquei sempre a Posição da Igreja Católica e, até, de todas as igrejas ...

Sinto que a vida é para ser encarada e vivida com ética, fraternidade, solidariedade e em liberdade e, entre lágrimas e sorrisos, deve ser vivida com muito humor, rir é que, de facto, o melhor remédio que e como diferentes Fés e Crenças Puseram o mundo luta constante em ...

Vou deixar-vos uma hiperligação para ouvirem e verem 3 vídeos com uma intervenção de Ricardo Araújo Pereira na mesa-redonda «Deus: Questão para Crentes e Não-Crentes, organizada pela comunidade da Capela do Rato (Lisboa).

São imperdíveis! Eu não resisti e ouvi os 3 vídeos, aos poucos, conforme fui podendo, e mais do que uma vez.

Vale a pena! O Ricardo Araújo Pereira é, de facto, um humorista de alto nível, do tipo que eu admito, sem recorrer à grosseria, mas tão só um intelectual, capacidade extraordinária sua, uma vasta cultura que tem sobre todas as coisas.

Ainda bem que existem pessoas como ele que, à semelhança do meu pai, se dizem Não-Crentes, nos deliciam com o seu fantástico sentido de humor e nos Colocam a pensar sobre todo este universo "uma questão de Deus".

E, se Deus realmente existe, tem que ser bom um ente, com sentido de humor e não aquele que nos deram e continuam a dar a conhecer ...

E, para terminar, vou deixar uma citação de Charles Chaplin (Charlot) Daquilo que eu penso que a vida e é Deveria ser para todos:

"A vida é uma Peça de Teatro que Não Permite ensaios ...
Por isso, cante, ria, dance, chore e viva intensamente cada momento de sua vida, antes que a cortina se Feche ea Peça termine sem aplausos ... "

JOÃO


Artigo no site do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura:

sábado, 20 de março de 2010

Tese de Doutoramento de Eurodeputada do BE, Marisa Matias, recebe Nota Máxima - Universidade de Coimbra

A Eurodeputada eleita pelo Bloco de Esquerda, Marisa Matias, socióloga e investigadora, doutorou-se ontem, dia 19 de Março de 2010, na Universidade de Coimbra, com distinção e louvor - nota máxima! -, defendendo uma tese em que analisa as relações entre ambiente, saúde e sustentabilidade, num contexto de protestos públicos.
Felicito-a, com todo o carinho, sabendo que não deve ter sido fácil conciliar todo o seu trabalho no Parlamento Europeu, que nunca foi descorado e tem sido muito elogiado, com o trabalho académico.
Podes ver a notícia, foto e comentários, no Facebook, se clicares aqui.
Entretanto, fica a foto, que é ampliada se clicares sobre ela. E olha que vale a pena. A Marisa Matias está linda e muito feliz.
E deixo-também, a matéria que o SOL fez sobre a Tese de Doutoramente de Marisa Matias.
JOÃO

"Os amigos estão quase tão felizes quanto ela".
Foto e comentário de Miguel Portas

Intitulada «A Natureza farta de nós? Ambiente, saúde e formas emergentes de cidadania», a dissertação de doutoramento da socióloga é dedicada à «análise das relações entre saúde, ambiente e sustentabilidade, sobretudo através da sua performação em situações de controvérsia pública».

A tese «lida com a relação entre saúde e ambiente e a forma com uma boa parte dos problemas ambientais em que há protestos têm a ver com problemas de saúde», disse à agência Lusa o professor de Sociologia da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra João Arriscado Nunes, que orientou o trabalho científico da eurodeputada do Bloco de Esquerda.

De acordo com a tese, «os protestos surgem porque as pessoas se preocupam com a forma como os problemas ambientais se transformam em problemas de saúde».

Segundo João Arriscado Nunes, a socióloga «analisou um conjunto de casos que permitem mostrar a relação entre os problemas de saúde e os problemas ambientais, que, muitas vezes, são revelados por movimentos de protesto».

Entre os casos estudados pela investigadora do Centro de Estudos Sociais da UC figuram a contaminação radioativa causada pelas minas da Urgeiriça (Nelas), o passivo ambiental de Souselas (Coimbra) e a decisão da União Europeia de exportar pneus reformados para o Brasil.

«A tese representa um avanço importante na compreensão teórica e concetual da relação entre problemas ambientais e problemas de saúde e também na compreensão da importância de uma cidadania ativa, através da mobilização coletiva», sustentou João Arriscado Nunes.

Nas provas públicas, que decorreram hoje à tarde na Sala dos Capelos da UC, o júri integrava ainda Maria Eduarda Gonçalves (Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa), Boaventura de Sousa Santos (Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra) e Peter Taylor (EUA).

O eurodeputado do BE Miguel Portas e o líder parlamentar do Bloco de Esquerda, José Manuel Pureza, foram alguns dos que assistiram ao ato solene, em que estiveram também presentes numerosos docentes e investigadores, sobretudo do Centro de Estudos Sociais (CES).

Lusa / SOL

sexta-feira, 19 de março de 2010

Se Não Aconteceu... Podia Ter Acontecido! 19 de Março de 2010

Se Não Aconteceu... Podia Ter Acontecido!

Esta primeira página do Inimigo Público está uma maravilha!
Santana, no último congresso do seu PPD/PSD, esteve no seu melhor...
Vivam os tiros que deu nos pés!!! ehehehehehehe!!!
JOÃO

Clica 2 vezes sobre a imagem para a aumentares!

Notas de Francisco Louçã: A Esquerda censura e ataca o Governo no coração da sua política, o PEC e a estratégia social

Sobre o PEC, quem melhor que Francisco Louçã para explicar a situação do nosso país com as suas NOTAS no Facebook.
Para veres os comentários/debate da Nota de Francisco Louçã, no Facebook, clica aqui.
JOÃO
Notas de
Francisco Louçã
no Facebook
Francisco Louçã: A esquerda censura e ataca o governo no coração da sua política, o PEC e a estratégia social
Hoje às 1:14
O Programa de Estabilidade e Crescimento (2010-2013) representa a estratégia do governo e das políticas liberais em todos os domínios da vida social: redução de salários e subsídio de desemprego, desemprego estrutural acima de 10%, privatização extensiva dos bens públicos, agravamento da desigualdade fiscal, abandono do combate à pobreza e degradação dos serviços sociais. O Bloco de Esquerda tem agora e nos próximos anos um único objectivo: derrotar esta política para conduzir uma alternativa.

Esse confronto exige clareza e mobilização. Só uma alternativa concreta pode construir essa clareza e mobilização, e foi por isso que o Bloco de Esquerda apresentou - e foi o único partido a fazê-lo - uma resposta ao governo, que indica prioridades orçamentadas, rupturas corajosas e respostas directas à redução da despesa, à protecção dos salários e pensões, à criação de emprego, ao ataque à injustiça fiscal. O país inteiro deve perceber, e muitos trabalhadores sabem por experiência própria, que as medidas do governo criam o desastre económico, mas que é o Bloco que apresenta uma resposta para a criação de emprego que podia ser aplicada sem um segundo de atraso. Ora, o Orçamento de Estado para 2010 foi o primeiro momento desse PEC de quatro anos. E a aliança entre o PS, o PSD e o CDS foi a escolha determinante da sua aprovação. Queremos que a clareza demonstre que a política portuguesa se estrutura no confronto entre esta aliança à direita e as respostas concretas e mobilizadoras que o Bloco apresenta.

quinta-feira, 18 de março de 2010

Na Assembleia da República, João Semedo interpela o Governo sobre o SNS - Debate com a Ministra da Saúde

Não deixes de ouvir a intervenção do Doutor João Semedo, Deputado do BE e médico, no debate de hoje na AR sobre o Serviço Nacional de Saúde.
Eu assisti em directo e fiquei horrorizada com algumas informações que desconhecia.
De salientar que na sua intervenção, João Semedo fala sobre o Hospital Garcia da Orta, Hospital de Almada.
Os portugueses, sem emprego e sem SNS, não vão longe! Estão a morrer aos poucos...
JOÃO
João Semedo interpela o Governo sobre o SNS
O deputado João Semedo faz a interpelação ao Governo sobre a política de recursos humanos no Serviço Nacional de Saúde. Semedo refere na sua intervenção as alterações às regras de aposentação que originaram uma corrida à reforma antecipada, a falta de enfermeiros, o crescimento de hospitais privados e o apoio do Governo aos mesmos, a entrega da gestão dos hospitais públicos a entidades privadas e a recusa do Governo numa remuneração justa para os enfermeiros. O deputado do Bloco exige ainda que devem ser concluídos os processos negociais de todas as carreiras do SNS, caracterizando a política de recursos humanos do SNS nos últimos cinco anos como "um fracasso".

O Bartoon tem Paciência! Mas eu não! Que Raio de POVO Somos Nós? BASTA!!!

Vem aí, mais uma vez, o Cartoon do Bartoon!
Desta vez está na hora de pedirmos dizermos: BASTA!!!
O Bartoon di-lo com estilo: para nos SORIR!
Mas somos feitos de quê?! Vamos agir, ou não?!!!!
JOÃO
PUBLICO.PT - Bartoon - 18-Mar-2010
Clica 2 vezes para veres a imagem aumentada!

O Mensageiro das Estrelas, de Galileu Galilei, foi escrito para causar sensação e agora está em Português

Ontem, no Jornal Público, vem um artigo muito interessante sobre a primeira obra de Galileu Galilei, só agora traduzida para português, em livro, de apenas 60 páginas, mas de um valor cintífico e histórico extraordinário, cujo lançamento teve lugar ontem, na Fundação Calouste Gulbenkian.
JOÃO

Galileu escreveu a obra para mostrar ao mundo as observações que tinha feito com o telescópio, como as da Lua (DR)


O Mensageiro das Estrelas foi escrito para causar sensação e agora está em português
17.03.2010 - 17:00 Por Ana Machado

Chama-se Sidereus Nuncius ou o Mensageiro das Estrelas. São apenas 60 páginas, mas mudaram o modo de encarar o Universo e o lugar do Homem no século XVII. Hoje a primeira obra de Galileu Galilei é apresentada pela primeira vez traduzida do latim para português, pela mão do físico e historiador da ciência Henrique Leitão, com a chancela da Fundação Calouste Gulbenkian.

É o primeiro livro escrito por Galileu. Depois de ter construído e experimentado o primeiro telescópio, em 1609, o pai da astronomia moderna não conseguiu conter o mundo novo que descobriu do outro lado da luneta. E quis escrever sobre isso. Foi a única vez que escreveu um livro em latim. Portugal esperou 400 anos para o ler em português. Isso é possível a partir de hoje, depois de a Fundação Calouste Gulbenkian ter decidido aceitar um desafio proposto pela organização portuguesa do Ano Internacional da Astronomia (AIA) e pelo físico e historiador da ciência Henrique Leitão para traduzir, pela primeira vez, uma obra de Galileu para o português de Portugal.

"O Clima está farto de nós?" ::: Desastres Naturais vão afectar 325 Milhões de Pessoas em 2015

No outro dia, colocámos um "post" sobre um  DEBATE que vai acontecer e que tem por tema um assunto demasiado sério e cujo título é "O Clima está farto de nós?" ::: Debates, Concertos e Gastronomia ::: 26 e 27 de Março, Livraria Ler Devagar / Lx Factory. Para veres esse "Post", clica aqui.
Hoje, no entanto, quero dar a conhecer uma matéria que vem, sobre este assunto, no Esquerda.Net e gostaria de pedir para que a lesses com atenção.
JOÃO
Desastres naturais vão afectar 325 milhões de pessoas em 2015
17-Mar-2010
As Alterações climáticas irão afectar cerca de 325 milhões de pessoas, mais 40% do que são afectadas actualmente. O Bloco de Esquerda promove Debate Internacional e Encontro Nacional.

"O até agora inexorável avanço do aquecimento global e a má gestão do meio ambiente vão provocar uma proliferação de secas, desabamentos de terras, inundações e outras catástrofes, que darão lugar, em 2015, a um nível sem precedentes de necessidades humanitárias", alerta a Oxfam em comunicado divulgado nesta Terça feira.

A organização não governamental considera que este avanço está a provocar desastres naturais que actualmente afectam 230 milhões de pessoas. A Oxfam prevê que as alterações climáticas irão levar a um aumento de 40% no número das pessoas afectadas em 2015.

Nos dias 26 e 27 de Março, o Bloco de Esquerda e o Partido da Esquerda Europeia promovem um Debate Internacional sobre Justiça Climática onde participarão diversos especialistas nacionais e internacionais.

No dia 28 de Março, o Bloco de Esquerda promove um Encontro Nacional de Ambiente sobre Lutas Ecologistas e Resistência Social.

As leis são como as teias de aranha...

C/conhecimento a  "Desfazer Nós, Criar Laços!..."




Olá pessoal!

Envio-vos uma citação muito inteligente e actual de um autor desconhecido, mas que observa muito bem o absurdo na nossa Justiça:

"As leis são como as teias de aranha. Os pequenos insectos ficam presos. Os grandes furam-na."

Um abraço
Sara Antunes

quarta-feira, 17 de março de 2010

'O Clima está farto de nós?' ::: Debates, Concertos e Gastronomia ::: 26 e 27 de Março, Livraria Ler Devagar / Lx Factory

Clica 2 vezes sobre a imagem para a aumentares!
Sexta-feira, 26

Abertura do debate por Rita Calvário, Deputada do Bloco de Esquerda
17h - 18h30Painel I: A História das Alterações Climáticas
-- Filipe Duarte Santos (Alterações Climáticas), Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa
-- Maria Roxo (Fenómenos climáticos extremos, usos do solo e degradação ambiental), o Grupo de Ambiente da FCSH
-- Jean-Pascal van Ypersele (Climatologia), do IPCC, das Nações Unidas, por vídeo-conferência. Vice-presidente do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC)
19h - 20h30Painel II: Ecologia e Sociedade
-- Ian Angus (Eco-socialismo), diretor e fundador do Projeto Histórico Socialista, editor da Socialist Voice, membro fundador e Membro da Comissão Coordenadora Ecossocialista International Network, membro do colectivo editorial canadense Dimensão
-- Carvalho da Silva (Trabalho e ecologia), secretário-geral da Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses - Intersindical Nacional
-- Pascal Canfin (Crise e ambiente), eurodeputado do grupo dos Verdes, vice-presidente da Comissão para uma Crise Financeira, Económica e Social do Parlamento Europeu
22h - 24hVisualização do documentário "Pare, Escute, Olhe"
e conversa com os autores Jorge Pelicano e Rosa Silva.
Sábado, 27

10h30 - 13h00 Painel III: Projectos de Investigação
Apresentação de projectos de investigação em curso sobre Energias Renováveis e redes de distribuição:
- Ana Estanqueiro (Energia Eólica e dos Oceanos)
- Jorge Maia Alves (Energia fotovoltaica solar)
- Farinha Mendes (Energia térmica solar)
15h - 16h30Painel IV: Movimentos pela Justiça Climática
Mesa Redonda sobre uma agenda de acção em 2010, com convite às Organizações Nacionais e com uma presença de Tom Kucharz (Ecologistas en Acción), Caetano Veloso (Democracy Now), José Bové (movimentos rurais) e outros movimentos ecologistas.
17h - 19h  Encerramento
- Marisa Matias, Eurodeputada do Bloco de Esquerda
- Søren Egge Rasmussen, Da Dinamarca A Aliança Verde Vermelha
- Lothar Bisky, Presidente da Esquerda Europeia e do GUE / NGL
- Francisco Louçã, Coordenador do Bloco de Esquerda
20h30 - 22h30"Outro é possivel jantar"Na Cantina LX
23h - 01h  Festa e concerto de encerramento na Cantina LX
- Caetano Veloso
- Anonima Nuvolari
Actividades paralelas

Mercado de Produtos Biológicos / Comércio Justo
Em Parceria com a Associação Agrobil (um e Produtos Biológicos) Associação Cores do Globo (Comércio Justo).

Programa cultural e pedagógico para Crianças
Um programa pedagógico sobre clima e ecologia dedicado a crianças, realizado com uma colaboração da Divisão de Educação e Sensibilização Ambiental de Monsanto (DESA).

Newsletter Nº 11 de 2010 - Bloco de Esquerda

 


 

Newsletter Nº 11 de 2010 - Bloco de Esquerda

 

Novo cartaz do Bloco

 

 

 

 

Ampliar cartaz O novo cartaz do Bloco sobre as medidas de austeridade do Governo já está a ser espalhado por todo o país e acompanha as iniciativas de resposta às receitas de Sócrates e Barroso para a economia portuguesa. Ler documento "15 medidas imediatas para uma Economia decente"

 

Bloco dedica fim de semana ao debate ambiental

 

 

 

 

Fim de semana sobre Ambiente e Acção Cidadã em LisboaO Bloco de Esquerda e o Partido da Esquerda Europeia promovem nos dias 26 e 27 de Março um Encontro Internacional com cientistas portugueses e um dos principais responsáveis da ONU nesta matéria. E no dia 28 há o Encontro Nacional de Ambiente do Bloco.

Ler mais...

 

Encerramento do Roteiro sobre Cultura

 

 

 

 

Debate sobre políticas culturais"Na derrapagem das auto-estradas gastou-se o equivalente a 5 anos de orçamento do Ministério da Cultura", denunciou a deputada Catarina Martins no encerramento do Roteiro da Cultura. Ler mais.



bloco.jpg

q1.jpg

Bloco/Madeira critica esquecimento dos estragos nas zonas altas

q2.jpg

Grupo de aderentes quer Convenção Extraordinária

q3.jpg

Évora elege direcção concelhia e distrital

 

parlamentos.jpg

q4.jpg

Vídeo: Louçã: "o país fica hoje a saber que terá o pior Orçamento deste Governo"

q5.jpg

Vídeo: Catarina Martins apresenta Voto do Centenário do Dia das Mulheres

q6.jpg

Vídeo: Marisa Matias e o plano energético europeu

 

autarquias.jpg

q7.jpg

Gaia: Bloco insiste na legalização de todas as casas da Escarpa

q8.jpg

Assembleia Municipal de Portimão aprova propostas do Bloco

q9.jpg

Bloco/Seixal pede explicações à Câmara sobre encerramento de mercados municipais

 

 

 





Fale com seus amigos do Messenger direto da Caixa de Entrada do Hotmail. Clique aqui