No passado Sábado, dia 13 de Março de 2010, morreu o compositor/cantor francês Jean Ferrat – compositor e cantor de canções de intervenção, com textos ligados a causas sociais e muitos com uma grande carga ideológica ligada ao comunismo que defendeu, mas sem nunca ter sido militante do Partido Comunista Francês, pois não concordava com tudo o que a organização do PCF fazia e dizia.
Nascido nos arredores de Paris, em 26 de Dezembro de 1930, e filho de um judeu russo deportado para o campo de concentração nazi de Auschwitz quando Jean Ferrat era ainda uma criança de 11 anos, ficou sempre agradecido a militantes comunistas que o salvaram. Terá sido por isso mesmo que, desde muito cedo, a sua escolha foi na direcção de temas de intervenção político-social. Foi, por isso, conhecido como o autor/cantor militante das causas da esquerda, não deixando de evocar as deportações para os campos de extermínio nazis, como Auschwitz, onde o seu pai veio a falecer.
Deixou cerca de 200 canções que, os da m inha faixa etária, muitas conhecerão e não vão esquecer jamais.
Esta é a minha contribuição para que este extraordinário cantor, compositor e ser humano não seja esquecido e seja conhecido pelos mais novos que nunca ouviram falar dele.
Jean Ferrat foi casado com uma cantora francesa falecida nos anos oitenta e estava há algum tempo hospitalizado, vítima de uma doença prolongada. Faleceu, pois, 79 anos de idade.
Reparem como ele é lindo na terceira idade!
Deixo um vídeo de Jean Ferrat com uma canção que chegou a ser proibida na rádio e televisão francesas.
JOÃO
JEAN FERRAT "NUIT & BROUILLARD"
Uma canção muito bela, dos anos 60, para não mais esquecermos!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário