A AUSTERIDADE MATA A LIBERDADE DE IMPRENSA
No dia mundial da imprensa livre, que hoje se assinala, as principais grilhetas da liberdade não são mais de que o aniquilamento da pluralidade informativa que está hoje ainda mais a mercê da recessão global e da crise (...) com menos espaço para refletir, comparar, ouvir, cruzar, analisar, o jornalista é hoje um artífice do imediato.
Artigo de Catarina Oliveira
CONTINUAR...
Nos tempos da "ajuda externa" e do consenso do "resgate", depois da confissão pública de Judite de Sousa, a jornalista que serviu de pé de microfone dos interesses da banca portuguesa, nestes tempos espantosos, engana-se quem julga que já viu tudo. Falta o Futungo de Belas.
Artigo de Jorge Costa
Recordemos Marx, na juventude, falando sobre o potencial da imprensa: "A função da imprensa é ser o cão-de-guarda, o denunciador incansável dos opressores, o olho omnipresente e a boca omnipresente do espírito do povo que guarda com ciúme sua liberdade".
Artigo de Bruno Góis
ANTONIO GRAMSCI PARTIU HÁ 75 ANOS
A Comuna assinala o 75º aniversário da morte do pensador e militante marxista com o filme Antonio Gramsci. I giorni del carcere (Lino Del Fra, 1977). Revolucionário e co-fundador· do·Partido Comunista Italiano, Gramsci morreu aos 46 anos a 27 de abril de 1937.
I giorni del carcere (Lino Del Fra, 1977)
Isto dava um filme
Quinta, 03 Maio 2012
Ao fim de dez meses, o cinema corre perigo de vida. Um conjunto de cineastas fez um ultimato ao governo para que nova lei do cinema seja aprovada de uma vez. Será um novo filme político para a luta pela cultura?
Luís Monteiro
|
|
Sem comentários:
Enviar um comentário