Praia do Baleal, em Peniche,
é uma das distinguidas pela qualidade da água

Por isso, e para que fique registado no Blog para pesquisa futura, sempre que quisermos, coloco 2 matérias e hiperligações que vêm no Expresso e que são úteis e ligam, por sua vez, a outros vários artigos sobre as praias de mar e praias fluviais no nosso Portugal - Continente e Ilhas.
É de realçar que a QUERCUS reconhece 20 praias do Oeste, como praias de "Qualidade de Ouro".
Desejo, com este post, que tenhas umas boas férias cá dentro, se não puderes ir de férias para o estrangeiro. Mesmo que possas, eu aconselho a que faças férias em Portugal. Temos um país lindo, maravilhoso, mesmo, muito diversificado em todos os campos de escolha de lugares aprazíveis e características várias, para além de o país precisar que se invista na marca PORTUGAL, a todos os níveis.
O que é português é bom e tem qualidade.
Portugal precisa de todos nós! Portugal precisa de ti!JOÃO
Costa da Caparica domina ranking das melhores praias do país
De acordo com a associação ambientalista Quercus, a qualidade da água melhorou de forma "apreciável" nas praias costeiras de todo o país.
Lusa
15:36 Terça feira, 2 de junho de 2009
|
Almada é o concelho com mais praias "de ouro", uma distinção da associação ambientalista Quercus atribuída em função da qualidade da água.
Segundo a Quercus, das 553 zonas balneares existentes em Portugal, 227 merecem esta distinção, por terem registado boa qualidade da água entre 2004 e 2008 e terem bons resultados em todas as análises efectuadas no ano passado.
Com 15 "praias de ouro", Almada é o concelho que mais se destaca nesta lista, seguido de Albufeira (14), Vila Nova de Gaia (11), Grândola (10) e Loulé e Torres Vedras (ambos com 9).
Na lista das praias com melhor qualidade do país, figuram, entre outras, as praias Evaristo, Falésia e Oura (todas em Albufeira), Arrifana, Amado e Monte Clerigo (Aljezur), Fonte da Telha e Rei (Almada), Cavacos e Armona-Ria (Olhão), Porto Moniz e Porto Santo (Madeira), Forte do Cão (Caminha), Guincho e Abano (Cascais), Leirosa (Figueira da Foz), Carvalhal, Melides, Comporta e Atlântica (Grândola), Barra (Ílhavo) , Pedrogão-Sul (Leiria), Quinta do Lago e Quarteira (Loulé) e Água d´Alto (Vila Franca do Campo, Açores).
As únicas praias interiores com qualidade "de ouro" foram Aldeia do Mato, em Abrantes, e Fraga da Pegada, na Albufeira do Azibo, em Macedo de Cavaleiros.
Recorrendo a informação do Instituto da Água, incluindo o relatório sobre a qualidade das águas balneares, a Quercus revela ter havido uma "melhoria apreciável" da qualidade da água nas praias costeiras e uma ligeira degredagão da qualidade nas praias fluviais do Interior.
Ler mais: http://expresso.sapo.pt/costa-da-caparica-domina-ranking-das-melhores-praias-do-pais=f518415#ixzz1tzlrQSRs
Bandeira Azul hasteada em quase 300 praias

No total, há apenas mais quatro, uma vez que entraram 15 novas, mas saíram 19 por não cumprirem os critérios exigidos ou porque não se candidataram devido a condicionalismos económicos. Certo é que nos últimos 20 anos, triplicaram as zonas balneares com Bandeira Azul (em 2001 eram 96).
(ver mais no primeiro caderno do Expresso, pag. 27)
Ler mais: http://expresso.sapo.pt/bandeira-azul-hasteada-em-quase-300-praias=f723566#ixzz1tzfOFuAG
Sem comentários:
Enviar um comentário