Técnicos do Parlamento confirmam derrapagem orçamental
A execução orçamental do primeiro trimestre é ainda pior que a do período homólogo de 2011, conclui a Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) da AR, alertando que a queda do IVA pode atingir 0,5% do PIB. O Bloco de Esquerda já tinha salientado na interpelação ao governo no dia 26 de abril, que "depois de tantos sacrifícios, mesmo assim, a receita fiscal está a diminuir e as contas a ficar mais desequilibradas".Ler mais.
Jerónimo Martins tem agido, em Portugal, com total impunidade e privilégio
O Pingo Doce vendeu abaixo do custo no 1º de Maio, para esmagar a concorrência e prejudicar os consumidores no futuro.Ler mais.
O Pingo Doce e a luta de classes
Luís Leiria O sr. Alexandre Soares dos Santos deu uma boa demonstração de consciência de classe – da sua classe, a dos capitalistas.Ler mais.
Mayday Lisboa 2012
A parada de trabalhadores precários voltou a desfilar este 1º de Maio em Lisboa, do Largo Camões à Alameda, acompanhando a manifestação da CGTP. Ver vídeo.
O haraquiri da FNAC: de boas intenções está o mercado cheio
No passado dia 27 de Abril, os participantes na reunião do conselho de administração do grupo económico francês PPR foram confrontados com uma manifestação organizada por trabalhadores da FNAC, uma das empresas do grupo, contra a política de "moderação salarial" e o despedimento de mais de 500 empregados. Por Nuno Casimiro.Ler mais.
No 1º de maio francês, Sarkozy ataca os sindicatos
No 1º de maio francês, o presidente candidato Nicolas Sarkozy convocou os seus partidários para um comício a fim de participar da "festa do verdadeiro trabalho". Dirigindo-se aos sindicatos, Sarkozy disse: "deixem as bandeiras vermelhas e sirvam a França". Artigo de Eduardo Febbro.Ler mais.
3 de maio
Apresentação pública do Portal da Rede Europeia sobre Direitos, Igualdade e Diversidade e do Atlas do Racismo, Discriminação e Igualdade
Ver apresentação, mais informações e evento no facebook. Lisboa, sede do SOS Racismo (Rua Arnaldo Assis Pacheco, Lote 11A, Quinta da Torrinha, Ameixoeira), 18h.
Seminário: Pensamento Crítico Contemporâneo
Daniel Bensaid, cientificidade e contratempo no marxismo, por Carlos Carujo, e Possibilidades: anarquismo e antropologia em David Graeber, por Diogo Duarte. Comentário de Miguel Serras Pereira. Mais informações. Lisboa, Auditório B103 do ISCTE-IUL (Av. das Forças Armadas), 18h.
4 de maio
Ciclo de conferências Pensar os Pensadores da Economia
Francisco Louçã fala sobre Marx. Ver cartaz. Lisboa, Sala 118 da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa, 16h30.
"A Greve Geral de 1912"
Com Álvaro Arranja. Setúbal, Primafolia (rua Fran Paxeco, 178), 21h30.
5 de maio
Sessão sobre nova lei das rendas
Organização: concelhia do Bloco de Esquerda de Lisboa. Lisboa, Clube Desportivo do Reguengo (Rua de São José, Lt 2 - Charneca), 17h.
Encontro: Lei de Identidade de Género
Organização: Grupo de Reflexão e Intervenção sobre Transexualidade. Com Marta Ramos (jurista). Ver cartaz. Lisboa, Centro LGBT (R. São Lázaro, 88), 15h30.
Marcha Global da Marijuana Lisboa 2012
Ver cartaz e página no facebook. Lisboa, Jardim da Mãe d'Água, 15h.
Concentração de moradores contra a nova lei do arrendamento
Organização: grupo de moradores de Campo de Ourique. Lisboa, Jardim da Parada - Campo de Ourique, 16h.
| |
|
Sem comentários:
Enviar um comentário