sexta-feira, 29 de junho de 2012

Info Esquerda.Net | Destaque: Espanha no Garrote da Troika

  Tem dificuldade em ver este Email?

"Cumprir estas regras significou asneira", diz Louçã a Passos Coelho

'Cumprir estas regras significou asneira', diz
Louçã a Passos Coelho

Francisco Louçã confrontou o primeiro-ministro com o "desvio colossal" de dois mil milhões de euros nas contas públicas e com a proposta que estará em cima da mesa do Conselho Europeu de criar um superministro europeu das Finanças, assunto que Passos omitira ao parlamento no seu discurso.
Ler mais.

Astúrias: Vivam os Mineiros! Por Luis Sepùlveda

Ao mesmo tempo que Espanha aceitava um resgate dos seus bancos de 100 mil milhões de euros, reduzia em 63% os fundos destinados a preservar a atividade mineira até 31 de Dezembro de 2018. Isto quer dizer fechar as minas, matar a atividade, uma cultura do trabalho, e condenar as cidades e aldeias das bacias mineiras ao êxodo dos seus habitantes. Nunca uma greve mineira foi tão justa e necessária.Ler mais

Convocado Congresso Democrático das Alternativas

Denunciar o Memorando da troika e rejeitar a destruição do Estado Social. É este o propósito do texto que promove o Congresso Democrático das Alternativas, um encontro que terá lugar a 5 de Outubro. A iniciativa junta um amplo espectro de figuras das várias áreas da esquerda, de bloquistas a independentes, de socialistas a comunistas.Ler mais.

Pistas gregas

Jorge CostaDas coisas que a troika e a esquerda podem aprender na Grécia.Ler mais.

Precários lançam associação nacional

Ao fim de cinco anos de atividade, o movimento Precários Inflexíveis apresenta no dia 7 de julho uma nova associação nacional contra a precariedade, com núcleos em Lisboa e Porto.Ler mais.

Cecília Honório: "Governo está a esconder o seu plano B da austeridade"

A deputada recorda o tempo da campanha eleitoral, em que Passos Coelho negava no twitter a ideia de que o PSD iria aumentar o IVA. Cecília Honório afirma ainda que, com o anúncio da quebra brutal das receitas do IVA, "o discurso da fatalidade e da inevitabilidade foi a enterrar na passada sexta-feira".Ver vídeo.






29 de Junho

Debate "A saúde é um direito a preservar"

Com João Semedo, Médico e deputado do Bloco, Isabel do Carmo, Médica, Comissão de Utentes de Grândola e Plataforma Cidadã de Resistência à Destruição do SNS.
Grândola, Biblioteca Municipal, 21h.

Sessão de Cinema: Os donos de Portugal

À conversa com o autor, Jorge Costa.
Ver
cartaz.
Torres Novas, Sede do Bloco (R General José Vasconcelos Correia 10), 21h15.

30 de Junho

Lançamento da Revista Vírus

Apresentação a cargo do diretor da Revista - Fernando Rosas - e de outros membros do Conselho de Redação.
Ver
capa da revista.
Lisboa, Espaço Palmeiras (Rua da Palma 268), 17h30.

Projeção do documentário Donos de Portugal, de Jorge Costa

Debate com Fernando Rosas.
Ver
evento no facebook e cartaz.
Seixal, Sociedade Filarmónica Democrática Timbre Seixalense (Av. D. Nuno Álvares Pereira, 119), 21h.

Manifestação pelo Direito ao Trabalho

Ver evento no facebook e cartaz.
Lisboa, Largo Camões - São Bento, 15h.
Porto, Batalha - Praça D. João I, 15h

A Comuna | EDP, SNS, Paraguai, Chipre | Brevemente A Comuna N.º 28

   Problemas em ver esta newsletter?

EDP, O MAU DA FITA?
Artigo de Victor Franco

O direito à energia elétrica fez ligar consumidores que nem em 200 anos pagariam os custos da instalação e ajudou a consagrar a igualdade entre todos os portugueses(...) as várias fases de privatização da EDP renderam ao Estado cerca de 10.788 milhões de euros. Apenas os resultados líquidos da EDP rondarão os 9.350 milhões de euros – a privatização da energia elétrica e da EDP trouxe um prejuízo económico ao país.
(pré-publicação ao nº 28 da revista)
Continuar...


Artigo de Carlos Eduardo Martins

O golpe desferido contra o governo de Fernando Lugo é um importante sinal de alerta para as democracias e governos populares do Cone Sul. (...) O golpe tem a função de criar o ambiente de terror para impedir que as organizações populares e a Frente Guazu possam eleger um novo presidente com forte base parlamentar capaz de respaldar mobilizações populares e programas muito mais amplos
Continuar...

Artigo de Bruno Maia, médico

O·Serviço Nacional de Saúde é a melhor das conquistas de Abril. Em 30 anos o nosso país construiu de raiz uma rede de cuidados de saúde primários e hospitalares que no final dos anos 90 era classificada pela OMS como o 12º melhor serviço de saúde do mundo. Em pouco mais de 10 anos, desde o início da sua criação, Portugal passou de país atrasado, com índices de mortalidade infantil, peri-natal e materna ao nível dos mais subdesenvolvidos dos países Africanos, directamente para o topo do mundo. A esperança média de vida, a cada ano que passava, duplicava, triplicava ou quadriplicava.
(pré-publicação ao nº 28 da revista)

Artigo de Bruno Góis
Christofias e o AKEL podem ter um papel importante na questão cipriota, embora aparentemente não se vislumbre esse desfecho. Porém o papel de um presidente e um governo de esquerda não se resumirá certamente à questão da unificação. É preciso saber que respostas o governo do AKEL tem dado à crise.


Louçã vs Passos I e II | "Deve a 'asneira' continuar como regra para destruir a Europa e Portugal?" | "O primeiro-ministro não tem nenhum controlo sobre as contas públicas"


Francisco Louçã, o Coordenador do Bloco de Esquerda, esteve muito bem, como sempre!
Foi no passado dia 27, no debate parlamentar com o Primeiro-Ministro na Assembleia da república.
Francisco Louçã sempre a demonstrar, com imensa elegância e elequência, a péssima qualidade desta estranha forma de governar Portugal em tempo de grave crise, imenso desemprego e muita fome.
JOÃO



Louçã vs Passos I:
"Deve a 'asneira' continuar como regra para destruir a Europa e Portugal?"

Publicado em 27/06/2012 por 
Francisco Louçã questiona o Primeiro-ministro, confrontando-o com as suas medidas e com os números da consolidação orçamental: "Esta política da Merkel não está a destruir a nossa economia e a provocar um fracasso?". "Há um 'desvio colossal' na consolidação orçamental, e não uma 'derrapagem', faltam 2 mil milhões de euros", sublinha".

Louçã vs Passos II:
"O primeiro-ministro não tem nenhum controlo sobre as contas públicas"

Publicado em 27/06/2012 por 
Francisco Louçã confronta Passos Coelho com o "buraco gigantesco" nas contas públicas de 2 mil milhões de euros: "Aumentou a dívida para aumentar o défice, aumentou o desemprego para aumentar a dívida". Louçã questiona ainda o primeiro-ministro sobre o super-ministro das finanças europeu que irá determinar orçamentos, "amputando a democracia e a Constituição".

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Quem Perdeu o Emprego Não Pode Perder a Casa

Clica sobre a imagem para a ampliares!

Info Esquerda.Net | A Banca Alemã é a Grande Beneficiária do Resgate Espanhol

   Tem dificuldade em ver este Email?

A banca alemã é a grande beneficiária do resgate espanhol



A crise bancária dos países periféricos (Espanha, Grécia, Portugal e Irlanda) está a correr muito bem para a banca alemã, pois há um fluxo de capitais destes países, que fogem da crise para o centro e muito em particular para a Alemanha. E os dados falam por si. Por Vicenç Navarro
Ler mais.

Fernando Rosas apresenta nova série da revista Vírus

A nova série da revista "Vírus", agora também em versão impressa, tem lançamento marcado para dia 30 de junho. Fernando Rosas é o diretor da revista e explica ao esquerda.net o que podemos encontrar nesta edição e na próxima, a lançar no fim do anoLer mais

"O caminho da falência só pode provocar a falência", diz Louçã

Num almoço/convívio na Lagoa de Óbidos, integrado nas Jornadas Contra a Troika, Francisco Louçã lembrou que o Governo não tem razões para estar surpreendido com o resultado de um ano das políticas da troika. "O Bloco de Esquerda tinha razão quando insistiu que o caminho da troika era o caminho da falência", sublinhou o coordenador bloquista.Ler mais.

O 'blowback', ou os impossíveis dilemas das potências declinantes

Immanuel Wallerstein
O "blowback" ocorre quando as potências em declínio desenvolvem um comportamento que, a curto prazo, obtém alguns objetivos imediatos, mas, a médio prazo, torna o declínio do seu poder ainda maior e mais rápido.
Ler mais.

Relvas tentou ajudar empresa de Passos, acusa Helena Roseta

A vereadora lisboeta contou na SIC Notícias um episódio passado entre ela e o então Secretário de Estado da Administração Local de Durão Barroso. Segundo Roseta, que presidia à Ordem dos Arquitetos, Relvas propôs-lhe uma candidatura a fundos europeus de formação, na condição das formações aos arquitetos serem feitas pela empresa onde estava Passos Coelho.Ver vídeo.

O caso de Nabil "é um entre muitos" na "rotina" da ocupação

Micaela Miranda, actriz portuguesa casada com Nabil Al-Raee, director artístico do Freedom Theatre de Jenin (Cisjordânia, Palestina) sequestrado em 6 de Junho pelas tropas israelitas, conta pormenores deste e outros casos de violação flagrante dos mais elementares direitos humanos. Entrevista de José Goulão.Ler mais.

Marcha do Orgulho LGBT combate discriminação em tempo de crise

Milhares de pessoas voltaram a manifestar-se em Lisboa num ambiente de festa para alertar que em tempo de crise é mais importante defender os direitos, a igualdade e combater a discriminação com base na orientação sexual. Fotogaleria de Paulete Matos.Ler mais.








27 de Junho

Apresentação do livro: "As mulheres da Fonte Nova", de Alice Brito

Apresentado por Irene Pimentel e Francisco Louçã.
Ver
convite.
Lisboa, Fnac Colombo, 18h30.

28 de Junho

Projeção do documentário Donos de Portugal

Com o autor, Jorge Costa.
Ver
evento no facebook.
Torres Vedras, Praça Machado dos Santos (Praça da Batata), 21h30.

sábado, 23 de junho de 2012

sexta-feira, 22 de junho de 2012

It´s Media | Os Media Distorcem a Verdade?



Extraordinário! Numa simples imagem vejo retratada a comunicação social tal como eu a vejo e sinto.
Os Media distorcem a verdade? Eu penso que sim! Manipulam muito... no mínimo.
Adorei!
JOÃO

Hoje Vou Ser Grega! | Euro 2012 - Alemanha vs. Grécia | Monty Python Philosophy Football Germany vs Greece | Vídeo



Eu só vi os 4 jogos da Seleção Nacional Portuguesa, por ser a minha selecção. Mas hoje vou ver a Grécia vs. Alemanha e vou ser 100% Grega. Quero a Alemanha eliminada do Euro!

Quando disse ao meu marido eu hoje vou ver o jogo e vou ser Grega, ele respondeu-me: "Quem se vê Grego sou eu e é contigo!".

Como podem ver, mesmo com a crise, e talvez até por causa da crise, até estes momentos de descompressão com e sobre o futebol têm imensa importância. A saúde precisa destes momentos!

Que ganhe a Grécia!

Tenho sido, ultimamente, Grega. Mas hoje, mais do que nunca, sou GREGA!

JOÃO



Info Bloco.Iniciativas | Marcha Orgulho LGBT 23 de Junho







Camarada
Mais uma vez o Bloco de Esquerda associa-se à convocatória da Marcha do Orgulho LGBT que se vai realizar no Sábado, dia 23 de junho em Lisboa.
Marcamos encontro para as 16:30 no Príncipe Real junto à faixa do Bloco.
Quando a maioria da população se vê confrontada com o ataque aos seus direitos básicos, facilmente negligencia a necessidade de construir uma sociedade mais igualitária e livre de discriminações.
Esta é mais uma das razões pelas quais é fundamental construir um discurso e uma ação capazes de defender as pessoas LGBT e lutar pelos direitos ainda por conquistar. E é mais uma das razões pelas quais estamos juntos e em força na Marcha do Orgulho LGBT em 2012.
Manifesto da 13ª Marcha do orgulho LGBT 2012

Estamos juntos, pela luta toda

Info Esquerda.Net | Desemprego e Precariedade: Alternativas em Debate na AR

  Tem dificuldade em ver este Email?

Belmiro de Azevedo: portugueses devem fazer "algum esforço" para combater o desemprego



Em declarações à agência Lusa, Belmiro de Azevedo defendeu, esta quarta feira, que "o problema do desemprego resolve-se muito bem, desde que as pessoas façam aquilo que é óbvio". Os portugueses têm que "fazer algum esforço" e "ter vontade", adiantou o presidente da Sonae.
Ler mais.

"É em tempos de crise que a proteção aos desempregados deve aumentar"

Na véspera da discussão parlamentar do pacote de medidas do Bloco contra a precariedade e pela proteção aos desempregados, a deputada bloquista Mariana Aiveca explica os objetivos desta iniciativa.Ver vídeo

G20: o problema chama-se Merkel

Reunião do grupo das maiores economias do mundo termina com declarações gerais sobre a crise da União Europeia e sem propostas concretas para resolvê-la. O problema, diz o New York Times, é Angela Merkel.Ler mais.

ACTA: O dia do juízo

Não é o juízo final sobre o ACTA, mas a votação que vai fazer-se esta quinta-feira na Comissão de Comércio Internacional (INTA) do Parlamento Europeu poderá ser determinante para que a ofensiva censória e contra a privacidade dos cidadãos possa ficar sem efeito.Ler mais.

Sessão Pública Cultura e Futuro

O salão de Inverno do Teatro São Luiz em Lisboa acolheu a sessão pública Cultura e Futuro. O esquerda.net entrevistou a deputada Catarina Martins e José Luís Ferreira, diretor artístico do Teatro São Luiz. Ver site:culturaefuturo.blogspot.ptVer vídeo.

O Porto entaipado

Ricardo CoelhoUm grupo de cidadãos/ãs decidiu ocupar a Biblioteca Infantil do Marquês, vergonhosamente abandonada pela Câmara do Porto desde 2001. Apenas três dias depois, a biblioteca popular foi despejada e o imóvel público entaipado. Rui Rio continua fiel aos seus princípios.Ler mais.

PS e PSD unem-se para extinguir freguesia em Salvaterra

Bloco de Esquerda de Salvaterra de Magos acusa o PS local de ser "uma espécie de batedor do ministro Miguel Relvas para a aplicação no concelho da lei PSD de extinção de freguesias".Ler mais.



22 de Junho

Colóquio Internacional: A produção do real: arte, economia e cultura

Organização: Unipop.
Ver programa
completo.
Guimarães, Nave Central Fábrica Asa - Covas, 19h.

Projeção do filme: RASD, Justiça sem Guerra?

De Josep Lluis Pénadés.
Mais informações
completo.
Setúbal, Prima Folia - Academia Problemática e Obscura (R de Fran Paxeco n.º 176 1.º e 178 r/c), 21h30.

23 de Junho

Colóquio Internacional: A produção do real: arte, economia e cultura

Organização: Unipop.
Ver programa
completo.
Guimarães, Nave Central Fábrica Asa - Covas, 19h.

Projeção do documentário Donos de Portugal, de Jorge Costa.

Com o autor, Jorge Costa.
Ver evento
no facebook.
Lisboa, PostCoop, Fábrica Simões (Benfica), 15h.

13ª Marcha Orgulho LGBT

Ver evento no facebook e cartaz.
Lisboa, Príncipe Real, 17h.

Inauguração da Exposição de Pintura de Helena Justino

Às 20 horas será servida uma Moamba, sujeita a marcação.
Mais
informações.
Lisboa,
Centro InterculturaCidade, 19h.

Queering Party after Marcha

Festa oficial da Marcha LGBT. Com Anfitriã FaraDiva - Sara Shuh - Miguel Quelhas - Black Shemale - Artemísia Alfinete.
Ver evento
no facebook.
Lisboa, Teatro Barraca, 23h.

24 de Junho

2.ª edição anual da Sardinhada na Lagoa de Óbidos

Iniciativa inserida nas Jornadas Contra a Troika do Bloco. Com Francisco Louçã.
Caldas da Rainha, Parque de Merendas (junto à Escola da Vela da Lagoa – Nadadouro), 12h30.

Colóquio Internacional: A produção do real: arte, economia e cultura

Organização: Unipop.
Ver programa
completo.
Guimarães, Nave Central Fábrica Asa - Covas, 9h30.


quinta-feira, 21 de junho de 2012

A Comuna | da Mobilização para a Marcha do Orgulho LGBT às Ilações das Eleições Gregas

   Problemas em ver esta newsletter?


E NÓS, PÁ?


As eleições na Grécia indiciam uma viragem no panorama político europeu. Não tanto pelos resultados: a maioria relativa da Nova Democracia, uma diferença de menos de 3% em relação à Syriza, a esquerda anti-austeritária que rondou os 27%.
Artigo de Alberto Matos
CONTINUAR...



AFINAL A GRÉCIA FICOU NO EURO…


… com um golo de Karagounis. Quanto a permanências no euro estamos conversados, só esteve em jogo no campo da bola. Nas eleições deste domingo, o jogo era outro e o adversário também. No máximo poder-se-à dizer que a segunda volta das eleições se disputa nos quartos-de-final. Sim, já sabemos que no futebol são 11 contra 11 e no fim ganha sempre a Alemanha. Mas isso é no futebol.
Artigo de Joana Mortágua 
CONTINUAR...


PELO DIREITO A UMA HABITAÇÃO CONDIGNA

O direito a uma habitação condigna é um direito universal, reconhecido a nível internacional e em mais de uma centena de constituições nacionais em todo o Mundo. É um direito Universal!
Apesar desse direito, os sem-abrigo e os que vivem em condições precárias são cada vez em maior número por todo o mundo.
Mais de 6 milhões de pessoas foram expulsas de suas casas entre 2009 e 2012.

Artigo de Ricardo Nunes
CONTINUAR...

Dia 23 de Junho, Lisboa veste-se, orgulhosa, com as cores do arco-íris revelando a diversidade e complexidade do ser humano. Trata-se da 13ª Marcha do Orgulho LGBT de Lisboa, uma manifestação já histórica que chama a atenção para os direitos ainda por conquistar por todas as pessoas.
Artigo de Nádia Cantanhede

Os resultados da Syriza são sem dúvida, uma mudança da mentalidade e da necessidade de uma resposta contra a especulação dos mercados e o plano criminoso da troika. A coragem dos gregos ameaça impelir os europeus na luta contra a chantagem, apesar dos discursos catastrofistas da direita que defende a receita da crise.
Artigo de Paulo Cardoso