Se o vento nos traz boas noticias da Grécia onde as intenções de voto na Syriza já chegam aos 31,5%, se na Alemanha o die Linke está a passar por um processo de reestruturação que prevê o fortalecimento da sua influência na sociedade alemã e se Melénchon parte na frente de Le Pen nas previsões para as eleições parlamentares francesas, em Portugal as sondagens atribuem uma subida da popularidade do Bloco de Esquerda.
Artigo de Cláudia Ribeiro
|
Do que falamos afinal?
A austeridade mais do que uma orientação de política económica e orçamental, tornou-se a receita tipo para a pretensa saída da crise. Combinada com um crescente autoritarismo - estatal, patronal, racial (…) se quisermos social ou societal – tem formulado os traços do regime que hoje a burguesia impõe aos trabalhadores europeus, o austeristarismo.
Artigo de Fabian Figueiredo |
Para a rutura com a miséria, é preciso um governo de esquerda
Os novos instrumentos do capitalismo são a austeridade e o autoritarismo. O primeiro serve de moralização sobre a economia doméstica, passando a mensagem de que vivemos acima das nossas possibilidades e que, por isso, nos resta viver pobres e honrados; o segundo serve para impor a austeridade e a resignação, dando a entender que não há outro caminho possível.
Artigo de Moisés Ferreira
|
Se a ideia de que uma entidade privada, que nada tem a ver com educação, possa decidir,votar e opinar sobre qualquer assunto afecto a uma escola já é demasiado perturbadora, a ideia de que esses "agentes sociais" terão maior assento do que os próprios alunos (maioria da população escolar), é ainda mais revoltante.
Artigo de André Moreira e Luís Monteiro
|
Terça, 05 Junho 2012
No dia mundial do ambiente vale a pena parar para pensar. O capitalismo está a conseguir destruir o desenvolvimento humano e o planeta. Em nome do progresso, é preciso conquistar o futuro e uma civilização humana com altos padrões sociais e ambientais.
Bruno Góis
|
| |
Sem comentários:
Enviar um comentário