sexta-feira, 28 de setembro de 2012

A Comuna | Luta Contra a Troika, Feminismos e Adeus Nelson Coutinho

   Problemas em ver esta newsletter?
ADEUS NELSON COUTINHO
Artigo de Bruno Góis, comunicação apresentada no Socialismo 2012

Faleceu na manhã de quinta-feira, no Rio de Janeiro, o académico e político marxista brasileiro Carlos Nelson Coutinho (1943-2012). (...) Defensor de que "Sem democracia não há socialismo, e sem socialismo não há democracia", Carlos Nelson nasceu na Bahia em 1943 e consagrou-se no estudo do marxismo no Brasil como introdutor (junto com Leandro Konder) e tradutor do húngaro György Lukács e do italiano Antonio Gramsci.

Continuar...

Feminismos? Sim, Obrigada!
Artigo de Nádia Cantanhede

Ser oprimida pelo patriarcado implica questionar a opressão masculina e isso implica colocar sobre um olhar crítico o seu pai, o seu irmão, o seu companheiro, namorado, amigo e filho. Esse confronto não é fácil e esgota a economia psíquica. Ergue-se o risco da vitimização ou da revolta. O afecto e a opressão estão, em alguns casos, no mesmo barco o que gera conflitos difíceis de gerir.
Continuar...

Artigo de Luís Monteiro
O milhão que ontem saiu à rua tem agora a responsabilidade política de não deixar que o Governo caia para ser trocado por um qualquer tecnocrata, como aconteceu na Grécia e na Itália.
Continuar...

Artigo de Sandra Cunha
A destruição de um país sem qualquer remorso, sem vergonha, o desrespeito, a sobranceria, o sadismo de quem está por detrás de tudo isto, faz crescer em mim uma onda de indignação e de raiva tão crua, tão pura, tão intensa, que da ponta dos dedos só me saem impropérios indignos deste espaço e de mentes mais sãs ou sensíveis do que a minha
Continuar...

Artigo de Tiago Ramalho
Muitos estudiosos do Pensamento Político, se atentassem ao título acima expresso, julgar-me-iam vindo da Parvónia. Mas a realidade que virei a descrever comprovará e justificará o título adotado. Os factos históricos que apresentar inserem-se num contexto histórico específico: o 11 de Setembro de 1973 e o Terrorismo.
Continuar...

Artigo de Sara Reis
Numa altura em que o número de mulheres licenciadas e a frequentar o ensino superior é maior do que o dos homens, a ideia de que as mulheres simplesmente não tem as qualificações e competências necessárias para ocupar altos cargos nas empresas desafia a leis da lógica.
Continuar...

Sem comentários:

Enviar um comentário