quinta-feira, 31 de maio de 2012

Dia 1 de Junho de 2012 | Dia Internacional da Criança | LINKS para «Livro "O QUÊ?... Os Adultos Não Sabem?"», Declaração dos Direitos da Criança, Poema de Miguel Torga

Amanhã, dia 1 de Junho, é o
Dia Internacional da Criança.


Não vou poder escrever um post sobre o Dia Internacional da Criança naquela que é a data sobre este dia que deveria ser dedicado às crianças de todo o Mundo. Mas é importante que nesse dia comemorativo – se não puder ser diariamente –, se faça uma profunda reflexão sobre os Direitos da Criança e a falha, quase completa de cada um desses direitos, sem que a maioria das pessoas se indignem e não lutem o suficiente para que eles sejam cumpridos, conforme consagrados na Declaração dos Direitos da Criança, proclamada pela Assembleia das Nações Unidas em 1959.

No entanto, tenho dois posts dedicados a esse dia. Podes vê-los clicando aqui, nestas duas hiperligações:


Dia Internacional da Criança | Livro "O QUÊ?... Os Adultos Não Sabem?" | Declaração dos Direitos da Criança | Cartoon do Bartoon

Dia Internacional da Criança | Brinquedo | Poema de Miguel Torga

Vou estar ausente dois a três dias. Voltarei!

Faz as crianças da tua vida felizes todos os dias!

JOÃO




Angela Merkel Chumbou a Geografia | Cartoon do Bartoon | Vídeo

~
Isto é a Rússia?!!!!!!

Era uma vez uma líder Alemã, Chanceler Angela Merkel, que se julgava a dona dos países da União Europeia, que foi assistir a uma aula de Geografia numa escola bem especial: a “International European School”, em Berlim.
Dever-se-ia pensar que a Chanceler alemã, Angela Merkel, seria uma mente brilhante, uma pessoa com uma cultura de excelência. E, obviamente, pensar-se-ia que tal brilhante e importante senhora não teria problemas em localizar, num mapa, o seu próprio país, as suas principais cidades e, principalmente, a sua capital... Mas Angela Merkel teve muita dificuldade em encontrar a Alemanha e indicar onde ficava, no mapa, Berlim. Não é que a Senhora Merkel assinalou Berlim na Rússia!
Será que Angela Merkel é a Chanceler com orelhas de burra!?
Bem as merecia! Santa ignorância!
 

JOÃO
_____________

 
PUBLICO.PT - Bartoon - 30/Maio/2012
 
Clica na imagem para a ampliares!


Angela Merkel chumbou a geografia

Publicado em 30/05/2012 por

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Cartoons do Bartoon | 10 Dias, 10 Cartoons | De 20 a 29 de Maio de 2012



O nosso (des)Governo mais troikista do que a Troika, a própria da Troika ainda mais troikista que o nosso (des)Governo, estão a criar duas classes sociais únicas: a que vive no LUXO; e a que vive no LIXO! Já não há mais a classe média. De todo!
Continuam as medidas bem de extrema direita, de sufoco absoluto das famílias que, penso, nenhuma escapa a ter um ou mais desempregados, já de longa duração...
Depois, há a Justiça para os da classe de LUXO e a (não)Justiça para os da classe do LIXO.
Temos, ainda, casos de corrupção em todas as áreas da vida portuguesa, autênticas redes ao mais alto nível internacional.
Continuamos a precisar do remédio para aliviar a tensão: umas valentes e sonoras gargalhadas! Precisamos de rir, rir muito, nem que seja de coisas sérias, ditas, brilhantemente, a brincar... Precisamos de um sorriso, mesmo que amarelo!
Por isso, ficam, uma vez mais, alguns "Cartoons do Bartoon". Eles dão-nos a leitura satírica do que se passou nestes dias.
Os temas são estes:
  • O Museu Nacional de Arqueologia promoveu uma recriação de uma comunidades Pré-Histórica.
  • Há membros deste governo que às vezes actuam como elefantes em lojas de porcelanas.
  • Afinal, Parece que a saída da Grécia pode provocar o colapso da Zona Euro
  • O Deutsche Bank propõe a criação de uma moeda paralela ao Euro na Grécia: o Geuro.
  • Segundo o Conselho de Finanças Públicas a economia portuguesa tem tido um comportamento notável.
  • Sabendo que a permanência da Grécia na Zona Euro vai custar 60 mil milhões nos contribuintes europeus...
  • Numa altura em que o euro está à beira do precipício...
  • O submarino "Tridente", que custou 500 milhões de Euros ao Estado Português, partiu para a sua primeira viagem.
  • Na Grécia estão furiosos com as declarações de Christine Lagarde sobre a fuga dos impostos no país.
  • Miguel Relvas diz que vai sair mais forte deste caso.
São os maravilhosos, cáusticos, hilariantes e sempre "fabulásticos" tesourinhos...
Autênticas pérolas!...

JOÃO

---------------------------------------------------------------------------------
PUBLICO.PT - Bartoon
------------------------------------------------------------------------------------
Clica nas imagens para as ampliares!

terça-feira, 29 de maio de 2012

Exposição de Espantalhos dos Alunos do Agrupamento de Escolas de Castro Daire | Presidente da Câmara Municipal Proibiu Exposição do Espantalho de Passos Coelho

Cartaz da Esposição de Espantalhos
Imagem do Espantalho Passos Coelho
que espantou o Presidente da
Câmara Municipal de Castro Daire

Estamos a caminhar para a censura? Estamos a perder a liberdade de expressão verbal e criativa?
Não podemos permitir que tal aconteça.
Por isso, e para que o espantalho de Passos Coelho com a corda ao pescoço e a lista das dívidas do país não fique esquecido, eu coloco aqui a imagem do dito espantalho.
Temos que saber apreciar o trabalho criativo individual e colectivo, seja ele de crianças ou de adultos. E, sobretudo, devemos aprender a rirmos das caricaturas, dos cartoons, das anedotas, das graças e gracinhas sobre a política e os políticos, sem que a sociedade ou eles se melindrem, pois só assim viveremos numa democracia plena.
E sabermos brincar com factos bem tristes e preocupantes é muito saudável. Rir o melhor remédio e é melhor rirmos daquilo que nos pode fazer chorar.
JOÃO



Castro Daire

Câmara proibe espantalho com a imagem de Passos

por Lusa 25 Maio 2012

Um espantalho, representando o primeiro-ministro com uma corda ao pescoço, que fazia parte de um trabalho escolar, foi retirado de uma exposição pública por imposição da Câmara Municipal de Castro Daire, disse à Lusa fonte da escola promotora.
O presidente da direção do agrupamento de escola de Castro Daire, António Ferreira, explicou à Lusa que o espantalho a representar Pedro Passos Coelho com uma corda ao pescoço e uma lista com as dívidas do país colada fazia parte de uma exposição pública de vários bonecos criados pelos alunos da EB 2,3.
Esta figura, criada por um dos alunos, permitia ainda a fácil ligação ao primeiro-ministro por ter no bolso um "bilhete de identidade".
Mostrando-se desagradado com a "imposição pela autarquia" da retirada do espantalho que satirizava Passos Coelho, que, com outros estava exposto no jardim do centro da vila, exposição essa que ainda continua, o diretor do agrupamento escolar admitiu à Lusa que a direção "pode optar pelo envio de uma nota de protesto" à autarquia.
Isto, porque, quando o presidente da câmara, Fernando Carneiro (PS), "contactou a escola, fê-lo em tom ameaçador", relatou António Ferreira à Lusa, complementando: "Aludindo à emissão de um comunicado sobre o espantalho" que não chegou a ser emitido após a retirada do objeto.
"Mas este tipo de trabalho não tinha, nem poderia ter, qualquer objetivo de crítica, apenas pretendia, tal como foi planeado pelos professores que o coordenaram, recuperar uma tradição, deixando a execução à imaginação, à criatividade, dos alunos", disse, acrescentando que "só uma falta de sensibilidade clara é que permite fazer a extrapolação para a crítica de teor político".
Segundo António Ferreira, o boneco retratava apenas uma situação percecionada pelo aluno que o executou, que é o país estar, "como se costuma dizer, enforcado em dívidas", e o primeiro-ministro "foi a figura escolhida para significar Portugal. Apenas isso".
A Lusa tentou sem sucesso obter uma reação do presidente da câmara de Castro Daire.
Os trabalhos foram realizados pelos alunos dos 7º e 8º anos das turmas de Artes Tradicionais e as turmas de EVT do 5º e 6º ano da Escola E B 2,3 de Castro Daire, em colaboração com a disciplina de Educação Tecnológica, sob o tema, "Espantalhos, Uma Arte Popular".

Info Esquerda.Net | Dossier: Vamos ouvir Sassetti! Outros Temas

  Tem dificuldade em ver este Email?

Tsipras responde à diretora do FMI: "Os trabalhadores gregos pagam os seus impostos"



"Os trabalhadores gregos pagam os seus impostos", que são muito pesados e mesmo "insuportáveis", respondeu Alexis Tsipras a Christine Lagarde, que neste sábado fez um ataque xenófobo ao povo grego. Entretanto, muitas vozes criticaram Lagarde, Jean-Luc Mélenchon afirmou que se "houvesse moral política", ela "devia demitir-se do cargo que ocupa".
Ler mais.

Dossier: Vamos ouvir Sassetti!

"Ouçam [a minha música], tentem compreender, gostar, partilhar", disse o pianista e compositor Bernardo Sassetti, numa das suas últimas entrevistas. Falecido prematuramente aos 41 anos, que melhor homenagem fazer-lhe que não seja ouvir a sua música? Neste dossier, procuramos traçar um percurso, baseado nas palavras do próprio Sassetti, acompanhados de links para vídeos de apresentações e músicas. Dossier de Luis Leiria.Ler mais.

"Descaramento da troika é tão grande, que ainda querem baixar mais os salários"

Francisco Louçã denunciou em Riba D'Ave que "os homens da troika", com imenso descaramento dizem que há muito desemprego em Portugal, porque os salários são altos de mais. Salientando que a troika tem uma política que é "atacar sempre os de baixo", apelou à solidariedade com o povo grego e com o partido Syrisa.Ler mais.

Lançado manifesto português de apoio à Syriza

O manifesto, lançado por mais de 250 personalidades, apela "à solidariedade internacional com a democracia na Grécia" e manifesta o seu apoio à coligação Syriza "na luta por um governo que enfrente a catástrofe social e a bancarrota". Este manifesto pode ser subscrito aqui.Ler mais.

"Se não sairmos do atoleiro dos mercados, vamos ter uma Europa de extrema direita"

A política de austeridade e de precarização do emprego capitaneada por Angela Merkel levou a um desespero social que alimenta as tendências mais radicais. Ou a Europa reage agora ou será tarde. Ignacio Ramonet, em entrevista feita por Ana Tudela Flores, crê que reagirá.Ler mais.

O grande desperdício: A crise bancária em Espanha

A crise bancária emergiu da mistura dos erros de gestão dos diretores bancários, juntamente com os interesses mútuos de enriquecimento não sustentável desses diretores e dos empresários tóxicos (não são os ativos que são tóxicos, mas sim os empresários e os banqueiros), mas, posteriormente, as denominadas políticas de austeridade agravaram a crise bancária inicial e tornam-na irresolúvel. Declaração de econoNuestra Ler mais.

Rio+20: economia verde para salvar o Planeta ou o capitalismo?

Rita Calvário
Colocar no centro das soluções a "economia verde" é, em termos gerais, justo. O problema é quando esta transição verde não questiona nem transforma os fundamentos da economia que existe, o capitalismo.Ler mais.


 

29 de Maio

Projeção do documentário: "Donos de Portugal"

Com o autor, Jorge Costa.
Ver
cartaz.
Aveiro, Auditório do Mercado Negro, 22h.

Exibição do documentário "48", da realizadora Susana Sousa Dias

O documentário sobre a tortura durante o Estado Novo.
Ver evento no
facebook.
Covilhã, Cinemateca da Universidade da Beira Interior, 21h.

31 de Maio

Encontro Nacional – "Aldeias Sustentáveis e Ativas"

Ver convite e programa.
Confirmação de participação até 25 de maio.
Santarém, Anfiteatro 2 da Escola Superior Agrária de Santarém (Quinta do Galinheiro – S. Pedro), 10h.

Convite à Subscrição da Carta Aberta "Na Grécia, o Povo é Quem Mais Ordena".

SOMOS TODOS GREGOS
A GRÉCIA NÃO ESTÁ SÓ!

Reencaminho este mail que recebi há dias e recomendo a sua leitura, assim como a leitura do "post" de Daniel Oliveira no seu Blog "Arrastão" e, claro, a assinatura desta carta aberta "Na Grécia, o povo é quem mais ordena".
Eu e a minha família já assinámos!
Assina tu, também!
JOÃO










Caras e caros amigos,

A grave situação económica e social que se vive actualmente na Grécia levou um grupo de cidadãos a promoverem uma tomada de posição pública de apoio ao povo grego. Dirigida aos presidentes do Parlamento Europeu, da Comissão Europeia, do Banco Central Europeu e do Fundo Monetário Internacional, deseja-se que esta iniciativa obtenha uma expressão significativa, de maneira a ficar bem demonstrado o apoio dos portugueses ao povo grego.

É nesse sentido que os proponentes desta iniciativa o/a convidam a subscrever e a divulgar a carta aberta "Na Grécia, o povo é quem mais ordena", que se encontra em
http://nagreciaopovoequemaisordena.com

Os proponentes

Outras leituras
 

Sexta-feira, 25 de Maio de 2012
por Daniel Oliveira
 


Carta aberta aos Presidentes do Parlamento Europeu, da Comissão Europeia, do Banco Central Europeu e do Fundo Monetário Internacional

Nas eleições de 6 de Maio o povo grego exprimiu democraticamente a sua vontade, manifestando a sua oposição às condições impostas pelo programa de assistência financeira. Essas condições lançaram os gregos no desespero e na miséria. Pela sua brutalidade, as medidas do programa estão a dilacerar a sociedade grega, provocando rupturas incompatíveis com uma recuperação social e económica que salvaguardem padrões de vida aceitáveis para a dignidade de todo o povo.

Goradas as negociações para a constituição de um governo, os gregos vão regressar às urnas no próximo dia 17 de Junho. Trata-se de uma decisão enquadrada nas regras democráticas daquele país. Porém, está a assistir-se da parte dos mais altos representantes das instâncias internacionais a declarações que em nada facilitam uma solução ajustada à situação que se vive naquele país. Pelo contrário, as tomadas de posição já conhecidas vão no sentido de influenciar e condicionar a liberdade de escolha e decisão dos gregos, ao colocar na agenda política, ao arrepio dos tratados europeus, a sua saída da zona euro com todas as consequências daí decorrentes.

Por outro lado, no mesmo sentido da consulta eleitoral na Grécia, os resultados das consultas eleitorais realizadas recentemente em França, na Alemanha, em Itália e no Reino Unido deram um sinal inequívoco de que também naqueles países as populações estão a rejeitar as medidas de austeridade que lhes querem impor em nome de um ajustamento orçamental cujos exemplos já conhecidos em nada estão a contribuir para melhorar as economias, nem sequer se revelam úteis para atingir o apregoado objectivo de resolver o problema das suas dívidas públicas.

Por estas razões, os signatários desta carta aberta entendem que nas actuais circunstâncias se deve expressar todo o apoio e solidariedade ao povo grego, exigindo o cancelamento das medidas de austeridade que lhe foram impostas. Entendem também que os governos europeus não devem poupar esforços junto da Comissão Europeia e do Banco Central Europeu para serem encontradas soluções que aliviem a tensão vivida em toda a Europa. Exigem, finalmente, que sejam respeitados os resultados das eleições de 17 de Junho enquanto escolha democrática do povo grego.

LEIA EM BAIXO OS SUBSCRITORES E ASSINE AQUI
Adelino Granja, advogado
Alcides Santos, desempregado
Álvaro Beleza, médico
Álvaro Pombo, empresário
Ana Benavente, professora universitária
Ana Drago, deputada
André Freire, politólogo, professor universitário
Angela Dionisio, economista
António Arnaut, advogado
António Avelãs, professor, dirigente do SPGL
António Nunes Diogo, médico
António Leuschner, médico
António Martins Coelho, reformado da UE
António Rodrigues, médico
António Santos Cardoso, administrador hospitalar
António Serzedelo, presidente da Opus Gay, jornalista
Carlos Brito, antigo deputado, escritor
Carlos Trindade, dirigente da CGTP
Catarina Martins, actriz e deputada
Cecília Honório, professora e deputada
Cipriano Justo, professor universitário
Daniel Madeira de Castro, economista
Daniel Sampaio, médico, professor universitário
Daniel Oliveira, jornalista
Domingos Lopes, advogado
Eduardo Costa Dias, professor universitário
Elísio Estanque, sociólogo
Eugénia Pires, economista
Eunice Goes, politóloga
Eurico Figueiredo, professor universitário aposentado
Fernando Gomes, neurocirurgião
Fernanda Neto Brandão, médica
Francisco Ginjeira, sociólogo
Francisco Manuel Costa Domingues , médico
Guadalupe Simões, enfermeira, dirigente sindical
Hélder Costa, dramaturgo e encenador
Helena Neves, socióloga, professora universitária
Helena Pato, professora
Helena Serra, socióloga, professora universitária
Henrique Botelho, médico
Henrique de Sousa, investigador e doutorando em Ciência Política
Isabel do Carmo, médica e professora universitária
Jaime Mendes, médico
Joana Amaral Dias, psicóloga, professora universitária
João Camargo, engenheiro do ambiente, Precários Inflexíveis
João Oliveira, publicitário
João Vasconcelos Costa, professor universitário
José Aranda da Silva, farmacêutico
José Carlos Martins, enfermeiro, dirigente do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses
José Cavalheiro, engenheiro
José Casimiro, Deputado Municipal na Assembleia Municipal de Lisboa
José Castro Caldas, investigador
José Fernandes e Fernandes, professor universitário, director da Faculdade de Medicina de Lisboa
José Gusmão, economista
José Manuel Boavida, médico
José Manuel Mendes, professor universitário
José Manuel Pureza, professor universitário
José Manuel Tengarrinha, professor universitário
José Miguel Boquinhas, médico
José Reis, economista, professor universitário
José Vítor Malheiros, consultor
Júlia Coutinho, investigadora
Manuel Alegre, escritor
Manuel Carvalho da Silva, professor universitário
Manuel Martins Guerreiro, militar de Abril
Manuela Silva, professora universitária
Maria José Casa-Nova, professora universitária e investigadora
Maria Priscila Soares, agente de desenvolvimento
Maria do Rosário Gama, professora, ex-directora da Escola Secundária D. Maria - Coimbra
Mariana Aiveca, deputada
Mário Jorge Neves, médico
Nídia Zózimo, médica
Paulo Fidalgo, médico
Paulo Jacinto, técnico administrativo
Paulo Moreira, professor universitário
Paulo Raposo, antropólogo, professor universitário
Paulo Sucena, professor
Pedro Ferreira, professor universitário
Pedro Paulo Mendes, médico
Pedro Rodrigues, consultor de comunicação
Rodrigo Henriques, pequeno empresário
Rosa Castro Pita, dirigente sindical nacional do SINTAP e da UGT
Rui Lourenço, médico
Rui Tavares, historiador, deputado ao Parlamento Europeu
Samuel Costa, conceptor em comunicação
Ulisses Garrido, Director of the Education Department, European Trade Union Institute
Vanda Gorjão, professora universitária
Vasco Lourenço, tenente-coronel na reserva
Vitorino Salomé, músico
Vítor Sarmento, gerente comercial

sexta-feira, 25 de maio de 2012

VÍDEOS DE TODOS OS CANTORES DO MUNDO...

Jon Bon Jovi em Hallelujah
  
O Mário Silva enviou-me esta mensagem e eu repasso-a.
Fiquei com a tarde "estragada"! Estou só a abanar o capacete!...
Já ouvi o Jon Bon Jovi, o Caetano Veloso a solo e em duo, os Mettalica... Tantas músicas de cada um deles!
Gosto de todos... Os Mettalica, para mim, são uma paixão!
A canção dos Mettalica "Nothing else Matters" permanecerá, todo o resto da minha vida, no meu coração!
Aliás, o título é algo que me diz muito, quando me foco nalguma coisa...
O site é fabuloso! "Fabulástico", como eu digo...
Se gostas de música, não percas. Há um pouco de tudo!
JOÃO



Para salvar e guardar a sete chaves.
Impossível não repassar para os amigos(as).

DEPOIS DE ABRIR O SITE, APARECEM OS CANTORES.
ENTRETANTO, SE VOCÊ QUISER FAZER BUSCA DE UM PREFERIDO QUE VOCÊ NÃO ACHOU, É SÓ ESCREVER O NOME NA CAIXA QUE APARECE NO VISOR.
ABAIXO DO VÍDEO QUE VOCÊ CLICOU, APARECEM TODAS AS MÚSICAS DESSE CANTOR (SE VOCÊ DEIXAR ELAS IRÃO ABRIR TODAS EM SEQUÊNCIA)
 
Clica aqui:

Banco Alimentar: Recolha Online Já Começou | Recolha Em Super e Hipermercados Nos Dias 26 e 27 de Maio de 2012 (Próximo Fim-de-Semana)

Solidariedade:
APELO À SOLIDARIEDADE E PARTILHA COM OS MAIS NECESSITADOS!!!
No próximo fim-de-semana, o Banco Alimentar contra a Fome promove mais uma campanha de recolha de alimentos em super e hipermercados. Está atento e contribui para esta causa solidária.
Esta recolha de bens alimentares é tão ou mais importante do que as anteriores.
Há mais desempregados e mais fome! E a fome é AGORA que é sentida e tem que ser colmatada. Não depois de os governantes resolverem que o povo está primeiro do que os mercados, do que os banqueiros, do que o capital.
Não há tempoo a perder! A FOME É AGORA!
A ajuda para ajudarem a combater a fome tem que ser imediata!
Ajuda a ajudar!
JOÃO


Clica aqui:
Banco Alimentar: recolha online já começou


_______________


Se quiseres ver outros "posts", deste blog, sobre as últimas campanhas de "Banco Alimentar Contra a Fome", clica nas seguintes hiperligações:



 
JOÃO

A JUSTIÇA QUE TEMOS...



Esta é a imagem da nossa JUSTIÇA!

Desconheço a autoria da imagem, mas é genial. A imagem diz tudo!

A Justiça que temos é aquela que merecemos, como povo, porque permitimos tudo, deixamos tudo andar, sem agirmos, sem nos indignarmos...

JOÃO