"Continuaremos a dar muito trabalho à direita no PE"
Marisa Matias diz que o Bloco de Esquerda conseguiu o seu principal objetivo, ao manter a representação no Parlamento Europeu, mas reconhece que não teve um bom resultado por não ter conseguido a eleição do segundo eurodeputado. O Bloco manifestou preocupação com o crescimento da extrema-direita na Europa, mas congratulou-se com o crescimento do Partido da Esquerda Europeia.
Ler mais.
Espanha: Terramoto eleitoral afunda PP e PSOE, IP obtém 6 mandatos e Podemos 5
Em Espanha, o PP perdeu oito eurodeputados e o PSOE nove. Izquierda Plural e Podemos, uma força recente de esquerda anti-austeritária, são a segunda e terceira forças mais votadas. ERC é o partido mais votado na Catalunha.
Ler mais.
Syriza vence na Grécia
O partido do candidato da esquerda à presidência da Comissão Eurpeia, Alexis Tsipras, terá vencido as eleições europeias na Grécia. Segundo as sondagens à boca das urnas, o Syriza obterá entre 26 e 30 por cento.
Ler mais.
"Enche-nos de orgulho a representação que a Marisa fará no PE"
Declaração da coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, na noite eleitoral das Europeias 2014.
Ver vídeo.
Holanda: SP (socialistas de esquerda) atinge os 10%
Sondagens à boca da urna apontam que o SP (socialistas de esquerda), pode atingir os 10% e eleger mais um eurodeputado.
Ler mais.
Irlanda: Governo da austeridade sofre derrota "limpa", Sinn Fein ultrapassa os 20%
O primeiro-ministro da Irlanda, Enda Kenny, já reconheceu a derrota "limpa" nas eleições locais. A coligação governamental dos partidos Fine Gael e Labour, que tem defendido a política de austeridade da troika foi fortemente penalizado. A esquerda sobe e o Sinn Fein ultrapassa os 20%, devendo tornar-se o segundo partido mais votado.
Ler mais.
Algumas ideias sobre o Capital de Piketty, por David Harvey
Thomas Piketty escreveu um livro chamado Capital que causou grande celeuma. Ele mostra estatisticamente (e estamos em dívida com ele e seus colegas por isso) que o capital tendeu, através da história, a produzir níveis cada vez maiores de desigualdade. Mas, a sua explicação de porque as tendências à desigualdade e à oligarquia surgem está seriamente comprometida. E ele certamente não produziu um modelo de trabalho para o capital do século 21.
Ler mais.
Sem comentários:
Enviar um comentário