quinta-feira, 8 de maio de 2014

Info ESQUERDA.NET | "Limpos Verdadeiramente Saem os Mercados Financeiros que Provocaram a Crise"

      Tem dificuldade em ver este Email? Dirija-se para o esquerda.net.

"Limpos verdadeiramente saem os mercados financeiros que provocaram a crise"

Marisa Matias, cabeça de lista do Bloco às eleições europeias, afirmou este domingo que os únicos a ter uma "saída limpa" são os mercados financeiros e os milionários. A eurodeputada acusou ainda o Governo de se estar a "celebrar a si próprio". Tutela do FMI e da Comissão Europeia durará até à década de 2030.
Ler mais.

"Não é admissível que a troika se instale em Portugal no dia das eleições", afirma Semedo

O coordenador do Bloco critica a conferência organizada pelo BCE para o dia 25 de maio e acusa: "É uma tentativa clara de condicionar e influenciar o voto dos portugueses". João Semedo exige ao Presidente da República que cancele ou adie a conferência.
Ler mais.

Dossier: Troika: Três anos a desmantelar o Estado Social e a destruir o país

Em maio de 2011 foi assinado o memorando com as condições do empréstimo a Portugal. Três anos depois, todos os indicadores demonstram que a receita da austeridade só tem resultado em mais recessão e na agudização sem precedentes das condições de vida dos portugueses. Dossier coordenado por Mariana Carneiro.
Ler mais.

Europeias 2014: Tratado orçamental é ataque à Escola Pública

Num encontro de professores, Marisa Matias afirmou que as "reformas estruturais" impostas pela UE são um ataque generalizado ao Estado Social e à Escola Pública. Catarina Martins salientou a importância do Bloco, do Siryza e de outros partidos estarem numa luta conjunta nestas eleições europeias. Luís Fazenda denunciou o enorme retrocesso do ministério Crato na Escola Pública, elogiou a capacidade de luta dos professores e apelou à unidade das escolas e das lutas.
Ler mais.

Movimento grevista de 74 "foi o 25 de Abril, tomado em mãos pelos trabalhadores"

A propósito da inauguração da exposição sobre "os 40 anos das greves contra a corrente", esquerda.net entrevistou o historiador João Madeira que afirma também que "evocar essa vaga de greves, através de uma exposição e de um conjunto de colóquios" é "resgatar a memória, que é parcela insubstituível daquilo que também foi o próprio 25 de Abril". A inauguração é nesta segunda-feira, às 18 h, na Associação José Afonso em Lisboa (na rua de S. Bento 170, em frente à AR).
Ler mais.

Saiu a Revista Vírus nº 5

Foi publicado número 5 da Revista Vírus, que tem um dossier sobre o 25 de Abril. Nele incluem-se artigos de Fernando Rosas, Adriano Campos e Jorge Costa, Miguel Perez, Constantino Piçarra e Luís Trindade. Aqui, publicamos o editorial de Fernando Rosas.
Ler mais.

Ucrânia: Governo de Kiev lança guerra contra o leste do país

O governo de Kiev, apoiado pelos EUA e pela UE, lançou o exército numa ofensiva militar contra o leste do país, predominantemente pró-russo, cujas cidades têm sido controladas pelas chamadas "forças de auto-defesa". O clima é de guerra civil e nos confrontos já morreram muitas dezenas de pessoas, destacando-se o incêndio na sede dos sindicatos em Odessa (veja vídeos na notícia). A Rússia exige aos EUA e à UE que detenha a ofensiva militar. Obama e Merkel fazem frente comum contra a Rússia.
Ler mais.

1º de Maio em Lisboa

Reportagem do 1º Maio em Lisboa, com declarações de Arménio Carlos, Secretário-geral da CGTP e João Semedo, coordenador do Bloco de Esquerda.
Ver vídeo.



Sem comentários:

Enviar um comentário