Resgate de Portugal foi para salvar banca alemã, diz conselheiro de Durão Barroso
O economista britânico Philippe Legrain diz, numa entrevista ao Público, que o sector bancário dominou os governos dos países e as instituições da zona euro e, por isso, quando eclodiu a crise, só se preocuparam em salvar os bancos. O conselheiro económico de Durão Barroso entre 2011 e fevereiro deste ano defende a reestruturação dos bancos e o perdão da dívida portuguesa. E considera "uma anedota" a atuação dos representantes da Comissão Europeia na crise.
Ler mais.
Para o povo, "saída limpa" foi mais desemprego e desigualdade
No Funchal, Marisa Matias cita ex-conselheiro de Durão Barroso que disse que o resgate de Portugal e da Grécia foi feito para salvar bancos alemães. "Para o Bloco não é novidade", sublinhou, mas que isto seja dito pelo conselheiro económico que negociou o resgate é significativo, "porque destapa a mentira que andaram a vender ao povo português".
Ler mais.
"Peço Justiça", disse a advogada
Helena Pinto
Nunca foi fácil defender uma mulher vítima de violência. Existem advogadas e também alguns advogados, mas sobretudo mulheres, que se empenham na sua defesa no Tribunal. Uma destas mulheres, advogada, morreu às mãos de um agressor e por isso mesmo convoca a nossa responsabilidade coletiva.
Ler mais.
Dossier: Tratado Orçamental: Austeridade perpétua
Chamaram-lhe o "Tratado Merkozy" e os governantes portugueses quiseram ser os primeiros a ratificá-lo. Nos próximos anos, ele promete apertar o colete de forças da austeridade em Portugal, com mais cortes nos salários, pensões e serviços públicos. Para salvar o país, é necessário desobedecer à Europa. Dossier coordenado por Luís Branco.
Ler mais.
Fotogaleria Europeias 2014 - Setúbal
Ver fotogaleria.
Por que a extrema-direita sobe na Europa?
O novo discurso da extrema-direita tem um alcance que vai para além das vítimas diretas da crise. Toca de alguma maneira esse "desenraizamento identitário" que muitos europeus sentem confusamente. Responde ao sentimento de "desestabilização existencial" de inúmeros cidadãos atacados pelo duplo golpe da globalização e de uma UE que não cessa de se ampliar.
Ler mais.
Europeias: Marisa Matias em Castro Daire
Marisa Matias contactou com a população em Castro Daire e interveio num comício em Viseu esta sexta-feira para defender "uma Europa das pessoas em vez dos mercados financeiros".
Ver vídeo.
Os 5 trabalhos mais miseráveis do mundo
O diretor do documentário "A Morte do Operário" (disponível na íntegra no final do artigo), o austríaco Michael Glawogger, segue as "mulas humanas" do vulcão indonésio Kawah Ijen, os trabalhadores do matadouro do mercado de carne de Port Harcourt (Nigéria), os desmontadores de petroleiros de Gaddani (Paquistão), os operários metalúrgicos chineses e mineiros clandestinos ucranianos para denunciar que os trabalhos mais miseráveis não desapareceram do planeta.
Ler mais.
12 de maio
Projeção de "Censura" e "Liberdade para José Diogo"
De Manuel Mozos e Luís Galvão Teles, respetivamente. Lisboa, Casa da Achada, 21h30.
Comício do Bloco de Esquerda
Com Marisa Matias, Shahd Whadi, Helena Pinto e João Semedo. Concerto com Carlos Mendes. Ver cartaz. Tomar, Sociedade B.R.M. Nabantina, 21h30.
13 de maio
Círculo de Leitura "O Direito à alimentação e à Soberania Alimentar"
Organização: CIDAC. Orientado por Carolina Leão. Mais informações. Lisboa, Centro de Recursos para o Desenvolvimento do CIDAC, 18h.
Sessão: Financeirização: uma perspectiva marxista
Inserido no Curso Livre de Economia Heterodoxa. Com Nuno Teles. Ver evento no facebook e cartaz. Lisboa, Nova School of Business and Economics sala 143 (Campus de Campolide), 18h30.
Jantar do Bloco de Esquerda
Com Marisa Matias, Helena Figueiredo, Mário Tomé e João Semedo. Para mais informações e inscrições: iniciativascampanha@bloco.orgÉvora, Monte Alentejano, Rossio de São Braz, 19h30.
Debate: A Europa e a reestruturação da dívida
Com João Lavinha e Francisco Louçã. Ver cartaz. Oeiras, Auditório Municipal, 21h30.
14 de maio
Projeção da Final da Liga Europa - Convívio e petiscos
Com Marisa Matias, António Chora e Catarina Martins. Ver cartaz. Baixa da Banheira, Ginásio Atlético Clube, 19h.
Documentário: "Setúbal Ville Rouge", de Daniel Edinguer
Organização: A Escola da Noite / Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra. Apoio: Casa da Achada - Centro Mário Dionísio. Mais informações. Coimbra, Teatro da Cerca de São Bernardo (Cerca de São Bernardo), 21h30.
Projeção do filme "Regra de silêncio" (The company you keep), de Robert Redford
Inserido no IX Ciclo "A justiça no Cinema". Seguido de debate com Patrícia Jerónimo (Professora Auxiliar de Direito da Universidade do Minho), Jorge Campos (Jornalista e Professor Universitário) e Eduardo Brito (Investigador e Fotógrafo). Moderador: Mário Augusto (jornalista da RTP e Crítico de Cinema). Bilhetes: 4 euros. Org.: Associação Jurídica do Porto, SMMP, Conselho Distrital do Porto da Ordem dos Advogados, ASJP com Medeia Filmes. Porto, Teatro Municipal . Campo Alegre, 21h30.
15 de maio
Conferência "Classes sociais. Um estado da arte"
Com a participação de Rui Silva e Dulce Magalhães, João Valente Aguiar, Nuno Moniz, Adriano Campos, Francisco Louçã e João Teixeira Lopes. Ver cartaz. Porto, Sala de Reuniões da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (2º piso), 14h30.
Sessão: "Heróis [inas] ou Activistas?"
Com a escritora e activista feminista galega María Reimóndez. Ver cartaz. Lisboa, Centro de Cultura e Intervenção Feminista CCIF/UMAR, 19h.
Sessão Pública: As políticas não são todas iguais – O que é desobedecer à Europa?
Com João Semedo, Alda Sousa e Luísa Costa Gomes. Ver cartaz. Almada, restaurante do Teatro Municipal Joaquim Benite, 21h30.
16 de maio
Sessão plenária: "Município Português – Que Futuro?"
O dirigente do Bloco Pedro Soares representará o Bloco de Esquerda. A sessão insere-se no Congresso "Forais Manuelinos – História e Futuro do município e municipalismo português", organizado pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso. Mais informações. Póvoa de Lanhoso, 16h.
Sessão: Romper com a austeridade para defender a Europa
Organização: Front de Gauche. Com a eurodeputada do Bloco Alda Sousa. Ver evento no facebook. França - Allonnes/Sarthe, Salle Jean Carmet - 5 boulevard d'Anjou, 20h.
Comício do Bloco de Esquerda
Com Marisa Matias, Márcia Silva, João Vasconcelos, Cecília Honório e João Semedo. Concerto com Omiri. Ver cartaz. Faro, Instituto da Juventude, 21h30.
Debate do Bloco
Com Catarina Martins e Shahd Wadi. Ver cartaz. Abrantes, Tramagal - Sociedade Artística Tramagalense (SAT), 21h30.
Sessão Pública: O futuro da União Europeia e a crise em Portugal
Com Luís Fazenda, António Chora e Alfredo Barroso. Moderação de Adelino Fortunato. Ver cartaz. Sesimbra, Associação Cultural e Desportiva da Cotovia, 21h30.
|
|
|
Sem comentários:
Enviar um comentário