quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

A Actriz-Escritora Rosa Lobato Faria (1932-2010)

SE EU MORRER DE MANHÃ

Se eu morrer de manhã
abre a janela devagar
e olha com rigor o dia que não tenho.

Não me lamentes. Eu não me entristeço:
ter tido a morte é mais do que mereço
se nem conheço a noite de que venho.

Deixa entrar pela casa um pouco de ar
e um pedaço de céu
- o único que sei.

Talvez um pássaro me estenda a asa
que não saber voar
foi sempre a minha lei.

Não busques o meu hálito no espelho.
Não chames o meu nome que eu não venho
e do mistério nada te direi.

Diz que não estou se alguém bater à porta.
Deixa que eu faça o meu papel de morta
pois não estar é da morte quanto sei.

Rosa Lobato de Faria
(Publicado em livro - 1984)

A actriz, declamadora e escritora, Rosa Lobato Faria, faleceu ontem.
Ficámos, por isso, mais pobres. Mas não nos podemos esquecê-la e deixar de celebrar a riqueza cultural que por ela nos foi legada.
E Rosa Lobato de Faria ficará presente em todos nós pela pessoa especial que era. Sobretudo era uma grande Senhora. Boa em tudo o que fazia. Tudo nela transpirava a ARTE! Até nas letras que escrevia para serem combinadas com a música e se tornarem canções... Deixou-nos livros de poesia e de prosa, que são de excelência.
E foi sempre uma das mulheres mais bonitas que conheci!
Quero deixar uma menção, como forma de pequena homenagem, à extraordinária Rosa Lobato Faria.
Por isso escolhi as palavras do seu amigo José Jorge Letria, que afirmou ontem que a morte de Rosa Lobato de Faria deixava um grande vazio na vida cultural e literária em Portugal. E disse mais José Jorge Letria.: “Com a polivalência de Rosa Lobato de Faria não conheço outra na cultura portuguesa”.

Alguns dos muitos livros que Rosa Lobato Faria deixou

Fica, também, o "link" para o artigo do Público, que não deixem de ler atentamente.
JOÃO

Rosa Lobato Faria (1932-2010)
A actriz-escritora que cumpriu o seu sonho
03.02.2010 - 09:51 Por Mário Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário