Perdemos mais uma personalidade da cultura portuguesa: a pintora, figurinista e cenógrafa de teatro e dança Vera Castro que faleceu na passada madrugada, com 63 anos.
Vera Castro destacou-se na pintura, tendo realizado várias exposições individuais e colectivas. Mas também, foi uma excelente cenógrafa, tendo sido distinguida com diversos prémios pelos seus trabalhos cenográficos.
O corpo da artista portuguesa está em Câmara Ardente na Basílica da Estrela e o funeral realiza-se esta manhã, pelas 11h00.
Deixo um excerto da sua biografia/notícia do Público.
JOÃO
"Nascida em Angola, a 11 de Setembro de 1946, viria a estudar pintura em Lisboa, na Escola António Arroio e na Escola Superior de Belas-Artes, e, mais tarde, gravura na Sociedade Cooperativa de Gravadores Portugueses. Ingressou no ensino nos anos 1970, e foi requisitada pela ESTC em 1991, onde lecionou até 2007 técnicas de desenho e pintura, figurinos, cenografia e cenotécnica.
Como pintora, Vera Castro fez várias exposições individuais e colectivas, estando algumas das suas obras na colecção do Ministério da Cultura.
No teatro e dança, assinou a cenografia e figurinos de espectáculos com encenadores como Ricardo Pais, José Wallenstein, João Lourenço, Ana Tamen, Jorge Listopad, Rogério de Carvalho, Nuno Carinhas, Filipe La Féria e Cucha Carvalheiro. Criou ainda figurinos para obras de Olga Roriz, Paulo Ribeiro, Né Barros, Rui Lopes Graça e Mehmet Balkan.
Em 1992, venceu o Prémio Sete de Ouro para os melhores figurinos por “Estrelas da Manhã” e “A Gaivota”, e no ano seguinte o Prémio da Crítica de Cenografia, também por “Estrelas da Manhã”."
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário