quarta-feira, 5 de outubro de 2011

5 de Outubro | 101 Anos Sobre a Implantação da República em Portugal (1910-2011)

Hoje assinalou-se mais um aniversário da Implantação da República em Portugal, em 1910.
Completam-se, assim, 101 anos sobre a implantação da República em Portugal tendo sido iniciado um segundo século da República Portuguesa.
Eu vi em directo, pela televisão, as cerimónias oficiais comemorativas do dia 5 de Outubro que tiveram lugar em Lisboa, na Praça do Município e nos Paços do Concelho, esta manhã, com o hastear da Bandeira Nacional na varanda dos Paços do Concelho e o discurso do Senhor Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, seguido da intervenção de Ana Lídia Rouxinol Sampaio Dias - vencedora, aos 17 anos de idade, do concurso “A República: o meu discurso em 2010” promovido pela Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República -, que leu, na íntegra, o seu texto sobre o centenário da implantação da República em Portugal. Finalmente a comemoração oficial foi encerrada com a intervenção do Presidente da República, com um discurso que não desagradou aos partidos de esquerda, pelas declarações dos seus representantes aos jornalistas, após o encerramento da cerimónia do 5 de Outubro.

JOÃO

Ana Lídia Rouxinol Sampaio Dias


5 De OUTUBRO

Jovem de 18 anos faz discurso para altas figuras do Estado

por Lusa Hoje
Ana Lídia tinha 17 anos quando venceu o concurso do Centenário da República e hoje, um ano depois, convidou os jovens a "abraçar os ideais republicanos" perante as mais altas figuras do Estado português.

A jovem discursou no âmbito das cerimónias do 5 de Outubro, que decorreram em Lisboa, seguindo o presidente da autarquia, António Costa, e antes da intervenção do Presidente da República, Cavaco Silva.
O seu discurso recordou os "intelectuais e livres pensadores" que fizeram a República portuguesa, há 101 anos.
Ana Lídia recordou alguns desses homens e do sonho alcançado de uma escola "gratuita e obrigatória para todos".
Ao desfiar o "sonho" de alguns desses homens, a jovem, hoje com 18 anos, enumerou os êxitos alcançados desta República "jovem de um século", mas também as "oportunidades perdidas".
E enumerou nomes como Teófilo Braga, António José de Almeida, José Relvas ou Guerra Junqueiro para enaltecer o "uso correcto e honesto da coisa pública e bem comum".
Interrompida uma vez com aplausos dos convidados e outras pessoas que assistiam à cerimónia - o que não aconteceu com qualquer outro orador -, Ana Lídia convidou os obreiros da educação a repensar o seu modelo actual.
Pelo meio, a jovem convidou todos a abraçar o ideal republicano, hoje celebrado em Lisboa, 101 anos depois de implantado em Portugal.
A jovem, estudante da Escola Secundária da Maia, foi a vencedora do concurso "A República: o meu discurso em 2010", organizado pela Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República.

Sem comentários:

Enviar um comentário