quinta-feira, 4 de outubro de 2012

A COMUNA | Moção de Censura e a Greve Geral Contra as Cigarras | Eric Hobsbawm (1917-2012) | Outros Temas

      Problemas em ver esta newsletter
Déjà vu Atlântico
Artigo de Fabian Figueiredo

Quando olhamos, para as eleições à Assembleia Legislativa Regional dos Açores, temos oportunidade a um puro e sublime deja vu político. Qualquer cidadão ou cidadã tem direito a um PSD de Berta Cabral, a ferro e fogos, contra as medidas de austeridade do governo da República, ao líder do CDS/Açores, a ameaçar com a demissão da vice-presidência do partido, se o governo não recuar com as medidas da TSU.


As formigas trabalham para as cigarras
Artigo de Diogo Barbosa

Num ponto tenho de concordar com o ministro, as formigas trabalham efectivamente para as cigarras, o que não dá para concordar é sobre quem são as formigas e as cigarras.

Artigo de José Casimiro
A gigantesca manifestação de 15 de setembro mostrou que o povo português exige dignidade, respeito e governo p'rá rua! A de 29 de setembro convocada pela CGTP foi aberta a todo/as, fazendo o Terreiro do Paço transbordar os "muros" sindicais, tornando-a mais social e popular. A greve geral tem de ser uma greve e uma luta de todos/as, com manifestações e ações populares. É preciso correr com a Troika e com este governo!

Artigo de Moisés Ferreira
Vivemos o tempo de todas as recomposições. O capital tenta a sua recomposição, projetando um novo quadro social caracterizado pela desvalorização do trabalho, pela eliminação gradual do salário indireto e pelo fim da segurança dos trabalhadores, generalizando-se a precariedade e eliminando-se a proteção no desemprego. Acontece que o capital não é a única força a recompor-se. O 15 de setembro, a manifestação de 29 de setembro e o apoio crescente à esquerda anti-troika mostram que do lado do trabalho, também há vontade para lutar por uma recomposição de forças que destrua a austeridade.

Faleceu esta segunda-feira o historiador marxista Eric Hobsbawm, aos 95 anos. Este vídeo presta tributo ao autor das obras de referência: A Era das Revoluções (1962), A Era do Capital (1975), A Era dos Impérios (1987) e a Era dos Extremos (1994). da lógica.




Sem comentários:

Enviar um comentário