Manifesto: Pelo jornalismo, pela democracia
Um manifesto unitário em defesa do jornalismo alerta que a "crise que abala a maioria dos órgãos de informação em Portugal" é um problema "profundo" que "se reflecte de forma negativa e preocupante na organização da sociedade democrática". Os subscritores defendem que a luta dos jornalistas é uma luta de todos e desafiam os cidadãos a empenhar-se na "defesa de uma imprensa livre e de qualidade e a colocar os seus esforços e a sua imaginação ao serviço da sua sustentabilidade".Ler mais.
Confirmado: Greve geral será ibérica
Imprensa espanhola avança a informação, que só será oficial sexta-feira: as duas maiores centrais sindicais espanholas convocarão greve geral para dia 14 de novembro, o mesmo da greve em Portugal. Na mesma data haverá uma jornada de luta em toda a Europa e é possível que se realizem greves gerais em Malta e Chipre.Ler mais.
Quanto perdem os salários e pensões?
Feitas as contas e simulações, há uma certeza: são os rendimentos mais baixos que suportam o maior aumento da carga fiscal. Com os novos escalões e a sobretaxa no IRS, o peso do aumento de impostos para quem trabalha por pouco dinheiro será bem superior ao dos mais ricos.Ler mais.
Orçamento de Estado suicidário
Ana Drago O Orçamento que o Governo apresentou à AR, ou melhor, o que pelo menos uma parte do Governo apresentou, não pode ser cumprido. Todos os ministros sabem que nenhuma previsão bate certo. É um Orçamento de Estado suicidário, apresentado por um governo a prazo.Ler mais.
Milhares de estudantes enchem as ruas de 70 cidades de Espanha
Nesta 5ª feira, decorre o terceiro dia da jornada de luta de greves e manifestações dos estudantes em Espanha. 3ª feira paralisaram os do secundário, 4ª feira juntaram-se os do superior, com centenas de milhares de estudantes a encherem as ruas de 70 cidades. Nesta 5ª feira, os pais juntam-se às manifestações.Ler mais.
Greve geral na Grécia nesta quinta feira
Nesta quinta feira Grécia, há greve geral convocada pelas centrais sindicais ADEDY (setor público) e GSEE (setor privado), contrao novo pacote de austeridade imposto pela troika. A greve é também convocada pela confederação do comércio, por taxistas e muitos outros setores.Ler mais.
Lusa em greve contra "corte cego" do seu orçamento
Sofia Branco, do Conselho de Redação, disse ao Esquerda.net que a degradação dos serviços da agência noticiosa tem graves repercussões na própria democracia: "A Lusa é um serviço público, tal como a RTP, e faz falta ao país". Paralisação durará 4 dias e haverá muitas vigílias, concentrações e ações de sensibilização da população.Ler mais.
"Restauração é exemplo de como este Orçamento vai funcionar"
Catarina Martins denuncia a catástrofe na restauração, um setor sufocado pela subida do IVA no ano passado e desafia o Governo a aceitar a proposta do Bloco para que o IVA da restauração volte à taxa intermédia.Ver vídeo.
18 de outubro
Lançamento de "O Impossível Capitalismo Verde", livro de Daniel Tanuro
Com a presença de Rita Calvário, autora do prefacio da obra. Ver convite e evento no facebook. Lisboa, Espaço Mob - no Bairro Alto (Travessa da Queimada, 33), 21h30.
19 de outubro
Espetáculo musical Manuel Freire
Com a participação do grupo de poesia Gente Viva. Ver cartaz. Vila Franca de Xira, Ateneu Artístico Vilafranquense, 21h30
Concerto: "The child that's got his own"
Joana Manuel canta Billie Holiday. Lisboa, MOB – Tv da Queimada 33 (Bairro Alto), 22h
20 de outubro
Sessão Pública: Expulsar a troika, recusar o orçamento
Com Francisco Louçã, Mariana Aiveca e António Chora. Ver cartaz. Barreiro, Auditório da Biblioteca Municipal, 17h.
Curso livre corpos e sexualidades - uma questão de género na publicidade
Organização Projecto big~EI. Lisboa, Centro de Cultura e Intervenção Feminista, 10h30.
Debate: Desmontando a chantagem sobre o salário
Organização: Precário Inflexíveis. Lisboa, MOB – Tv da Queimada 33 (Bairro Alto), 17h
Apresentação do livro 'Sétima-Feira'
OSegundo livro de poesia do jornalista e músico amador Hugo Simões, que publica o género poético sob o pseudónimo Davi Reis. Mais informações. Lisboa, Fábrica Braço de Prata (R da Fábrica de Material de Guerra, 1), 18h.
Concerto: Chalo Trio
Com Chalo, músico compositor angolano, guitarra portuguesa de João Mouro e percurssões do mundo de Nataniel Melo. Lisboa, MOB – Tv da Queimada 33 (Bairro Alto), 22h
|
|
|
Sem comentários:
Enviar um comentário