Aristides de Sousa Mendes
Viseu, 19 Julho 1885/Lisboa, 3 Abril 1954
Em 1940, Aristides de Sousa Mendes do Amaral e Abranches, o Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e Cônsul de Portugal em Bordéus, no ano da invasão da França pela Alemanha Nazi, na Segunda Guerra Mundial, ousou desafiar as ordens de António de Oliveira Salazar, então Ministro dos Negócios Estrangeiros e Chefe do Governo de Portugal, para o não envolvimento na ajuda humanitária e a não atribuição de vistos de entrada em Portugal.
Contrariando essas ordens expressas e bem claras, Aristides de Sousa Mendes, como mais ficou conhecido, passou cinco dias a conceder, indiscriminadamente, vistos de entrada em Portugal, a refugiados de todas as nacionalidades que queriam fugir de França.
Não se sabe, ao certo, o número de vistos concedidos pelo destemido e desobediente Cônsul de Portugal. Sabe-se, contudo, que este homem foi um herói do Holocausto. Só ele terá salvo dezenas de milhares de pessoas, entre elas pensa-se que mais de dez mil eram judeus.
Fica, assim, na História conhecido pelo «Schindler Português».´
Em 9 de Outubro de 2009, foi o lançamento de um Romance sobre a vida de Aristides Sousa Mendes. O Cônsul Desobediente, de Sónia Louro, é a história do homem que, para salvar, pelo menos 30.000 vidas, desafiou Salazar e foi perseguido para o resto da sua vida.
Aristides de Sousa Mendes foi um Cônsul brilhante, um cidadão de excelência e um Português de eleição.
Foi um Homem Grande! Um dos meus Seres Únicos!
Deixo referência a este artigo de Dezembro do passado ano. Gostaria de ter um "feedback" do Papa.
Aguardemos, pois.
Deixo referência a este artigo de Dezembro do passado ano. Gostaria de ter um "feedback" do Papa.
Aguardemos, pois.
JOÃO
Encontrada carta de Aristides de Sousa Mendes para o Papa
5 de dezembro de 2013 por
Read more at:http://www.leituras.eu/encontrada-carta-de-aristides-de-sousa-mendes-para-o-papa/#ycbtRS6fHPCHAS18.99
Sem comentários:
Enviar um comentário