O pleno emprego deve estar no centro da política"
Marisa Matias alertou também para o regresso do trabalho escravo à União Europeia, no encerramento da mesa redonda sobre emprego, em que participaram Catarina Martins, Mariana Aiveca e sindicalistas. Foi ainda divulgada uma lista de mais de cem apoiantes da área sindical e laboral à lista do Bloco de Esquerda para as europeias.
Ler mais.
Exposição: "Nos 40 anos das greves contra a corrente"
A exposição "O futuro era agora – nos 40 anos das greves contra a corrente (maio – setembro de 1974)", é inaugurada na próxima segunda-feira, dia 5 de maio, às 18 h, na Associação José Afonso, núcleo de Lisboa (na rua de S. Bento 170, em frente à Assembleia da República). É uma iniciativa da Cultra que realizará também dois colóquios sobre o tema.
Ler mais.
Vencedor do Prémio Miguel Portas é anunciado esta quarta-feira
Autor do projeto premiado é revelado às 18 horas, na Livraria Ler Devagar, na LX Factory. Tema escolhido para o Prémio foi "As Margens e as Pontes", privilegiando a atenção às diferenças (as margens) e às alternativas (as pontes) de exercícios de cidadania, tolerância e emancipação.
Ler mais.
Ucrânia: Da crise à catástrofe
O que torna a Ucrânia tão perigosa é que todas as partes exageram o seu apoio, subestimam o dos seus opositores, e depois exageram as suas ações. Uma catástrofe na forma de guerra civil, de invasão russa e de divisão do país, não é inevitável, mas está ao virar da esquina. Por Patrick Cockburn, Counterpunch
Ler mais.
Egito: Tribunais condenam 682 pessoas à morte e proíbem Movimento 6 de Abril
Um tribunal do Cairo decidiu banir o Movimento 6 de Abril, grupo da juventude egípcia que foi um dos protagonistas do levantamento popular de 2011. Outro tribunal egípcio decretou, pela segunda vez, um massacre: o assassinato de 682 pessoas acusadas de pertencerem à Irmandade Muçulmana, entre as quais o seu líder, Muhammad Badie.
Ler mais.
Este país não é para quem trabalha
Adriano Campos
Os jornalistas Helena Matos e José Manuel Fernandes torturam as estatísticas oficiais de forma a encobrir o que os Precários Inflexíveis têm vindo a defender e constatar em conjunto com amplos sectores da luta social em Portugal.
Ler mais.
"Por um programa europeu de pleno emprego"
A mesa redonda do Bloco reuniu sindicalistas, candidatas e candidatos da lista do Bloco de Esquerda às Europeias 2014.
Ver vídeo.
30 de abril
Lançamento da obra "Estado Social, de Todos para Todos", organização de Renato Miguel do Carmo e André Barata
Lisboa, auditório da Cantina Velha da Cidade Universitária, 18h.
Sessão de atribuição do prémio Miguel Portas 2013
Com a participação do Grupo de Cantares de Manhouce. Pelas 22h, haverá festa no "Funky", bar na Lx Factory, com a Dj Simplesmente Maria. Ver convite. Lisboa, Livraria Ler Devagar (LX Factory, Alcântara, Lisboa), 18h.
4º Ciclo da Universidade Feminista - Debate: A participação política e o acesso ao poder
Com Maria Helena Santos, Ana Drago e Maria Antónia Pires. Ver página de facebook e cartaz. Lisboa, Centro de Cultura e Intervenção Feminista- CCIF/UMAR (R da Cozinha Económica, Empreendimentos Alcântara Bloco D, 30-M e 30-N, Alcântara), 18h30.
Jantar comemorativo dos 40 anos de Abril
Intervenções: Mário Simões Teles, militar de Abril, Sofia Roque, investigadora/bolseira, Eduardo Paz Ferreira, professor universitário. Organização: Congresso Democrático das Alternativas. Mais informações. Lisboa, Cantina Velha da Cidade Universitária, 19h30.
Documentário: "Deus, Pátria, Autoridade", de Rui Simões
Organização: Coimbra em Transição, Fila K Cineclube, Curso de Estudos Artísticos da FLUC e Associação Prisma - Ciclo "Filmes Revolucionários de Abril". Mais informações. Coimbra, Teatro da Cerca de São Bernardo (Cerca de São Bernardo), 21h30.
Espetáculo "A revolução dos que não sabem dizer nós"
Ver cartaz. Ponte de Lima, Teatro Diogo Bernardes, 21h30.
1 de maio
May Day 2014 – Não há saídas limpas. Sem resposta a austeridade é infinita!
Ver evento no facebook. Lisboa, concentração no Largo do Camões, 14h.
Comemorações do 1º de Maio organizadas pela CGTP
Lisboa, Martim Moniz – Alameda D. Afonso Henriques, 14h30. Ver listagem das restantes concentrações a nível nacional.
Convívio com o Coro El Canto e com o Coro da Achada
Ver evento de facebook. Lisboa, Casa da Achada, 18h30.
Debate Público sobre o futuro da Base das Lajes – "Geoestratégia: para além do militar"
Organizado pelo Bloco de Esquerda Açores. Com Armando Mendes (jornalista), Marisa Matias (Bloco) e Lúcia Arruda (Bloco). Terceira - Praia da Vitória, Auditório da "Casa das Tias", 20h.
2 de maio
SOS Racismo lança novo caderno (nº 5) com a Carta de Lampedusa
Com Pedro Bacelar de Vasconcelos, Marta Araújo, Manuela Ribeiro Sanches e Mamadou Ba. À noite, ainda na Casa da Achada, o SOS Racismo apresenta ainda o filme de Dagmawi Yimer "Va' Pensiero. Itinerant stories". A iniciativa contará com a presença do realizador. Lisboa, Casa da Achada (Rua da Achada, 11B), a partir das 17h30.
Jantar/Comício de apresentação do manifesto regional do Bloco às Eleições Europeias
Faial – Horta, Restaurante Ponta Furada, Laginha, 19h30.
3 de maio
Colóquio/debate: "O desastre de Lampedusa - a barbárie europeia contra os imigrantes"
Com Mamadou Ba. Organização: SOS Racismo. Mais informações. Coimbra, bar do Teatro da Cerca de São Bernardo (Cerca de São Bernardo), 15h.
4 de maio
Conversa com pessoas que trabalharam com Miguel Portas: "À volta de Imagens"
Lisboa, bar "Funky", na LX Factory, 16h30.
|
|
|
Sem comentários:
Enviar um comentário