domingo, 5 de janeiro de 2014

Morreu Eusébio da Silva Ferreira, O "PANTERA NEGRA" [1942-2014]


Eusébio
O "PANTERA NEGRA"
[1942-2014]

É verdade! Eusébio morreu!
Não posso deixar de prestar a minha singela homenagem a este homem que foi - por um jornalista britânico -, apelidado por "PANTERA NEGRA", designação que o tornou conhecido no Mundo inteiro.
Senti-me emocionada ao saber que o Eusébio tinha partido. Partiu cedo, como o meu pai, e com os mesmos problemas de saúde.
O futebol é considerado, por muito, o desporto menor, por ser o "desporto das massas". Para mim, é o desporto maior, porquanto levou e leva o nome de Portugal para outros mundos. E o seu primeiro expoente máximo foi, sem dúvida alguma, Eusébio!
Tudo o que há para dizer e escrever sobre Eusébio, já foi dito e escrito. Mas, para mim, sportinguista desde criança, quero sublinhar que tenho uma dívida de gratidão para com Eusébio e, consequentemente, para com o Benfica.
Quando me encontrei sozinha, a viver e a estudar, num país estrangeiro, senti-me muito triste porque as colegas, de várias nações, não conheciam o meu país como uma nação independente.
Valeu-me, para me aquecer o ego, a figura genial do desporto em Portugal: Eusébio da Silva Ferreira!
Eu devo-lhe muito! Só era reconhecida - em Inglaterra, onde estudei, vivi , casei e fui mãe -, cidadã de Portugal - país independente e autónomo da Espanha -, quando me perguntavam se era do país do Eusébio!
Grande símbolo da minha nacionalidade! Para quase todos, eu não passava de uma espanhola, vinda de uma província chamada Portugal.
Eusébio e Benfica eram, no mundo, onde quer que fossemos, o nosso cartão de cidadão português.
Para os mais cultos, mais informados, Portugal não era um país bem visto e bem aceite no resto da Europa. A causa era o facto de termos uma longa ditadura, de mantermos as "nossas" colónias e alimentarmos a guerra colonial.
O único símbolo de prestígio e reconhecido de Portugal, no mundo, não era Camões, tema que escolhi para um exame final em Inglaterra, mas sim Eusébio!
Partiu o homem que em Portugal, até hoje, foi conhecido por o REI e mesmo tratado por "King" pelos seus pares. Ficou a lenda e o símbolo! Aquele que me fez sentir com pátria no estrangeiro, no tempo do fascismo!
Que descanse em PAZ!





JOÃO





Aqui ficam os links de algumas recordações do enorme e mais valioso jogador que alguma vez passou pelas nossas terras. O verdadeiro HOMEM GOLO

http://www.tsf.pt/paginainicial/AudioeVideo.aspx?content_id=3615712

http://www.youtube.com/watch?v=P6SXasvx8_g

http://www.youtube.com/watch?v=7FOYyd6d4uU — com Eusébio da Silva Ferreira em Estádio da Luz (Benfica Stadium).



















Sem comentários:

Enviar um comentário