quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Xenofobia PURA e DURA | Uma Vergonha | Expulsão dos Ciganos de França!

A política seguida pelo governo francês de expulsão dos ciganos e a vergonhosa campanha de carácter de extrema-direita, tem sido como que uma agulha espetada na minha garganta e o coração pequenininho, por não poder ter voz...

Não tenho capacidade de fazer nada pelos ciganos que foram expulsos, nem para acabar com o clima de xenofobia que vai por pela Europa. Não posso deixar de pensar no holocausto e pensar que o ser humano não aprendeu com a História, a ser solidário, a viver em igualdade, a ser um ser com ética.

Nunca mais temos um Mundo mais justo, com os valores básicos de liberdade, igualdade, fraternidade.

JOÃO
França: ministro ameaça demitir-se devido à expulsão de ciganos
Bernard Kouchner, titular da pasta dos Negócios Estrangeiros, admite não estar contente com o que se passou e diz em entrevista que pensou na demissão.
Artigo | 30 Agosto, 2010 - 23:54

Kouchner disse sentir “o coração apertado”. Foto de World Economic Forum “Ocupo-me dos ciganos há 25 anos. Não estou nada contente com esta polémica, com esta espécie de maionese verbal”, disse Kouchner, nesta segunda-feira, na rede RTL, referindo-se à deportação de mais de 8 mil ciganos de França para os seus países de origem desde o início do ano.

Afirmando sentir “o coração apertado”, o ministro disse ter pensado no que fazer para remediar o problema: “demitir-me, pensei”. E não o fez, disse, porque “partir seria desertar, aceitar”, dando a entender que falou com o presidente Sarkozy.

A França foi vivamente criticada pela ONU, devido à sua política de deportações de ciganos, e a Comissão Europeia exprimiu o seu mal-estar.

Mas o primeiro-ministro, François Fillon, reagiu em seguida, destacando que Kouchner não só não pediu demissão, como fez um discurso diante dos embaixadores em que defendeu a política do governo e criticou os que a compararam às deportações de ciganos feitas pelos nazis.

Mais tarde, o governo francês endureceu o discurso e anunciou que vai rever a lei da imigração para tornar possível a expulsão de estrangeiros que “ameacem a ordem pública através de actos repetidos de roubo ou mendicidade violenta”, segundo o ministro da Imigração, Eric Besson.

Hiperligações para artigos relacionados:

França já expulsou 8030 ciganos em 2010
 
Roménia defende "programa de integração europeu" para ciganos
 
França: Dia D para a expulsão de 700 ciganos

Sem comentários:

Enviar um comentário