terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

A Comuna Semanal: Carnaval, Mundo Laboral e Crise

Problemas em ver esta newsletter?
 
A Comuna traz esta semana diversos artigos sobre
a realidade laboral, dá destaque ao Carnaval que
Passos não queria e ainda reflecte sobre o
neoliberalismo e a globalização.

céu como limite?

O aumento do desemprego no nosso país é já uma constante do dia-a-dia e revela-se como a maior destruição já alguma vez vista da força produtiva.

Artigo de Helena Pinto

Continuar...

Quarta-feira de cinzas

O governo decidiu que os pagamentos de subsídios de desemprego, que devem ser efetuados entre dia 10 e dia 14, seriam apenas feitos no dia 22 de fevereiro, quarta-feira de cinzas.

Artigo de Bruno Góis

Continuar...

Apesar do Carnaval...

14% de desemprego e 35,4% de desemprego jovem... e depois admiram-se de uma queda de 7,9% na receita fiscal? O pior é que se deslumbram com os resultados do aumento do IVA e nem se importam que esse aumento destrua pequenas empresas, postos de trabalho e orçamentos familiares. Apesar do Carnaval, é coisa para levarmos a mal. 

Bruno Góis, Terça, 21 Fevereiro 2012 
 

Orientação e Formação: ferramentas de libertação ou de proletarização?

Ao longo das metamorfoses do capitalismo e à medida que muda também a concepção psicológica sobre o sujeito, as linhas entre o trabalho e a orientação acabarão pode fazer um jogo de afastamento e de aproximação contínuo e recorrente, com influências multiplas.

Artigo de Moisés Ferreira

Continuar...

Os tempos, a crise e Bob Jessop

A força de uma ideia mede-se pela sua abrangência e aceitação, o neoliberalismo é um caso paradigmático e aparentemente contraditório dessa realidade.

Artigo de Fabian Figueiredo

Continuar...

A ENGENHARIA DA COOPTAÇÃO E OS SINDICATOS NO BRASIL RECENTE

O objetivo deste artigo é compreender porque vem ocorrendo uma relativa desmobilização da sociedade brasileira e, em particular, dos organismos de representação da classe trabalhadora? As respostas são complexas e nos remetem aos ciclos das lutas travadas nas últimas décadas no Brasil.

Artigo de Ricardo Antunes

Continuar...
 

Sem comentários:

Enviar um comentário