D. Januário Torgal: "A questão social é vista como a malga de sopa"
Comentando o facto de 25% dos portugueses viver em risco de pobreza, D. Januário Torgal Ferreira afirmou que " há dinheiro para muito disparate e para muita injustiça". Salientando que "a questão social é vista no país como a malga de sopa, como uma solidariedade ultrajante", declarou ainda que se sente "desassossegado", porque está a assistir "ao rigor do corte e da insensibilidade".Ler mais.
"Não aguentamos mais" é o grito que se ouve em AtenasEscolas fechadas, lojas encerradas, transportes apenas a funcionar para os locais das manifestações contra mais um pacote de austeridades, serviços públicos paralisados. Enquanto o governo grego e a troika se arrastam em negociações, a greve geral paralisou hoje a Grécia. O grito, nas ruas, é claro e cada vez mais audivel: "não aguentamos mais".Ler mais.
Perguntas e respostas sobre a crise da GréciaO que aconteceu na Grécia desde o primeiro acordo com a 'troika'? Os mercados "acalmaram"? O país voltou a crescer? A Grécia vai para o 'default'? Portugal é muito diferente da Grécia? Estas e outras perguntas são respondidas aqui.Ler mais.
Em cada três minutos, um trabalhador europeu morre por causa do seu trabalhoNo momento em que os planos de austeridade se multiplicam, em que o desemprego parcial se banaliza, em que o tempo de vida no trabalho aumenta um pouco por todo o lado, qual é o estado de saúde dos assalariados europeus? Entrevista com Laurent Vogel do Instituto sindical europeu. Por Ivan du RoyLer mais. Sim, é possível termos défices orçamentais eternamenteRicardo Coelho
Não é nenhuma tragédia acumular défices elevados durante períodos de recessão, desde que os períodos de expansão sejam marcados por défices baixos e superavits.Ler mais. Ana Drago: "Tratado Orçamental europeu é a crise eterna"A deputada Ana Drago apresenta o projeto de resolução do Bloco para a rejeição do Tratado Orçamental baseado num "fanatismo ideológico que consagra uma política ultra ortodoxa na domínio da política orçamental", lembrando que a resposta à crise das dívidas soberanas traduz-se em "dois anos de erros, de sangria social, de fabricação voluntariosa da recessão na zona euro".Ver vídeo. ACTA: Processo de censura na internet tropeça em países europeusA República Checa seguiu o caminho da Polónia e tornou-se agora o segundo país da União Europeia a suspender a ratificação do ACTA, o tratado que, a pretexto do combate à contrafação, ameaça a livre expressão na internet. Um acordo que, segundo o relator do PE para o assunto, foi negociado "através de manobras nunca vistas", o que o fez demitir-se da tarefa.Ler mais.
Organizada pela CGTP. De Restauradores/Santa Apolónia/Martim Moniz/Cais do Sodré para Terreiro do Paço.
10 de FevereiroCurso: Revoluções em Dança V: "Corpo, arte, representações e movimentos"Mais informações. Lisboa, c.e.m- centro em movimento (R dos Fanqueiros 150 1º), 10h.
International Uranium Film FestivalYellow Cake - Brock Williams
A sede do Urânio por água - Norbert G. Suchanek & Marcia Gomes Oliveira
Pedra Podre - Eva Lise Silva, Ligia Girão, Stela Grisotti.
Lisboa, Fábrica do Braço de Prata, 21h.
"Conversas sobre o senso comum: Gerir o Estado é como gerir uma casa?"Organização: CULTRA, Cooperativa Culturas do Trabalho e do Socialismo com o apoio da Cooperativa GESTO. Com Ricardo Coelho (economista) e Catarina Martins (actriz, deputada). Ver evento no facebook.
Porto, Rua José Falcão, 107-111, 21h30.
Sessão pública sobre nova lei do arrendamentoOrganização: Concelhia de Lisboa do Bloco de Esquerda.
Lisboa, Sociedade Promotora no Largo do Calvário (Alcântara), 21h.
11 de FevereiroManifestação Nacional da CGTPVer cartaz e panfleto.
Lisboa, Terreiro do Paço, 15h.
International Uranium Film FestivalYellow Cake, o Lixo por detrás do Urânio - Joachim Tschirner.
Lisboa, Fábrica do Braço de Prata, 21h.
Workshop: Feminismos, Percursos e DesafiosCom Manuela Tavares. Ver cartaz.
Coimbra, Casa das Artes (Av. Sá da Bandeira, 83), 11h.
Oficina Básica e FotografiaFormadora: Inês Gomes. Mais informações.
Lisboa, Centro InterculturaCidade, 9h30.
Noite temática sobre a Guiné EquatorialInclui Mesa-Redonda com Juan Tomás Ávila, João Curvêlo, Fernando Sousa, Jorge Heitor e Yolanda Aixelà. Mais informações.
Lisboa, Centro InterculturaCidade, 18h.
Noite PrecáriaVer agenda do movimento Precários Inflexíveis.
Lisboa, Sede dos Precários Inflexíveis(R da Silva 34 - Santos), 21h30.
13 de FevereiroProjeção do filme: "A missa acabou"De Nani Moretti, 1985, 94 min. Ver programa de fevereiro da Casa da Achada.
Lisboa, Casa da Achada, 21h30. |
|
|
Sem comentários:
Enviar um comentário