segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Foto do Dia | Carnaval Aquece Rio de Janeiro | Brasil | Escola de Samba Imperatriz



Carnaval de Veneza, Itália

Esta "Foto do Dia" do Publico.pt de hoje, dá uma imagem de um dos maus autênticos Carnavais: do Rio de Janeiro.
Cada parte do mundo tem formas diferentes de celebrar algumas tradições, mesmo que tradições comuns, como é o Carnaval.
Eu não sou grande fã do Carnaval. Quando era criança gostava por ir sempre ao Coliseu dos Recreios, de Lisboa. Em adolescente gostava daquilo a que chamávamos "assaltos", que eram festas programadas em casa de amigas/colegas de escola, que calhavam em casas diferentes, consoantes a disponibilidade de cada família. Eram poucas as que tinham abertura para estes eventos, pois vivíamos durantes uma ditadura e num país muito cinzento, onde quase nem se podia namorar.
Eu vivi uma realidade mais aberta. O meu pai era um artista plástico, um intelectual, que me permitia tudo, pois havia muita informação por parte dele, muito diálogo entre nós e muita confiança nos filhos. E, claro, tinha colegas com pais que permitiam, também, este tipo de brincadeiras. até porque elas eram supervisionadas, por serem em casa de famílias "de bem", conhecidas pelos outros pais.
Depois, na idade adulta, mãe de um rapaz, gostava de participar nos eventos realizados pela escola, pelo meu emprego e alguns em locais públicos, como em Torres Vedras, Setúbal, Sesimbra, Loures, etc.. Ele gostava de se mascarar e de participar nas brincadeiras.
Agora o Carnaval não me diz muito, a não ser pela tradição e pelas sátiras bem conseguidas. Mas já não saio de casa para ir a lado algum. E nem vejo as reportagens na televisão.
Há, num entanto, um Carnaval que eu gostaria de ver ao vivo e que, sempre que é possível, gosto de ver: o Carnaval de Veneza. É uma tradição completamente diferente e de uma beleza rara, com uma espécie de "apontamentos" históricos...
Em cima fica uma mostra da tradição do Carnaval de Veneza, Itália.
JOÃO

PUBLICO.PT - Foto do Dia - 20/Fevereiro/2012


Carnaval aquece Rio de Janeiro


O Carnaval do Rio de Janeiro, no Brasil, já arrancou oficialmente. Na noite de domingo para segunda-feira milhares de pessoas assistiram ou dançaram no Sambódromo, como é o caso deste grupo na escola de samba Imperatriz.


Fotografia: Christophe Simon/AFP

Sem comentários:

Enviar um comentário