Já tem tradição entre nós, o Dia dos Avós, que é comemorado no dia 26 de Julho.
Este dia não foi escolhido ao acaso. Esta data tem um significado religioso. O dia 26 de Julho é o dia de Santa Ana e São Joaquim, avós de Jesus Cristo. Daí a sua escolha para Dia dos Avós.
Os avós são os pilares da família e responsáveis por tratar. Tomar conta, passar valores e tradições aos seus netos. Por isso, este dia está a ter já, entre as pessoas da geração do meu filho, nascidos depois dos anos 70s, um significado de muita doçura e muito carinho.
Nunca me esqueço desta data, pois é o dia do aniversário do meu irmão, um ano mais novo do que eu. Ele fará 62 anos amanhã!
Tanto eu, como os meus irmãos, tivemos a sorte de ainda ter tido uma avó querida durante muito tempo, já com esta data a ser comemorada. Lembro-me bem de achar que era um dia bem merecido.
A minha mãe, que está a caminho dos 83 anos, tem imensos netos e bisnetos e oxalá consiga ter mais um Dia dos Avós bem passado. Este ano, se tudo correr bem, vai passar com 3 netinhas que tem a passar uns dias na sua casa. E ainda hoje vai estar com muitos dos seus netos, entre eles o meu filho, de 37 anos.
Abençoados são aqueles que podem acompanhar o crescimento dos seus netos e passar para eles o seu conhecimento adquirido...
Presto, por isso mesmo, a minha homenagem à minha mãe e a todos os restantes avós que me lêem, pois os avós são um elo importantíssimo que oferece um suporte afectivo inquestionável, pois são eles que unem toda a família.
Quando a minha mãe partir, o último quarto da minha ascendência dos seus netos e, com ela, a família não se reunirá em tão grande número.
Foi acontecendo isso à medida que os meus avós foram morrendo. Com a morte do meu pai o meu contacto com parte da família diminui bastante.
Vivam os AVÓS!
JOÃO
26 de Julho - Dia dos Avós
Mensagem da APFN -
Associação Portuguesa de Famílias Numerosas
26 de Julho: Mais uma data a assinalar - o Dia dos Avós!
A APFN, Associação Portuguesa das Famílias Numerosas, saúda todos os Avós, membros ou não das famílias dos seus sócios.
Para todos, a APFN deseja um dia bem passado, se possível em família, e com o carinho e o reconhecimento que vos é muito justamente devido.
A APFN sabe bem que, nos dias de hoje, para muitas crianças são os Avós a única referência de estabilidade, afeto, atenção e segurança, que lhes permite crescer, quase incólumes, no meio de toda uma série de factores de risco e ameaças à sua saúde física e mental...num tempo e numa sociedade, dita civilizada (!), em que, paradoxalmente, tanto se exalta, e ao mesmo tempo tanto se despreza, a vida da criança e o tempo de ser criança.
Na verdade, é com as suas reservas de energia física, com os seus valores morais, o seu espírito de sacrifício e dedicação e, até, com as suas (quantas vezes, bem magras) economias, que muitos Avós procuram salvar os seus netos da hecatombe que os rodeia, quando, por qualquer razão - mais ou menos culposa - os pais faltam, carecem de apoios, ou falham mesmo no cumprimento das suas primeiríssimas obrigações e responsabilidades! E tudo isto num tempo em que os Avós já teriam direito a descansar um pouco mais!
Por isso nunca é demais dedicar-vos uma data em especial, salientar a importância do vosso papel nas famílias e agradecer a vossa presença entre nós! Manifestar-vos aquela gratidão que não pode, nem deve ser calada ou esquecida!
Um grande Abraço aos Avós - aos nossos e aos outros, aos presentes e aos que ainda há pouco, ou há muito, partiram e de quem tantas saudades temos! - cheio de amizade e reconhecimento, da APFN.
APFN - Associação Portuguesa de Famílias Numerosas
Sem comentários:
Enviar um comentário