domingo, 29 de janeiro de 2012

A Comuna | Edição Especial Sobre Música

                     Edição especial sobre música
MÚSICA: UMA EXPRESSÃO POLÍTICA

O metal surge como contra-hegemónico relativamente à música de massas em oposição a valores e ideias assimiladas sem pensar, com uma imagética obscura e variadas vezes chocante.
Artigo de Isabel Pires
continuar

PUNK! ESTÉTICA REVOLUCIONÁRIA

O punk surge nesta necessidade de libertação dos povos e das minorias subjugadas e nesta vontade colectiva de criar uma nova cultura sustentada na ideia de que se não existe, cria tu mesmo. DIY (do it yourself).
Artigo de Ricardo Martins
continuar



A LIBERTAÇÃO PELA MÚSICA

É agora que nos revemos novamente nas palavras de José Mário Branco "nós queremos trabalho e casa decente a carne do talho e pão para toda a gente".
Artigo de Diogo Barbosa
continuar

KA SKA SKA


Temos bandas a investir o seu som na causa basca, como é o caso dos Kortatu, ou focando-se em temas como os problemas sociais, o anti-fascismo, o capitalismo e a religião, bem como a legalização da cannabis…
Artigo de Bárbara Sequeira
continuar

O FADO, UMA PARTE DO VASTO E RICO PATRIMÓNIO ETNO-MUSICAL PORTUGUÊS

Vítima de preconceitos sociais e políticos (...) o fado haveria de converter alguns dos seus detractores durante a ditadura e na euforia de Abril, pouco consentânea com o fatalismo em tom menor.
Artigo de Carlos Vieira e Castro

O SAMBA CARIOCA NA PRIMEIRA REPÚBLICA – UMA ANÁLISE DA CULTURA DA CLASSE TRABALHADORA

O samba carioca das três primeiras décadas do século XX se configurava como uma criação artística própria da classe trabalhadora, traduzindo, em alguma medida, seus anseios, os conflitos de que fazia parte, suas formas de inserção social e de relacionamento, e sua vivência no dia-a-dia na cidade do Rio de JaneiroTrabalho de investigação de Juliana Lessa Vieira



continuar

Sem comentários:

Enviar um comentário