segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Info Esquerda.Net | Despedimentos Coletivos Aumentaram 53% em 2011 | Outros Temas

Tem dificuldade em ver este Email?

Despedimentos coletivos aumentaram 53% em 2011

Contrariando as vozes que apregoam que em Portugal é preciso 'agilizar' os despedimentos, sabe-se esta segunda-feira que o número de empresas com despedimentos coletivos já ultrapassou em novembro os valores declarados em 2010. Se na recessão de 2003 havia seis despedidos por cada mil inscritos nos centros de emprego, em 2011 passou para 10,8 pessoas.
Ler mais.

Obama legaliza detenção militar por tempo indeterminado
Este sábado, o presidente norte-americano Barack Obama assinou uma lei que permite que os EUA detenham, sem direito a acusação ou a julgamento, qualquer pessoa em qualquer parte do mundo por tempo indeterminado. Esta lei define ainda novas sanções para o Irão e para os países que optem por negociar com o Irão.
Ler mais.

2012: Rendimentos afundam-se e preços disparam
A par do aumento do IVA, esperam-nos, em 2012, aumentos nas comunicações, electricidade, gás, saúde, transportes, habitação, portagens, acesso à cultura, entre outros. A par do aumento do custo de vida, o governo ataca os rendimentos das famílias.
Ler mais.

Dossier: O País em 2011

Este foi um ano marcado pela crise económica e política, com o país a ser entregue às mãos dos credores.
À custa de cortes salariais e do desmantelamento dos serviços públicos, é o rendimento dos trabalhadores que se transfere para a banca do centro da Europa. Portugal não vai ter saudades de 2011. Dossier coordenado por Luís Branco.
Ver dossier.

"Não nos resignamos"

Mariana Carneiro
O presidente da República não poderia estar mais certo quando, na habitual mensagem de ano novo, afirmou que o povo português não se resignará. 2012 será um ano de lutas decisivas por aqueles que são os pilares da nossa democracia.
Ler mais. 

O destino às avessas
Helena Pinto
2011 não deixará saudade mas é preciso que faça parte da nossa memória. Não esquecer cada medida, cada justificação, cada mentira, cada promessa.
Ler mais.

Vem aí Janeiro, mês austero: estamos prontos!
Sofia Roque
Estado Social, Segurança Social, saúde e escola públicas, protecção social, regulação laboral, cultura, igualdade, liberdade? Coisas do passado que só se manterão no futuro se disputarmos o presente.
Ler mais.


A Ordem Criminosa do Mundo
Neste documentário da TVE legendado em português, Eduardo Galeano e Jean Ziegler explicam as consequências da nova ordem mundial inspirada pelo neoliberalismo.
Ver vídeo.



11 de janeiro





















































1 comentário:

  1. O artigo "O destino às avessas" de Helena Pinto, é um fantástico artigo, sobre uma realidade crua e dura que muitos escaparam e continuarão a escapar, mas que a maioria viveu e assim continuará...
    É bem verdade que a democracia se reconstrói em cada nova forma de luta e na rua. Pena é que a maioria das pessoas não pense assim e que não acredite que a diferença pode ser feita por cada um de nós. Sofro bastante quando gozam comigo por acreditar que eu posso fazer a diferença e que, se todos assim pensassem, essa diferença seria visível. Depois perguntam-me o que eu já consegui só... Só, mesmo só, consegui muita coisa para mim e para os que vieram depois da minha luta solitária e da minha teimosia. Com a UDP e o Bloco de Esquerda conseguimos muito. Só não vê quem não quer ver. Mas para muitos, eu é que sou a maluca por acreditar...
    Estou cansada de acreditar na maioria. Não querem ver e só dão ouvidos aos que os manipulam para conseguirem os seus ganhos... Nunca vivi uma situação como esta no pós 25 de Abril. Mas a maioria ainda ganha nas sondagens! Ou a maioria dos portugueses são estúpidos, ou ignorantes, ou egoístas. Mas não acredito que quem está com a maioria esteja toda satisfeita.
    Como é que essas pessoas que os ouvem na televisão não percebe a manipulação e a demagogia!??
    Não deixes de ler os artigos que te deixo da Esquerda.Net. É importante conhecer todas as realidades, por opticas diferentes e não manipuladas...
    JOÃO

    ResponderEliminar