quarta-feira, 4 de julho de 2012

Ai Angola! | Convocatória a Professores e Alunos para Apoiarem a Candidatura de José Eduardo dos Santos


Ai que desgosto!


Ai que vergonha!


Este "post", com esta convocatória a uma escola - que deve ter sido dirigido a mais escolas -, faz-me voltar 50 anos atrás quando eu andava no Ensino Liceal, num Externato particular, e as directoras, mais professoras levavam todas das alunas para apoiarem o Salazar em determinadas acções e visitas, em que nos faziam gritar por ele...Não sei se o meu colégio recebia convocatória. Mas penso que deveria ser avisado da deslocação do ditador.
Nunca o meu pai soube disto! NUNCA! Ele teria ido à escola fazer uma reclamação e, possivelmente, seria denunciado e preso por isso.
Sempre, desde muito cedo, pelos meus 10 anos, me apercebi que não podia colocar a vida do meu pai em risco. Já me bastava ter o meu avô paterno como preso político... de vez em quando.
Também, confesso, não queria sair daquele Externato. Adorava a minha escola! Adorava as minhas professoras e eu era uma das meninas queridas, embora um pouco rebelde e muito brincalhona.
Mas nunca apreciei que me levassem a "celebrar" Salazar! NUNCA!
Em relação ao que é feito, agora, em Angola, é uma vergonha que tal aconteça numa altura em que a democracia já se devia impor.
Nem quero pensar que andei a criar um filho que tem duas nacionalidades, ambas de países democráticos, e, por falta de emprego aqui, terá que ir trabalhar para um país onde os direitos humanos nem por um canudo se avistam...
O meu coração dói pelos Angolanos e sofre por não me poder dar ao luxo de impedir que o meu filho parta.
Eu preferia dormir na rua, mas em democracia!
JOÃO 




Ai Angola!

Reprodução de um documento, disseminado através do Facebook, que justifica o maior eco possível. Testemunho tristemente exemplar do comportamento arbitrário do regime de Luanda. E afronta às longas décadas de luta de tantos angolanos pela democracia e pela independência do seu grande país.


Sem comentários:

Enviar um comentário