quinta-feira, 5 de julho de 2012

A Comuna | Desemprego na Zona Euro, as Zonas de Conforto e o Estereótipo de Género nos Tribunais

   Problemas em ver esta newsletter?



 
Zona do euro tem a maior taxa de desemprego da história
Artigo de Roberto Almeida

A crise europeia, alastrada por todos os países da zona do euro, pode resultar em uma "geração perdida". De acordo com dados divulgados hoje (2), relativos a maio, o bloco atingiu pior taxa de desemprego de sua história: 11,1%. (Publicado em Opera Mundi em 2 de julho)
Continuar...




A vítima que ainda não é apenas-vítima
Artigo de Sara Reis

No final do mês de junho, o jornal I trazia a público um estudo de Madalena Duarte, investigadora do ICS, que revelava que as mulheres vítimas de violência doméstica continuam a ser consideradas em parte "culpadas" pelos tribunais portugueses. No cerne da questão estão os estereótipos de género ainda prevalecentes na sociedade portuguesa.
Continuar...

Artigo de Cláudia Ribeiro
A Seufert deixo duas perguntas: será que ele sabe o que é sair da sua zona de conforto quando se pode dar ao luxo de não terminar o 2º ciclo de estudos para arranjar emprego, num momento em que a licenciatura pouco vale e em que Bolonha nos empurra automaticamente para mestrado? Será que Seufert criou o seu próprio emprego?

Artigo de Moisés Ferreira
Esse é o capitalismo de hoje: violento, anti- democrá- tico, de empobreci- mento e austero. Só pode ser derrotado pela democracia, pela exigência da redistribuição e pela violência de uma vontade popular enorme que se recusa a ser um povo raptado. Esse capitalismo só pode ser ultrapassado se a esquerda perceber que não existem salvações nacionais, nem uniões de classe.

Sem comentários:

Enviar um comentário