quarta-feira, 15 de junho de 2011

Artigo de Manuel Halpern: '48': Imagens Que Gritam - Entrevista com Susana de Sousa Dias

O filme "48", de Susana de Sousa Dias, é um documentário sobre a ditadura em Portugal, sobre os presos políticos e a tortura pela polícia política no Estado Novo, a PIDE (Polícia de Investigação e Defesa do Estado), e que conquistou o Grande Prémio do Festival “Cinéma du Réel” em Paris, um dos festivais mais importantes do Mundo.
Fica uma entrevista a Susana de Sousa Dias que veio no Esquerda.Net.
JOÃO

'48': Imagens que gritam - entrevista com Susana de Sousa Dias

Em Natureza Morta, Susana de Sousa Dias fez um retrato do Estado Novo usando imagens de arquivo em câmara lenta. Em 48, opta por um novo desafio formal, ao contar as histórias de presos políticos usando apenas fotografias de cadastro e depoimentos. Artigo de Manuel Halpern, disponível em buala.org
O filme foi premiado em vários festivais, incluindo o Grand Prix de Réel. Confirma também o Estado Novo como universo temático comum a todo o percurso da realizadora, que tem já mais três projetos dentro deste âmbito. A ideia principal é sempre a mesma: não apagar a memória.



* Manuel Halpern: Lisboa, 1975. Jornalista e crítico do Jornal de Letras, Artes e Ideias, escreve preferencialmente sobre música e cinema, além de manter, desde há dez anos, a coluna fixa O Homem do Leme. Escreveu para Teatro (O Segredo do Teu Corpo e Palco – Quimera, 2006) e ensaio (O Futuro da Saudade – O Novo Fado e os Novos Fadistas, Dom Quixote, 2004). Licenciado em Comunicação Social, pela Universidade Católica, com pós-graduação em Crítica de Cinema e Música Pop, na Faculdade Ramon Lull de Barcelona, colaborou, entre outros, com a Visão, Público, Blitz, Antena 2, Diário de Notícias e Corriere della Sera.

Sem comentários:

Enviar um comentário