quinta-feira, 2 de junho de 2011

Justiça na Economia | Décima Oitava Proposta das 20 Que o Bloco de Esquerda Tem Para Apresentar: Direito ao Voto Para os Imigrantes | Artigo do Esquerda.Net

Mais uma proposta bem justa, apresentada pelo Bloco de Esquerda. A 18.ª Proposta!
O país precisa de uma política de integração plena dos imigrantes na sociedade portuguesa. Isso é possível se dermos direitos aos imigrantes que vivam  há mais de quato anos em Portugal.
O mesmo se faz noutros países onde os portugueses residem e, além de poderem votar, podem até ter cargos públicos e políticos.
O Bloco de Esquerda continua a provar que quer políticas sociais justas, vontade e capacidade de governar o país.
Que tal votares no Bloco de Esquerda, a esquerda socialista, democrática, plural, a Esquerda Grande e de Confiança!
JOÃO


Direito ao voto para os imigrantes

O Bloco apresenta a 18ª proposta: Direito de voto a todos os imigrantes que residam em Portugal, pelo menos há quatro anos. Beatriz Gomes Dias, candidata por Lisboa, fundamentou a proposta ao esquerda.net
Artigo | 2 Junho, 2011 - 18:45
Beatriz Gomes Dias, candidata do Bloco de Esquerda pelo círculo de Lisboa, disse ao esquerda.net que “a proposta vai no sentido da integração plena dos imigrantes na sociedade portuguesa”. (Aceda ao texto da proposta em pdf)
“Neste momento, para terem residência legal os imigrantes têm que pagar impostos, têm que pagar a segurança social e, assim, têm o direito de viver em Portugal, o direito à saúde, o direito à educação... mas nós consideramos que mesmo assim há limitações à sua participação plena, à cidadania completa”, refere Beatriz.
A candidata do Bloco argumenta que “a integração plena também tem que passar pela possibilidade de eleger representantes na Assembleia da República”, salientando que “é extremamente importante para a representatividade política” e que “a integração passa também por poder eleger e ser eleito”.
Actualmente, os estrangeiros residentes em Portugal podem votar nas eleições autárquicas, se houver reciprocidade do país de origem, e nas eleições para o Parlamento Europeu, para os cidadãos da União Europeia. Beatriz Gomes Dias explica que o Bloco propõe “que todos os cidadãos estrangeiros que vivam em Portugal”, há pelo quatro anos, “tenham direito o voto, quer haja acordos de reciprocidade com o país de origem”, defendendo “a igualdade nos deveres e nos direitos com os cidadãos nacionais”.


Termos relacionados:

Sem comentários:

Enviar um comentário