Que a comunicação social, constantemente, faz interpretações erradas daquilo que ouve e vê, todos nós sabemos disso. São "enganos" propositados, como se fossem traduções mal feitas das ideias que os outros têm e das coisas que os outros dizem... Só que, tanto os títulos enganadores como os textos mal "traduzidos", fazem danos algumas vezes muito graves.
Vou deixar a reclamação do Bloco de Esquerda sobre um desses "enganos" com uma hiperligação para o som da intervenção completa de Francisco Louçã no encerramento do Fórum "Socialismo 2010", que decorreu em Braga e que marca, por assim dizer, uma reentré do Bloco, apesar de o BE nunca ter estado completamente parado.
E aproveito, também, para deixar um vídeo em que o Francisco Louçã faz um pequeno resumo das linhas essenciais da política do Bloco de Esquerda, vincadamente marcadas pelas lutas sociais, pelo Orçamento de Estado, pelas Eleições Presidenciais 2011.
JOÃO
Bloco acusa jornal Público de falsificação
30-Ago-2010
Numa carta de direito de resposta enviada à direcção do Público, o Bloco acusa este jornal de falsificação a respeito da intervenção de Francisco Louçã no encerramento do "Socialismo 2010", ontem em Braga.
Escreve o Público que Louçã teria afirmado que "o Bloco de Esquerda é o único partido verdadeiramente democrático" e conclui que essa afirmação demonstraria "soberba". Na sua resposta, o Bloco afirma que "se trata de uma falsificação" e escreve que nem essa frase foi dita nem nenhuma outra com sentido que se pudesse mesmo vagamente interpretar nesse sentido.
O som da intervenção completa está disponível AQUI, e assim os leitores podem verificar por si próprios se o Público tem razão ou se se trata de uma falsificação.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
ESQUERDA.NET | Socialismo 2010 | Francisco Louçã
EsquerdaNet | 29 de Agosto de 2010
Em encerramento do Socialismo 2010 em Braga Francisco Louçã falou ao Esquerda.net sobre a "rentrée" do Bloco de Esquerda.